ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Saiba tudo o que você precisa para trabalhar em casa

31/8/2021 - Sorocaba - SP

Desde o ano passado, mais pessoas do que nunca migraram para o trabalho remoto. Mas você sabe o que realmente precisa para trabalhar em casa? 

 

Devido a pandemia de Coronavírus, empresários e seus colaboradores não tiveram tempo para se preparar para o trabalho home office ou pensar sobre as melhores maneiras de fazer a transição de equipes, processos e cultura para o online.

 

Ninguém sabia (ou ainda sabe) quanto tempo duraria a pandemia de COVID-19 e, portanto, o trabalho remoto se tornou obrigatório em muitas empresas.

 

Se você é novo no estilo de vida de trabalhar em casa, seja devido ao coronavírus ou porque conseguiu um trabalho remoto, pode ter descoberto que precisa compreender melhor o que precisa para, de fato, executar as suas tarefas fora de um escritório. 

 

Pode ser que você já esteja fazendo algumas pesquisas de móveis de escritório aproveitando opções que geram desconto - como  o cupom de desconto kabum, por exemplo - ou buscando por uma opção melhor de serviço de internet. 

 

Mas com o que será que você realmente deve se preocupar para trabalhar remotamente? 

 

Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos e que poderão te ajudar a montar o seu próprio espaço de trabalho em casa! 

 

Dicas do que você precisa para trabalhar em casa

Trabalhar remotamente, especialmente quando se trabalha em casa na maior parte do tempo, significa ter atenção a alguns pontos importantes para conseguir executar as suas tarefas da melhor maneira possível, sem se descuidar do seu bem-estar. 

 

Aqui estão algumas dicas do que você precisa para trabalhar home office. 



1. Serviço de Internet

Para a maioria de nós, a Internet é a chave para fazer as coisas. Seja você um blogueiro, um empresário, um consultor ou (praticamente) qualquer outra coisa, você precisa de um serviço de Internet bom e confiável. 

 

Certifique-se de ter uma conexão de velocidade decente e consistente para aumentar sua produtividade. 

 

Nada é pior do que não fazer as coisas porque sua internet caiu (de novo) ou porque você não está conseguindo fazer rapidamente algum download.

2. Espaço de escritório

Você precisa ter certeza de que tem um lugar que considera seu espaço de trabalho. Não precisa necessariamente ser uma sala inteira, mas certifique-se de não confundir seu escritório com seu espaço de lazer. 

 

Basta colocar uma mesa em um canto do seu quarto. Bibliotecas também são bons locais para se trabalhar. Algumas pessoas trabalham na mesa da minha cozinha, e tudo bem. Encontre o que funciona melhor para você. 

 

3. Certifique-se de ter os equipamentos e móveis que precisa

Se você for funcionário de uma empresa ou organização que apoia seu trabalho em casa, solicite o equipamento de que precisa assim que começar a trabalhar remotamente ou alguns dias depois de perceber que precisa de algo novo. 

 

Esses itens podem incluir o monitor, teclado, mouse, cadeira, mesa, impressora, software e assim por diante. 

 

As organizações que estão acostumadas com funcionários remotos geralmente têm um orçamento para equipamentos de home office. Pergunte o que é e com que frequência é renovado. 

 

Também tenha muita atenção à ergonomia no home office. É fundamental que você mantenha os cuidados necessários para não prejudicar a sua saúde. 

 

Se você está trabalhando em casa por um curto período e espera-se que retorne ao escritório quando for seguro, peça o que precisa, mas esteja disposto a fazer concessões aceitáveis. 

 

Pedir uma nova cadeira de escritório e mesa pode estar fora de questão. Em vez disso, um mouse, um teclado, um suporte para laptop e uma almofada de apoio traseiro são muito úteis e, juntos, podem custar pouco. 

 

4. Serviço de telefone

Assim como o serviço de Internet é importante para quase todos os empregos remotos, o serviço de telefone também costuma ser. 

 

Embora isso possa não ser tão importante, em virtude dos serviços de e-mail e mensagens de voz como o Skype, ainda é crucial se atentar se precisará de serviço de telefone. 

 

5. Uma boa configuração de desktop

Embora sua área de trabalho seja boa para executar suas tarefas, talvez seja necessário expandir seus recursos.

 

De planilhas para gerenciar suas contas ao armazenamento de backup para documentos importantes, pode ser útil ter algum software voltado para negócios. 

 

Compre alguns desses produtos (ou verifique a possibilidade da empresa onde você trabalha fornecê-los); eles provavelmente tornarão sua vida muito mais simples.

 

6. Um espaço organizado

Assim como acontece com uma mesa em escritórios de empresas, você precisa se certificar de que seu espaço esteja limpo e organizado. 

 

Só porque você trabalha em casa não significa que você pode tratar seu espaço de trabalho como uma cozinha, por exemplo.

 

O mesmo vale para o seu computador: enquanto você está trabalhando, é um computador de trabalho. 

 

Conclusão

Embora você possa não precisar mais se deslocar para um escritório de empresa, trabalhar em tempo integral em casa pode ser bom para você.

 

Você não precisará se preocupar com o trânsito diário e ainda poderá cuidar melhor de seus entes queridos por estar mais perto com frequência.

 

As dicas que citamos sobre o que você precisa para trabalhar em casa podem te ajudar a aproveitar ao máximo a sua nova rotina. 

 

Coloque-as em prática e você descobrirá que o trabalho remoto pode ser tão produtivo quanto em um escritório. 




Compartilhe no Whatsapp