ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como iniciar sua carreira no Direito

8/9/2021 - Sorocaba - SP

Um assunto que falamos com frequência por aqui, com toda certeza, é “como trabalhar com tal coisa”. Isso porque um dos objetivos da nossa coluna é trazer ideias e formas para que você, aspirante a empreendedor, possa ter firmeza ao decidir seguir determinada carreira.

Por isso, hoje vamos falar sobre como elaborar sua carreira jurídica do ZERO. Em poucos passos, você terá pleno conhecimento sobre alguns dos principais jeitos de trabalhar com a Lei. O foco hoje será o ADVOGADO.

Passei na OAB, o que faço?

Aqui nós temos a clássica situação daquela pessoa que deixa de ser “estudante” para se tornar “desempregada”. Caso você já esteja em um escritório, significa que para montar o seu, será muito mais simples, pois nessa altura, já possui conhecimento mínimo para saber como funciona essa área.

Mas para quem apenas estagiou e não está trabalhando, é um bom momento para começar a pensar no seu próprio escritório. Tendo em mente que o retorno financeiro demora alguns bons meses para chegar, uma boa dica é tentar trabalhar meio período em algum escritório renomado e meio período no seu.

Sabemos que é difícil encontrar espaço na área hoje em dia, mas se tiveres esta possibilidade, não deixe passar batida, pois adquirir conhecimento e investir no seu negócio ao mesmo tempo é oportunidade rara em profissões hoje em dia, que felizmente o Direito concede aos seus discípulos.

Tenho meu escritório, qual o próximo passo?

Você tem uma área de atuação específica, não é mesmo? Para ter uma carreira jurídica plena, é interessante que tenha networking. Se trabalha com Direito na área da família, é interessante que tenha contatos de criminalistas, tributários e até civis voltados para outros meandros. Dessa forma, poderá indicar seus parceiros e ser indicado por eles.

Outra maneira de conseguir boas parcerias é dando dicas de direito de família para blogs jurídicos. Dessa forma você irá reforçar o seu nome no mercado, e atrair pessoas interessantes não só no seu serviço, mas também na sua parceria.

Depois de tornar seu escritório sustentável, ter parcerias plenas e saudáveis, pode ser o melhor momento de ir atrás de especializações como Mestrado, Doutorado e até PHD.

Especialize-se – Seja o melhor da sua área

Muitos profissionais param na pista após atingirem o patamar da sustentabilidade. Mas saiba que em qualquer profissão não há um teto para receber dinheiro. Principalmente no Direito, os caminhos são livres para você crescer até onde deseja crescer de fato. Isso só depende de você e do quanto se dedica ao seu nome e escritório.

Geralmente recomendamos que você emende um mestrado ao terminar a faculdade. Mas sabemos que isso é difícil para muitos, por isso recomendamos essa etapa após ter firmado raízes na profissão e ter uma vida sustentada pelo seu trabalho.

Agora que você está se especializando é que o jogo realmente começa  a ficar interessante de verdade. Veja a próxima dica

Dar aula numa universidade

Temos aqui uma das possibilidades de trabalho mais nobres em qualquer profissão no mundo: ser professor. É aqui que começamos a entender a importância do conhecimento posto em prática.

Embora muitos advogados acreditem que o conhecimento serve para trazer dinheiro, e que isso de fato seja uma verdade, o maior dos frutos “do saber” é filtrar, atualizar e passar adiante o que você sabe e conquistou com muito estudo e experiência.

O verdadeiro desafio do professor não é apenas ensinar, mas sim aperfeiçoar os alunos até se tornarem pessoas que possam fazer a diferença na sociedade.

Obviamente que nesta altura da sua vida profissional, você já possui seu escritório que lhe sustenta, e agora com mais um cargo de professor acadêmico acaba aumentando sua renda. Mas será que acaba por aqui? Não. Vamos explicar:

Cargo político – fazer a diferença para a sociedade

Como uma espécie de cereja em cima do bolo, podemos citar cargos políticos como uma boa adição à sua jornada profissional. Mas cuidado, estamos falando de fazer a diferença, e não de pensar apenas em você. Com isso, imagina você em uma prefeitura, governo de estado ou até mesmo a nível federal? Sim, podemos usar de exemplo o ex juiz Sergio Moro. Independente de sua índole, ou princípios, sua vida profissional foi plenamente bem elaborada.

Para se tornar juiz, Moro precisou começar como advogado até conquistar experiência necessária. Após magistratura, assumiu cargo de Ministro do governo federal. Hoje e

Assim podemos definir que teve uma carreira plena e bem executada, o que certamente trouxe bons frutos, independente de opiniões alheias a questão aqui tratada: “negócios”.

Conclusão

Para concluirmos este nosso artigo, podemos garantir que um futuro brilhante não parte de quem tem mais “$” para investir ao se formar, mas sim depende de sábias e boas decisões, que farão toda a diferença no fim da sua trajetória.

Nenhum ganho acontece como milagre. É preciso ou extrema sorte, ou, na maior parte dos casos, muito esforço e dedicação. Para mais informações sobre direito, acompanhe a nossa coluna.

Compartilhe no Whatsapp