ColunistasCOLUNISTAS

Roger Mello

Autor: Roger Mello

Inep reabre as inscrições para o Enem 2021

15/9/2021 - Sorocaba - SP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriu nesta terça-feira (14/09) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2021, e você poderá acompanhar através desta publicação as principais informações sobre esta reabertura e também sobre a aplicação da prova para estes novos candidatos.

Por que as inscrições foram reabertas?

Mencionamos no último artigo sobre o tema, mas é importante destacarmos que a reabertura das inscrições para o Enem 2021 se dará em função da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação ao regulamento do Enem e o contexto da pandemia enfrentado no último ano.

De acordo com o edital do Enem, alunos que não compareceram a um dos dias do exame no último ano e não justificaram a ausência, perderiam o direito de solicitar a isenção da taxa de matrícula do Enem 2021. No entanto, o STF entendeu que esta decisão não deveria ser utilizada para esta edição do Enem, uma vez que muitas abstenções no último Enem foram decorrentes da pandemia enfrentada pelo país, e que estes estudantes deveriam sim ter o direito de isenção. Diante disso, o Inep reabrirá as inscrições para estes alunos, e a isenção da taxa de matrícula será assegurada.

Como ficarão as datas de inscrição e provas do Enem?

Para os casos mencionados acima, os alunos poderão realizar as inscrições estarão disponíveis até às 23:59 do dia 26 de setembro.

Já em relação às provas, havia uma preocupação com a possibilidade de alteração das datas de aplicação do Enem 2021, uma vez que o exame está próximo de ser realizado. Para isso, a decisão do Inep e do MEC foi aplicar a prova para os novos inscritos na mesma data que a aplicação para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL). Ou seja, para os candidatos inscritos no período regular, as aplicações impressa e digital serão mantidas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. Já os novos inscritos realizarão as provas nos dias 11 e 12 de janeiro de 2022, que é a data prevista para a aplicação do Enem PPL. Com isso, as datas das provas podem seguir o cronograma desenvolvido e os principais programas de acesso às universidades públicas e privadas poderão ser mantidos.

Como realizar a inscrição no Enem 2021?

Para realizar a inscrição neste novo período, é necessário que você cumpra os requisitos que foram citados ao longo do texto, ou seja, cumpra as condições previstas no edital original e tenha faltado em pelo menos um dos dias de aplicação do Enem 2020. Com isso, basta acessar a Página do Participante e realizar a sua inscrição normalmente, e a isenção será assegurada!

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação as principais informações sobre a reabertura das inscrições para os alunos que não conseguiram a isenção da taxa de matrícula em função da ausência na prova de 2020. Com a decisão do STF, os alunos poderão participar do Enem 2021 e terão assegurada essa isenção, que busca trazer acessibilidade para o exame!

 

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Compartilhe no Whatsapp