ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Conheça os benefícios da gestão ambiental empresarial

15/9/2021 - Sorocaba - SP

Diante dos impactos negativos que a intervenção humana causa no meio ambiente, muito se discute sobre a urgente implantação de medidas para minimizar os danos provocados à natureza, principalmente dentro das empresas. E diante desse conceito, uma solução eficaz é praticar uma gestão ambiental empresarial. Esse post vai te mostrar o que é isso e quais são os principais benefícios dela. Preparado para aprender um pouco mais? Vamos lá! 

 

O que é gestão ambiental empresarial?

Podemos dizer que é um conjunto de normas que fazem menção à responsabilidade de uma empresa no que diz respeito à minimização dos danos provocados ao meio ambiente. Ou seja, são todas as responsabilidades, processos, recursos e práticas adotadas que visam a proteção do nosso ecossistema. Investir em um bom curso de coaching pode te ajudar a fazer uma eficiente gestão ambiental em sua empresa.

 

A gestão ambiental empresarial é algo extremamente sério, já que todos nós também somos responsáveis pela preservação da natureza. E as organizações têm um papel fundamental para que isso efetivamente aconteça no dia a dia. Afinal de contas, a poluição precisa ser cada vez menor. Conheça os principais benefícios de implantar uma política de gestão ambiental dentro do seu negócio: 

 

Redução de custos 

Quando uma empresa faz um gestão ambiental eficiente, pode acontecer uma considerável redução de custos por causa do menor consumo de matéria-prima e da redução da quantidade de resíduos. Produzir usando menos insumos e gerando menos lixo é uma excelente alternativa, além de sair muito mais em conta para o empreendedor. Toda economia é sempre bem-vinda, principalmente em época de crise. 

 

Por exemplo, o uso da energia solar e da captação da água pluvial também podem trazer uma grande economia de dinheiro, a médio e longo prazo. Sem mencionar que o meio ambiente poderia sofrer muito menos impactos negativos se tais medidas fossem adotadas, principalmente pelas grandes organizações.  Todos saem ganhando! 

 

Devido cumprimento das leis ambientais

Quando uma empresa adota uma política de gestão ambiental, existe uma segurança de que todas as leis ambientais (que precisam ser respeitadas) estão sendo cumpridas. Isso dá muito mais tranquilidade para o empreendedor em caso de eventuais fiscalizações dos órgãos governamentais, que podem acontecer quando menos se espera. 

 

Além disso, quando uma organização não cumpre o que determina a legislação ambiental do município, existe a possibilidade da aplicação de multas pesadas pelos fiscais. E isso se traduz em mais gastos, tanto para pagar a multa, quanto para fazer as adequações necessárias na empresa. Se você precisa de mais motivação para fazer uma boa gestão em seu negócio, conheça a história de Chris Gardner.

 

Fortalecimento da marca

Se a sua empresa acredita que implantar políticas de gestão ambiental é pura perda de tempo, ela pode estar deixando de fortalecer a sua imagem perante os seus clientes e a sociedade em geral. Uma marca que se preocupa com as questões ambientais acaba tendo uma grande aceitação do seu público-alvo e é extremamente bem-vista por ele. 

 

Sem mencionar o fato de que a sua empresa também pode ser tornar referência para todas as pessoas e até para os seus concorrentes. No final, quem sai ganhando é o próprio empreendedor, que está fazendo a sua parte para uma maior preservação do meio ambiente, que já está pedindo socorro há bastante tempo. Acredite, vale muito a pena uma gestão ambiental. 

 

Maior aumento da capacidade de inovação

Quando existe uma eficiente gestão ambiental em uma determinada empresa, todos os colaboradores também acabam adquirindo mais conhecimento no que diz respeito aos processos da organização. Ou seja, acontece o desenvolvimento de competências técnicas que poderão ser úteis para o negócio no dia a dia. O livro Quem Pensa Enriquece pode nos ensinar algumas lições fundamentais para sermos bem sucedidos. 

 

E esse ganho de conhecimento também pode favorecer o aumento da capacidade de inovação, já que uma gestão ambiental efetiva pode indicar alternativas viáveis que ainda não foram exploradas e que podem trazer inúmeros benefícios para uma empresa. A inovação é um dos segredos do sucesso. Pense nisso! 

 

Colaboradores mais motivados

Você sabia que uma gestão ambiental empresarial também pode deixar os funcionários muito mais motivados e empenhados no dia a dia? É verdade! Um negócio que se preocupa com a preservação de todo ecossistema, automaticamente oferece mais qualidade de vida e bem-estar para todos os seus colaboradores.

 

E isso se traduz em uma maior motivação e produtividade de todos. Podemos convir que não existe nada mais agradável do que trabalhar em uma organização que se preocupa em cumprir as leis ambientais, pois, uma empresa que tem essa atenção, certamente não se esquece de manter a satisfação dos seus colaboradores sempre em alta.

 

Aumento da competitividade

Pode até não parecer, mas uma gestão ambiental eficiente também pode deixar uma empresa bem mais competitiva, já que esse é um baita diferencial de mercado. O motivo é óbvio: os clientes vão preferir comprar na mão de um negócio que se preocupa com leis ambientais. Por isso, existe um considerável aumento da consolidação e da competitividade. 

 

Atualmente, a preservação do meio ambiente é um tema massivamente discutido nas escolas, na política e na mídia em geral. Se a sua empresa ainda não cogitou a implantação de uma política de gestão ambiental, ela pode estar deixando de se tornar mais competitiva e vai acabar perdendo clientes, já que esse assunto tem grande importância para milhares de pessoas. Afinal de contas, tudo que diz respeito ao meio ambiente é de interesse de todos. 

 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando! 

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp