ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como é realmente trabalhar home office e quais principais benefícios

31/8/2021 - Sorocaba - SP

Trabalhar home office oferece vários benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Essa modalidade foi regulamentada pelas Leis Trabalhistas, e entrou em vigor durante 2017. 

 

Atualmente, essa modalidade está ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Sem contar que trabalhar home office pode ser realizado por vários segmentos. 

 

Pois, ao mesmo tempo que você aumenta a satisfação de seu colaborador, as empresas economizam.

Quais são os benefícios de trabalhar home office?

Nos últimos anos, uma modalidade de trabalho está sendo adotada por vários segmentos do mercado. O chamado Home Office não oferece benefícios somente aos colaboradores, como também para a empresa. 

 

Então, quando existe um investimento nessa forma de trabalho, além de aumentar a produtividade dos colaboradores, alguns gastos são cortados. 

 

E trabalhar home office pode ser incluído em vários segmentos, como um estabelecimento que possui catálogo online, ou lojas que não são adeptas da tecnologia.

 

Os principais benefícios que podem ser vistos na modalidade de trabalho home office é, sem dúvidas, a satisfação dos colaboradores. Isso sem contar que, para as empresas, os gastos são cortados.

 

Porém, trabalhar home office não entrega somente esses benefícios, mas outros. 

 

Confira, a seguir, quais são as principais vantagens que o trabalho em home office pode oferecer, tanto para o colaborador quanto para a empresa:

1. Aumento da produtividade

Segundo um levantamento, tende a gerar um aumento de até 13% na produtividade dos colaboradores. Além disso, são diversos fatores que colaboram para esses resultados. 

 

O primeiro deles é que, quando o colaborador trabalha em casa, as chances de distração diminuem. Portanto, o nível de concentração será maior nesta modalidade de trabalho, principalmente para entregar bons resultados.

 

Uma outra característica que está ligada diretamente a esse aumento de produtividade é o conforto. Quando o colaborador escolhe um determinado espaço em sua residência, ele cria um ambiente profissional e silencioso para desenvolver as suas atividades diárias.

 

Portanto, se você está com dúvidas em como trabalhar home office pode afetar sua produtividade, estudos demonstram que esse fator será maior. Mas é necessário adotar as medidas corretas pois, quando elas são escolhidas de maneira errada, o oposto acontece. 

2. Diminui a ocorrência de atrasos

No cotidiano, são diversos os fatores que influenciam no atraso do colaborador para o trabalho. E isso não só prejudica o desenvolvimento de atividades, como também pode retardar o início de reuniões ou eventos relevantes. 

 

Ao trabalhar home office, esse problema deixa de existir. Afinal, não há necessidade do colaborador de se dirigir até o escritório para dar início às suas atividades. Isso sem contar com a maior flexibilidade de determinar horários para início e fim nas atividades.

3. Mais organização e flexibilidade no cotidiano

Uma característica muito vantajosa do modelo de trabalho home office é a flexibilidade de estabelecer horários, como citado anteriormente. 

 

Os líderes devem determinar quais horários o colaborador deve atuar diariamente, mantendo-se fixo. 

 

Vale ressaltar que, nesse modelo de trabalho, é comum que os colaboradores atuem na entrega de seus projetos, e não cumprindo um horário.

 

As empresas devem estabelecer um horário onde a produtividade do colaborador será maior, como durante o dia. Mas lembre-se de citar que as atividades devem ser entregues corretamente.

4. Alguns gastos são cortados

Referente a economia, esse é um benefício que o home office oferece para ambos, ou seja, colaborador e empresa. 

 

Isso porque, existem alguns gastos que se tornam desnecessários nesse modelo de trabalho, sendo esse o caso de transporte ou alimentação. 

 

Além disso, alguns gastos que são fixos da empresa diminuem, como: água, energia elétrica, limpeza, infraestrutura, internet e outros. 

 

Portanto, essa modalidade de trabalho oferece maior economia, tanto para a empresa quanto para o colaborador. 

 

5. Mais autonomia do time

Esse é mais um dos benefícios que trabalhar home office oferece aos colaboradores e empresa. Além disso, essa característica tende a fazer uma grande diferença na vida profissional.

 

Afinal, no momento em que um colaborador possui maior liberdade, ele também tem mais autonomia para realizar suas atividades. Isso faz com que o colaborador foque mais na entrega de seus projetos dentro do prazo estabelecido, e não apenas na quantidade de horas que foram trabalhadas.

 

Essa característica é extremamente vantajosa, pois rompe a mentalidade de que é necessário seguir uma determinada carga horária para finalizar o seu trabalho. 

6. Maior conforto e bem-estar para os colaboradores

São vários os fatores que influenciam um colaborador chegar cansado em seu ambiente de trabalho. Isso sem contar que, em alguns casos, ele pode estar estressado. Fato é que, quando o colaborador está se sentindo assim, sua produtividade também é afetada.

 

Porém, através do trabalho em home office, todos esses desgastes são evitados, garantindo maior qualidade de vida. Vale ressaltar que isso também gera um impacto positivo na produtividade.

 

Afinal, em um ambiente confortável, o bem-estar geral é uma das garantias!

 

 

Compartilhe no Whatsapp