ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Cuidados especiais na terceira idade

28/9/2021 - Sorocaba - SP

Quando uma pessoa envelhece, há inúmeras transformações na sua vida, podendo levar à perda de algumas capacidades, que serão tanto físicas quanto psicológicas. Como, por exemplo, a diminuição da capacidade auditiva e visual, esses são fatores que podem ser observados na vida de pessoas idosas.

Com isso, alguns cuidados para essas pessoas são essenciais, visando sempre amenizar os diversos impactos que as mudanças podem causar na vida de um idoso.

Então, o que fazer para garantir que alguém tenha uma velhice calma e sem complicações?

Primeiramente deve contratar um bom profissional que tenha em seu currículo um Curso de Cuidador de Idosos e seguir alguns cuidados que iremos lhe passar neste artigo.

Podemos destacar que as mudanças trazem inúmeros desafios para a vida de um idoso. E por isso, é essencial balancear o bem-estar e a independência dessas pessoas, jamais deixando de dar a devida atenção e os cuidados necessários para a saúde dele. Muitos idosos são portadores de doenças ou disfunções orgânicas, principalmente, com doenças crônicas, e por isso, devem receber excelentes cuidados.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar neste artigo.

Vamos lá?

1. Acompanhamento médico regular e especializado

Definimos que a qualidade de vida jamais vai se restringir à saúde, mas, certamente, é um fator essencial para a população idosa. Com o acompanhamento médico regular e especializado, os idosos podem ter auxílio para prevenir possíveis doenças, e tratá-las o quanto antes.

Depois dos 60 anos, o corpo tende a passar por diversas mudanças. E o acompanhamento integral tende a ajudar o idoso a compreender sobre as doenças e saber se adequar às novas necessidades que podem surgir nessa nova fase da vida.

As equipes médicas e os familiares precisam se adaptar a esse novo momento de vida, desenvolvendo assim outros níveis de atenção.

2. Manter uma alimentação altamente saudável

Saber se alimentar adequadamente e de forma muito equilibrada é algo essencial, que não vai se restringir somente para quem está na terceira idade, uma boa alimentação é fundamental para as pessoas que se encontram nesse em qualquer fase da vida.

Primeiramente, a dieta deve ser muito bem elaborada e balanceada, contendo as devidas fibras, vitaminas, cálcio, proteínas, entre outros nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Então, é fundamental consumir frutas, legumes, verduras, carnes e ovos. Sempre levando em consideração a quantidade que o nutricionista indicou de acordo com cada tipo de alimento a ser consumido.

Um bom nutricionista, irá prescrever uma dieta adequada para cada pessoa, pois cada pessoa tem as suas necessidades específicas.

E jamais esqueça de garantir uma boa hidratação para os idosos, eles devem ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia.

3. Praticar atividade físicos com moderação

Atividades físicas são fundamentais na terceira idade, mas elas devem ser de forma moderada, respeitando todos os limites e a idade de cada pessoa.

Indicamos caminhada, hidroginástica, musculação e o pilates para os idosos. Os serviços domésticos realizados diariamente também entram na lista de atividades.

4. Cuidar da audição

Todos devem sempre observar sobre a existência de algum problema auditivo na vida do idoso.

Pois, quando uma pessoa não ouve muito bem, ela tende a se acostumar a não conseguir se comunicar de maneira muito satisfatória. Com isso, conversar com os familiares e com os amigos pode acabar se transformando em algo extremamente desagradável. E, com o objetivo de evitar essa situação, a pessoa passará a se distanciar dos seus familiares e amigos.

A perda auditiva é muito comum na vida de um idoso, e ela estará ligada com o processo natural de envelhecimento. Podendo ser de fatores genéticos, doenças e do consumo de álcool, esses fatores podem contribuir para que a condição se manifeste mais rapidamente na vida do idoso.

Caso o idoso não esteja ouvindo muito bem, é fundamental procurar um médico otorrinolaringologista. Com o resultado em mãos dos exames, o médico saberá sobre qual será às necessidades auditivas, podendo assim indicar o tratamento adequado.

5. Investir em relações sociais

Estar sempre em contato com os familiares e com os amigos é essencial para a saúde dos idosos, fazer um passeio ou aprender sobre algo novo poderá melhorar a qualidade de vida de quem se encontra na terceira idade.

As relações sociais podem se estender para diversos outros grupos, nos quais os idosos se sintam mais satisfeitos e acolhidos.

As interações sociais sadias e de qualidade com as pessoas de várias idades podem manter o corpo e a mente saudáveis.

É importante sempre lembrar que a velhice não será sinônimo de incapacidade. As adaptações, serão possíveis para contribuir para que a pessoa passe pelo processo de envelhecimento com mais saúde e com mais disposição, portanto, todos cuidados na terceira idade jamais devem ser deixados de lado. Com o objetivo de garantir bons cuidados, todo cuidador de idosos deve ter em seu currículo um Curso de Primeiros Socorros.

6. Cuidando da mente e com o corpo

Quando falamos sobre os cuidados integrais do corpo é válido mencionar sobre a mente. Acompanhamento psicológico e psiquiátrico são fundamentais dentro do processo de aceitação e de independência durante essa parte da nossa vida.

Todas as atividades devem despertar a mente, sair para caminhar, passear, visitar os amigos e ter o apoio da família.

7. Importância da família

A importância dos laços familiares é essencial para o idoso. Dentro da terceira idade, os idosos precisam de cuidados especiais, pois os idosos passam a ter uma menor disposição para sair de casa.

A família tem papel fundamental, pois, será onde os idosos vão encontrar uma maior confiança e apoio.

 

Depois de ler sobre os cuidados especiais na terceira idade, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.



Compartilhe no Whatsapp