Autor: Lucas Pelisari
Nos últimos anos, a maioria dos empreendedores buscaram se adequar às novas demandas e facilidades, que a era digital proporcionou. A mudança crescente do comportamento de consumo foi irrefreável e nunca mais voltará a ser o que era antes.
Por isso, para qualquer empreendedor, é fundamental acompanhar as novidades que se impõem e saber tirar o máximo de proveito delas.
A nova era digital permitiu o acesso a um gigantesco mercado consumidor e abriu as portas para que pequenos negócios também pudessem ser vistos (e consumidos) por pessoas de qualquer lugar do mundo.
Tornou-se perfeitamente possível, com pouquíssimo recurso, começar a empreender e crescer, usando os meios de divulgação, comunicação e trocas que o universo online criou.
O marketing digital e o poder da propaganda ao alcance de todos
“A propaganda é a alma do negócio”: nunca antes foi tão barato divulgar a sua marca e os seus produtos aos quatro cantos do planeta. E ainda, direcionar sua propaganda exatamente para aquelas pessoas que potencialmente comprarão de você.
O marketing digital é, ao mesmo tempo, acessível e eficiente, porque diante do enorme volume de dados, que cada indivíduo voluntariamente disponibiliza sobre si mesmo, as empresas e redes sociais têm profundo acesso aos hábitos de comportamento e consumo dos usuários. Por conta disso, o empreendedor pode conhecer as necessidades dos seus clientes e pode desenvolver soluções cada vez mais personalizadas.
A importância da marca
Neste universo de tantas diversidades, a identificação das pessoas com a marca é imprescindível. O consumidor valoriza a história que aquele produto conta, tanto quanto a utilidade que ele tem.
Desta forma, para o pequeno empreendedor, a própria identidade acaba se misturando à identidade da marca. O criador e a criatura se fundem, transmitindo ideias e qualidades, atraindo os consumidores de maneira (quase sempre) genuína.
A facilidade em se conectar com seus consumidores: identificar necessidades e oferecer soluções.
O maior benefício da era digital é a facilidade na comunicação; a troca entre as pessoas foi muito favorecida. Os consumidores gostam de responder, de dar opiniões, de estabelecer relações e de participar. Fora isso, as plataformas acessam os dados dos usuários revelados "inconscientemente".
Com pouco investimento é possível começar
Qualquer um pode começar, com o mínimo de investimento. Seja qual for a área do seu negócio, o importante é dar o primeiro passo, rumo à digitalização. O retorno é certo.
Aliás, há empresas que oferecem empréstimo fácil e online para que você invista no seu negócio. A SuperSim, é um exemplo. Mesmo que você não tenha renda comprovada, você pode solicitar o empréstimo e conseguir o recurso necessário para finalmente se modernizar. Insira o seu negócio no mundo online e esteja pronto para decolar.
A digitalização das relações entre as empresas e os clientes é um caminho sem volta, rumo ao crescimento do seu negócio.