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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Marketing no esporte: saiba o que funciona

29/9/2021 - Sorocaba - SP

Trabalhar com o marketing no esporte não é tão fácil quanto parece. Por ser um tipo de atividade que mexe muito com o coração das pessoas, é normal acreditar que as ações de publicidade sempre terão alto engajamento e sempre será fácil conseguir atingir seus objetivos, mas não tem nada a ver com isso: trabalhar com a publicidade esportiva dá muito trabalho e nem tudo traz resultados.

Como estamos acostumados a pensar no esporte como apenas o futebol e no futebol como apenas os times de futebol profissionais da Série A ou da Europa, então acreditamos que o Marketing no esporte consiste em patrocínios na camisa dos clubes. No entanto, existe todo um universo que não está presente nessa visão e que também precisa trabalhar com publicidade.

Quer entender o que traz resultados de verdade no marketing no esporte? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

 

O que funciona no marketing no esporte? 5 estratégias

 

1. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das melhores estratégias publicitárias no esporte. Isso porque é importante atrair novatos para entrar no segmento e se tornarem novos clientes da sua empresa. O processo de conversão de clientes consiste em educar o mercado, especialmente aqueles que não são especialistas e não conhecem muito do segmento.

E a melhor maneira de educar os novatos é pela produção de conteúdo. Um blog sobre bikes, por exemplo, pode ensinar como comprar uma boa bicicleta, como começar a pedalar e tudo que o cliente precisa para iniciar essa nova atividade. O mesmo pode ser dito de um blog de futebol, futsal, vôlei, basquete e muito mais.

Assim, trabalhar com o Marketing de Conteúdo é vital para quem quer promover uma empresa esportiva, garantindo um fluxo constante de novos clientes entrando no segmento.

 

2. Vídeos

Esportes são atividades físicas com grande impacto visual. Por isso, a produção de vídeos é vital para ter sucesso no marketing esportivo. A boa notícia é que o conteúdo audiovisual pode ser usado de várias formas diferentes dentro de uma estratégia completa.

Por exemplo, suponha que a sua empresa produza bolas de futebol, basquete, vôlei e outros esportes. Os vídeos podem ser usados no YouTube para estimular a prática dessas atividades, mostrando como os atletas podem melhorar certos fundamentos da prática esportiva. Enquanto isso, a mesma empresa pode gerar engajamento nas redes sociais com reels e Stories com lances de partidas e outras coisas interessantes.

Pense bem como explorar o material audiovisual em sua estratégia e como os vídeos fazem sentido para você e para a atração, nutrição e conversão dos seus potenciais clientes.

 

3. Engajamento nas redes sociais

As redes sociais são plataformas vitais para que a sua estratégia de marketing possa funcionar e ter os resultados que você gostaria. Para isso, é importante entender como gerar engajamento nelas para conseguir o espaço desejado pela sua empresa.

As principais redes sociais no momento são o Instagram e o Facebook, pois são aquelas que têm as melhores estruturas publicitárias e o maior público. Ao mesmo tempo, o setor esportivo tem bastante espaço no Twitter e no TikTok, então vale a pena explorar essas outras plataformas.

Tenha uma estratégia para conseguir novos seguidores usando os Reels, por exemplo, enquanto converte os clientes com mais conteúdo especializado.

 

4. Marketing de Influência

Um dos elementos que mais importa para o marketing no esporte é o uso de influenciadores. O Marketing de Influência pode ser muito eficaz na conversão de novos clientes para a sua empresa.

Por exemplo, suponha que você tem um espaço que pode ser alugado pelos clientes para jogar uma partida de futebol com qualidade e estrutura. Vale a pena procurar os principais nomes que causam influência no público que pratica futebol para convencê-los a se tornar seus clientes.

Em muitos casos, um investimento com um influenciador pode resultar o dobro do que foi pago em lucro e faturamento extra, desde que você saiba escolher os influenciadores que realmente têm engajamento.

 

5. Parcerias

Por fim, o sistema de parcerias é muito eficaz no marketing esportivo. Para usá-lo, procure por empresas que atendam aos seus clientes também e proponha um acordo que ofereça descontos por indicações para o seu negócio.

Por exemplo, suponha que você tenha uma pista de boliche e queira atrair mais clientes pais de família. Uma ótima ideia é fazer uma parceria com barbeiros da região e oferecer 10% para todos os clientes desses estabelecimentos. Isso resultará em mais consumidores, claro.

Pronto! Agora que você já viu o que realmente traz resultados no marketing no esporte, é hora de começar a planejar as suas próximas ações. Lembre-se de que cada estratégia tem o seu tempo de funcionamento: o Marketing de Conteúdo demora mais para começar, mas tem resultados perpétuos. As ações de influenciadores dão muito resultado agora, mas depois não trazem mais nada. Por isso, misture bem as estratégias para ter melhores resultados.

Gostou das nossas dicas? Então comente abaixo dizendo qual delas faz mais sentido para você!

 

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