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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

O crescimento do mercado de marketing digital em meio à pandemia

13/9/2021 - Sorocaba - SP

Se você pudesse escolher em que tipo de mercado estaria atuando antes da pandemia começar, o que você diria?

Se sua resposta tem a ver com alguma atuação remota, na qual você pudesse ganhar dinheiro com seu conhecimento trabalhando totalmente online, da segurança de sua casa, você está certíssimo. 

Em primeiro lugar, você tem razão porque um monte de gente perdeu seus empregos de uma hora para outra. 

Fábricas fecharam, lojas baixaram as portas, quem dependia de sua presença física em um determinado local para ganhar a vida, ficou, literalmente, sem saber o que fazer. 

Atualmente, mesmo com a lenta retomada de alguns setores, permanecemos com uma herança de quase 15 milhões de desempregados. 

Em segundo lugar, vai demorar para tudo voltar ao que chamamos de normal.

Segundo a opinião de uma referência do setor econômico, ainda “estamos saindo da pandemia com a economia bastante desorganizada”, com um PIB (Produto Interno Bruto) que vai deixar, e muito, a desejar. 

Ainda assim, mesmo com tantas dificuldades, um setor em particular parece não ter sentido a crise. 

Estamos falando do mercado de marketing digital. E agora vamos te mostrar por que ainda é um ótimo momento para dar uma guinada em sua vida e começar a ganhar dinheiro novamente. 

Ficou curioso? Continue com a leitura!

O mercado de marketing digital durante a pandemia

Como praticamente todas as lojas tiveram que fechar durante a pandemia, quem tinha dinheiro para comprar alguma coisa acabava fazendo isso online. 

Algumas estatísticas mostram que 42% dos consumidores começaram a comprar mais pela internet. 

Também observa-se um maior interesse dos clientes em experimentar novas marcas, com 13% dando uma oportunidade para adquirir com novos fornecedores de produtos ou serviços. 

Outro dado particularmente interessante para o mercado de marketing digital tem a ver com o interesse de 87% dos consumidores por marcas que buscam entregar conteúdos relevantes e oportunos. 

Tudo isso representa oportunidades para quem tem vontade de trabalhar com marketing digital, seja oferecendo algo ou atuando no mercado que faz com que toda essa máquina possa funcionar. 

Bom, se alguém tem interesse em algo, nada melhor do que estar no lugar e hora certos, com o produto ou serviço que os consumidores estejam buscando. Concorda comigo?

Confira agora os segmentos que mais se destacaram para você começar a pensar em qual vai buscar oportunidades!

#01 Atuação em marketing digital

Na medida em que os gastos com marketing e publicidade tradicionais diminui, o mesmo não se aplica para as ações de marketing online.

Estima-se que um terço da demanda por serviços de marketing foi mantida mais ou menos no mesmo nível pré-pandemia, enquanto dois terços das marcas apostaram em aumentar a produção. 

Em primeiro lugar, a captação de leads tem se mostrado uma estratégia mais eficiente para quem quer vender pela internet do que trabalhar com mídias offline. 

Em segundo, a pandemia fez com que os gestores de marketing entendessem que o caminho era aumentar os investimentos em conteúdo como forma de engajar mais clientes pela internet.

Como o bom conteúdo não se cria sozinho, isso acabou pavimentando o caminho para quem trabalha com criação de conteúdos, com campanhas de publicidade paga, com design e qualquer outra necessidade que uma empresa possa ter para estar presente nas redes. 

Por isso, se você tem facilidade com escrita, entende como funciona o SEO (search engine optimization) ou tem a manha de criar conteúdos que bombam nas redes sociais, seu lugar nesse mercado está garantido. 

#02 E-commerces: uma mina de ouro durante a pandemia

Como comentamos antes, muita gente começou a comprar mais pela internet. Quem se deu bem com isso? Marcas ou indivíduos que criaram espaços online onde seus produtos poderiam ser conhecidos e consumidos. 

De fato, há quem diga que “nem em suas previsões mais otimistas, as empresas que trabalham com vendas digitais conseguiram acertar o desfecho de 2020”. O motivo? O e-commerce registrou um vigoroso crescimento de nada menos do que 122% até novembro do ano passado. 

E para onde se olhe, os resultados e notícias são positivos. 

A revista PEGN (Pequenas Empresas & Grandes Negócios) indicou que já há mais de 1,5 milhão de negócios digitais no Brasil, com um crescimento de 22% na quantidade de lojas virtuais em funcionamento. 

Já a Exame publicou uma matéria com abrangência mundial onde percebemos que a América Latina foi a campeã do crescimento do comércio virtual. De acordo com a nota, “a pandemia fez o e-commerce decolar” e ainda há muito espaço para crescimento.

#03 Capacitação online no centro da busca dos consumidores

Trancadas em suas casas, as pessoas aproveitam esse momento para investir em si mesmas, em suas capacitações e aprendizado. 

Segundo Romina Ederle, da Udemy, a plataforma registrou um aumento de nada menos do que “95% de inscrições nos cursos oferecidos pela plataforma”. Um detalhe sobre esse aumento: a busca se deu tanto por cursos voltados à atuação profissional como para conteúdos dirigidos ao crescimento pessoal. 

Na Hotmart, uma plataforma que tem como objetivo fomentar a comercialização de produtos digitais, o aumento também foi sentido: a busca por cursos cresceu mais de 160% durante a pandemia. 

Neste sentido, se você quer começar a empreender digitalmente, não poderia estar vivendo em um melhor momento para buscar sua independência financeira. 

É hora de apostar em seus conhecimentos, no que te apaixona e que você faz com vontade e começar a compartilhar toda a sua expertise com outras pessoas. 

Já pensou em organizar tudo o que você sabe e transformar isso em um programa de mentoria? Perca seu medo de empreender, cause um impacto real na vida de outras pessoas e deixa um legado!

Tem gente que pode te ajudar a transformar seu conhecimento ou sua história de vida em uma fonte de renda e ter clientes todos os dias. Já imaginou? Ganhar dinheiro falando do que você mais gosta? 

Tenha a certeza de que há um monte de interessados no que você tem a dizer. Você só precisa organizar tudo isso em um formato que possa ser comercializado digitalmente. 

Não deixe a oportunidade do crescimento do mercado de marketing digital passar batida! Aposte em si mesmo e garanta seu futuro no mundo online!

 

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