ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Família x Negócios – 3 Formas de evitar conflitos

6/9/2021 - Sorocaba - SP

Mais cedo publicamos um conteúdo sobre a importância de um advogado familiar para resolver conflitos na área de negócios da família. Agora é hora de aprender algumas maneiras simples mas que podem evitar que conflitos aconteçam.

Dito isto, se você ainda não leu nosso artigo anterior, pedimos que procure em nossa coluna para se inteirar no assunto. Agora sim podemos ir adiante com as dicas para evitar conflitos e qualquer atitude familiar que possa prejudicar o negócio da família

Documento jurídico com tudo especificado

Aqui nós estamos falando de tudo que possa ser colocado no papel e registrado para dirimir quaisquer dúvidas. Esse documento servirá como informações sobre direitos dos familiares referentes ao negócio.

Isso é importante principalmente para que você estipule quem gostaria que tomasse as rédeas dos negócios, divida porcentagens da empresa, e assim diminua os riscos de uma lide que poderia prejudicar os negócios.

Lembre que para isso será sempre necessário um profissional advogado para dar dicas de direitos sucessórios e evitar qualquer problema. Outro ponto importante do documento jurídico é fazer que todos envolvidos assinem para expressarem ciência sobre essa vontade.

Além disso tudo, é muito importante que você tenha boas conversas, de preferencia amigáveis e tranquilas com todos os membros. De forma exponencial, vai explicando o que você deseja e os motivos. Quando surgir alguma objeção, tente informar ao familiar, firmando sempre seu ponto de vista em relação à sua vontade.

Procure se informar e informar a família como funciona a lei

Muitas batalhas judiciais dão início pelo fato da parte ativa não saber exatamente qual o seu direito. Se unir a ignorância a um advogado que deseja apenas ganhar dinheiro,  você terá um prato cheio para fazer besteira, prejudicar o negócio familiar, e ainda sair como vilão entre sua família.

O interessante é sempre procurar um advogado especializado para dar dicas de direitos de família, de forma que todos saibam onde começam e acabam seus verdadeiros direitos. Evitar lide judicial é de fato a melhor maneira de proteger o patrimônio e espólio de qualquer degradação.

Um processo hoje pode custar muito caro dependendo da complexidade e das partes envolvidas. Houve casos inclusive de ninguém poder mexer no espólio por anos até que a lide seja resolvida, e isso pode prejudicar todas as partes, tanto ativa quanto passiva.

Evitar este tipo de problema com conversas e informações é uma boa maneira de erradicar probabilidade de processos.

Nunca confie em familiar apenas por ser familiar

Se já passou pela sua cabeça frases como “ele é meu filho, o conheço bem e jamais faria besteira com a família”, saiba que você pode estar redondamente enganado. Não estamos dizendo que seu filho é mal caráter, nem qualquer outro insulto. Mas dizemos com toda certeza que o dinheiro cega, engana ou até muda a personalidade das pessoas.

Não é preciso desconfiar da índole de alguém, porém não jogue a sua sorte a pessoas. Sempre procure apoio jurídico e tente firmar o máximo possível sua vontade perante a justiça.

Conclusão

Concluímos assim o nosso artigo de hoje, onde prevaleceu o tema Direito da Família e sucessório. Vimos como é importante evitar conflitos e quais as consequencias para sua família e os negócios da família caso não dê atenção a isso.

Não importa o tamanho do seu negócio: loja de roupas, pizzaria, restaurante, loja de jóias, império ou pequeno negócio, tanto faz a dimensão, o apoio jurídico sempre será essencial para que os negócios continuem a prosperarem.

Compartilhe no Whatsapp