ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Negócios de Família: motivos para ter um advogado

6/9/2021 - Sorocaba - SP

Muitas famílias hoje no Brasil investem tudo que podem para criar um negócio. Se juntam em uma sociedade e começam a trabalhar dando tudo de sí para criar uma renda que possa fazer a família se tornar sustentável.

Há diversas maneiras de conquistar uma renda familiar com negócio próprio, assim também como há diversas maneiras desse negocio se tornar um problema judicial.

Vou  citar um exemplo de um conhecido meu: Idoso possuía um escritório de contabilidade, há séculos sob seu domínio. Quando faleceu, os quatro filhos entraram na justiça para decidir quem teria direito de tocar o negócio que eram muito bem administrado e trazia bons frutos para todos.

Isso obviamente acabou em uma lide exaustiva onde a empresa foi levada a falência e a família acabou prejudicada.

Para que isso não aconteça, é necessário que você tenha em mente contratar um advogado familiar que possa não só ajudar nas questões jurídicas de inventário, mas também auxiliar a família no geral a tomar as melhores decisões.

Isso não engloba apenas ter um conselheiro especializado, mas sim uma parte totalmente apática em relação aos negócios da família. Dessa maneira, poderá lidar com a situações de um possível inventário de forma neutra.

Dinheiro trás muita felicidade para uma família, mas não é de hoje que vimos muitas atitues insensatas e até grotescas partindo de filhos ou parentes próximos, como casos em que filhos matam os pais para ficar com uma possível herança, etc.

O fácil aqui é uma questão de imprudência: pensar que seus parentes, mesmo os mais próximos, jamais tentariam algo para tomar as rédeas do que provê dinheiro a família, é o mesmo que confiar num gato para cuidar de um peixe no aquário.

Outra questão que pode ser levada em consideração para você ter um advogado familiar, é a possiblidade de acontecer alguma coisa com você, senão a morte, e incapacita-lo de cuidar dos negócios. Mesmo vivo, sem ter controle do que é seu, ou da família, como ter certeza que a pessoa certa levará adiante o seu patrimônio?

Exemplos que podem ser levados em consideração são por exemplo: casamentos de filhos, separação da esposa/esposo, incapacidade jurídica por conta de problemas psicológicos, e vários outros.

Tudo isso traz instabilidade e insegurança quanto a patrimônios, e no direito sucessório, o espólio estará em constante mudança. Eventos simples podem mudar totalmente o rumo das coisas.

Conclusão

O que estamos falando em nosso artigo de hoje, caso ainda não tenha percebido o cerne da questão, é que a morte do detentor do negócio familiar, ou sua incapacidade jurídica, pode levar o trabalho de uma vida inteira embora pelo ralo.

Confiar cegamente em parentes pode ser o pior erro a se cometer no mundo dos negócios. Casos de traição que ninguém esperava estão cada vez mais comuns, e um advogado especializado para tomar conta disso, se faz essencialmente necessário.

Caso tenha alguma dúvida, pode deixar um comentário que tentaremos ajudá-lo da maneira possível. Mas para todo problema, há sempre uma forma de antecipa-lo e resolve-lo, exceto a morte.

Compartilhe no Whatsapp