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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Marketing para dentistas: como fazer?

31/8/2021 - Sorocaba - SP

Atualmente, o marketing está presente em todas as áreas e não poderia ser diferente de marketing para dentistas. 

Afinal, os dentistas são profissionais que lidam com a saúde bucal e também com a estética facial. 

No presente, os dentistas são habilitados pelo Conselho Federal de Odontologia a fazerem procedimentos estéticos no rosto como preenchimento e aplicação de toxina botulínica. 

Com isso, o nicho de mercado cresceu e a concorrência está cada vez maior. 

Mas, como fazer marketing odontológico, buscando atrair mais pacientes, porém mantendo-se dentro da lei? É sobre isso que falaremos, confira! 

  1. Como pode ser o marketing para dentistas? 

Profissionais da área da saúde, como dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros e médicos possuem em sua profissão o código de ética. 

Esse código é individualizado para cada profissão e estabelece o que pode e o que não pode o profissional fazer quando exerce sua profissão. 

Inclusive, o código de ética odontológico, por exemplo, proíbe a divulgação de preços de tratamentos. 

Portanto, é diferente do marketing realizado para uma loja, por exemplo, na qual você pode montar um site, com um catálogo online e os preços todos dispostos ali, apenas para seu cliente escolher o que deseja. 

Ou seja, não dá para fazer promoções ou exibir propagandas com preços ou descontos, por exemplo. 

Na área da saúde, essas ações infringem o código de ética e são passíveis de multa, processo e até cassação profissional, dependendo do caso. 

Assim, o importante é focar no caso do marketing para dentistas, no chamado marketing de conteúdo. Mas, como isso funciona? 

  1. Marketing de conteúdo 

Profissionais da área da saúde, incluindo dentistas, devem focar primeiramente em marketing de conteúdo. 

Ou seja, os profissionais devem ter sites e redes sociais nas quais postam frequentemente textos e informações sobre a área que atuam. 

A informação deve ser sempre de qualidade e postada de maneira otimizada, para que o algoritmo do Google entenda que aquela é uma informação relevante, gerando bom ranqueamento do seu site. 

Para saber sobre o que escrever, o ideal é fazer uma busca pelas palavras-chaves relacionadas a sua área e também observar os primeiros colocados na primeira página do Google sobre aquele assunto. 

Caso você não tenha conhecimento de regras de otimização para escrever em seu site, contrate um profissional que saberá fazer isso. Dessa forma, seu conteúdo fica otimizado e você terá uma boa divulgação. 

E por último, observe a concorrência. Afinal, observar a concorrência é sempre importante e o objetivo é sempre fazer melhor. 

  1. Redes sociais 

Outra forma de marketing para dentistas é usando as redes sociais. 

De fato, as redes sociais ganharam um boom nos últimos anos e se tornaram uma das principais formas de marketing digital. 

É importante perceber que redes sociais têm características diferentes. Vamos falar um pouco mais sobre as principais redes sociais no momento. 

  1. Instagram 

O Instagram é a rede social mais acessada no presente. Lá, você divulga fotos e vídeos, faz as chamadas livres e pode interagir com seguidores. 

Mas, as postagens costumam ser mais curtas quando se pensa no texto, justamente para que o leitor não passe rapidamente pelo feed e nem leia o que você escreveu. 

Portanto, no Instagram, o importante é postar boas fotos, usar as hashtags (as palavras relacionadas ao seu assunto, que vem com #) e interagir com os seguidores. 

Você pode também tentar ter mais seguidores vendo outras publicações e seguindo outros perfis, tendo uma postura mais ativa nas redes sociais. 

Porém, lembre-se: embora muitos publiquem, fotos de antes ou depois, bem como fotos com identificação de pacientes não são permitidas pelo código de ética odontológica. 

  1. Facebook 

Já o Facebook é uma rede social também bastante utilizada. Porém, nessa rede social, você pode escrever textos maiores. Há também grupos no Facebook, nos quais você pode interagir com outros usuários dessa rede social. 

De fato, as redes sociais se comunicam. Ou seja, você pode interligar o seu Instagram para quando fizer uma postagem no feed de lá, a postagem apareça também no Feed do Facebook. 

  1. Twitter 

Com uma característica mais de divulgação de notícias, o Twitter tornou-se a principal rede social para comunicação, sobretudo de fatos jornalísticos. 

Você também pode postar fotos ou interligar seu Instagram ao Twitter, mas o propósito da rede social, ao contrário do Instagram, não são fotos no Feed e sim notícias curtas e rápidas. 

  1. Whattsapp 

No whattsapp a comunicação com os pacientes é direta. Portanto, procure ter um whattsapp profissional. Há opção de conta comercial no whattsapp também. 

  1. Fidelização de pacientes 

Uma boa forma de marketing para dentistas é apostar na fidelização dos pacientes. 

Lembre-os das consultas preventivas e para aqueles pacientes que estão com você faz bastante tempo, um mimo sempre agrada. 

Com essas ações, certamente seu marketing para dentistas terá qualidade e gerará bons retornos, além de um número crescente de pacientes. 





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