ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como está o mercado de bicicletas no Brasil

29/9/2021 - Sorocaba - SP

Você sabe como está o mercado de bicicletas no Brasil? Ter essa informação é importante tanto se você é um ciclista ou se você quer entrar na área e começar a investir no segmento. Por exemplo, suponha que você queira abrir uma loja de bicicletas ou abrir uma página online como o site Treep Bike. Seria vital entender a movimentação do mercado local para prever qual o seu público potencial, por exemplo.

Um ponto que sempre devemos ter em mente em relação a essa análise sobre um mercado é que a economia no Brasil é tradicionalmente competitiva e muito aguerrida. Para se ter uma noção, a média do mercado é uma taxa de falência de 60% em 5 anos. Ou seja, de cada 10 empresas abertas hoje, 6 vão falir até 2026 e somente 4 continuarão funcionando. Em mercados pouco tradicionais, como o de bikes, esse número pode ser até maior!

Quer entender como está o mercado de bicicletas no Brasil? Então siga a leitura do artigo abaixo!

 

Como está o mercado de bicicletas no Brasil?

 

Crescimento

O mercado de bicicletas no Brasil registrou um crescimento de 26% durante o período de pandemia. O resultado foi surpreendente já que muita gente acreditou que as pessoas preferissem ficar em casa no período da pandemia e diminuíssem a prática desportiva, mas o resultado foi o oposto.

Existem muitos aspectos que ajudam a explicar o crescimento do ciclismo na pandemia. Um deles é o fato de que andar de bicicleta é um exercício físico com baixo risco de contaminação. Afinal, você está em alto movimento, longe das pessoas e ao ar livre, sem risco de compartilhar o mesmo ar com outras pessoas.

Por isso, o momento atual é de crescimento nas vendas do mercado de bicicletas e deverá continuar assim por um bom tempo mesmo após o fim da pandemia, já que o setor de ciclismo tem uma alta taxa de fidelização dos usuários (ou seja, quem começa a andar de bicicleta mantém o ritmo por bastante tempo).

 

Popularização

As bicicletas tiveram um auge de popularidade nos anos 80 e 90, mas depois acabaram perdendo um pouco de popularidade para o Skate e outros meios de transporte.

No entanto, atualmente, a bicicleta vem recuperando um pouco do prestígio que tinha antes e vem se popularizando novamente. Em parte, esse movimento é causado pela nova maneira de entender os meios de transporte urbanos, com muita influência de países como o Japão, os países Nórdicos (Suécia, Noruega, Dinamarca) e a Holanda, que são territórios com muito uso da bicicleta no dia a dia.

 

Novos usos

A bicicleta vem sendo vista atualmente como uma alternativa muito versátil, com vários tipos de uso diferentes. A começar, claro, pelo uso de meio de transporte. Com o carro se tornando um impeditivo por causa da gasolina a R$ 7,00 o litro e os meios de transporte ainda representando riscos de contaminação, a bicicleta pode ocupar o lugar no vácuo de como as pessoas poderão ir ao trabalho e outros destinos.

Além disso, a bicicleta também é um item muito procurado por quem quer emagrecer ou apenas praticar um esporte frequentemente para manter o corpo mais saudável. Gastando cerca de 500 calorias em apenas 1 hora de exercício, a bicicleta é uma alternativa muito interessante para quem quer emagrecer e traz muitos benefícios de longo prazo para o coração, pulmões e outros órgãos internos.

Para completar, a bicicleta se transformou também em uma boa opção para quem quer fazer passeios em família ou em grupo. Com ela, é possível que pais, crianças, avós e todos os tipos de pessoas possam passar uma tarde tranquila no parque, por exemplo.

 

Novas tecnologias

Existem muitas novas tecnologias que estão sendo introduzidas no mercado de bicicletas brasileiro, o que ajuda a agitá-lo e a movimentá-lo. Para começar, por exemplo, as bicicletas dobráveis chegaram ao país e estão se tornando cada vez mais comuns, especialmente entre os trabalhadores que precisam de uma bike leve, rápida e fácil de guardar.

As bicicletas elétricas também estão se popularizando bastante, sendo uma alternativa significativa para quem quer um pouco mais de velocidade, especialmente para ir para lá e para cá sem se cansar muito e sem fazer muito esforço.

Isso sem falar, claro, em tecnologias wearables que estão se tornando cada vez mais comuns dentro do contexto das bicicletas.

Pronto! Agora você já sabe como está o mercado de bicicletas no Brasil e já tem uma visão melhor sobre o setor como um todo. Para um ciclista, as informações mostram que o segmento está crescendo e que, portanto, é normal esperar que existam produtos e serviços melhores disponíveis em breve.

Para um empreendedor, é sinal de que pode ser muito interessante investir na área nesse momento.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

Compartilhe no Whatsapp