ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como trabalhar com criação de textos para web: dicas para começar

30/8/2021 - Sorocaba - SP

No cenário atual, vemos o crescimento de forma muito positiva da demanda de pessoas que possuem acesso à internet e aos meios de comunicação.

 

Muitas distâncias e barreiras acabaram sendo vencidas com a inserção do mundo digital na rotina das pessoas, e junto com isso, houve um crescimento nas formas de se adquirir produtos online e de se consumir conteúdos digitais.

 

Dada essa crescente demanda, conseguimos ver um vasto mercado de trabalho aberto no meio digital, com muitas demandas que podem ser aproveitadas para se ganhar dinheiro.

A criação de textos para web

Produzir conteúdo de qualidade para portais, sites, e-mail, blogs e redes sociais, é uma forma muito eficaz de se garantir um bom dinheiro na internet.

 

Neste artigo, iremos ver algumas dicas de como você pode começar a trabalhar na criação de textos para web, garantindo dessa forma, a chance de conseguir um emprego remoto, com um salário chamativo e as comodidades de se trabalhar em casa e montar a sua própria rotina e horários.

4 dicas para começar a trabalhar na criação de textos

Abaixo, listamos quatro dicas importantes que devem ser consideradas para aumentar e melhorar a estrutura dos seus textos criados para a web:

Tenha empatia pelo leitor

Entender a importância do tema que você está escrevendo deve ser considerado de extrema prioridade, pense que você estará escrevendo para uma pessoa que pode estar ansiosamente procurando por aquele tema, buscando uma orientação e ajuda acerca dele.

 

Exemplo prático: talvez você não tenha filhos, então um tema sobre “Como montar o enxoval para bebês - mães de primeira viagem” pode não ter nada a ver com a sua realidade.

 

Nesse momento, é muito importante você se colocar realmente no lugar de mães que irão pesquisar sobre esse tema e querer ter informações claras e precisas sobre ele.

 

Essa mãe pode estar aflita e nervosa por essas dúvidas, e ao ler o seu artigo pode ficar se sentindo mais calma e orientada. Por isso o processo empático é importante, se colocando no lugar do outro, você pode entender melhor o que ele procura nos seus conteúdos. 

Evite palavras técnicas no seu texto

A criação de textos para web deve ser pensada como um material que possa ser lido rapidamente, isso de uma forma bem clara e precisa.

 

A utilização de termos muito técnicos pode atrapalhar e muito a qualidade do seu artigo. Afinal, a pessoa irá parar de lê-lo se não estiver entendendo o que está escrito.

 

Se não houver jeito e a palavra técnica precisar mesmo ser utilizada, recomendamos que você a explique em poucas palavras, para que ela não fique perdida no meio do desenvolvimento do tema. 

Seja específico 

A internet traz para os seus usuários uma demanda de muitos temas e assuntos a todo momento, esse realmente é o trabalho e o intuito dela.

 

Por conta disso, seja sempre específico no que você desejar passar para o usuário, sempre opte por selecionar os fatos mais importantes e descrevê-los da maneira mais clara e objetiva que puder.

 

Se você chegar em um ponto que já não tiver mais nada para falar, tome cuidado em não preencher o espaço vazio apenas por preencher. É melhor trazer ali algum tema relacionado com o assunto de uma forma um pouco mais detalhada.

Escreva de uma forma amigável 

Como falamos acima, não há necessidade de você ser técnico no decorrer do assunto e sim amigável! (Claro que com limites e senso).

 

Pense em escrever o seu texto como se você estivesse falando com algum amigo, explicando para ele sobre um determinado tema que ele desconhece até então. 

 

É importante você pensar que, independentemente do tipo de texto que estiver produzindo, seja um anúncio ou um e-mail, escrever de maneira amigável trará um resultado muito melhor para a sua aprovação.

Vamos começar?

Com as dicas acima consideradas, temos aqui absoluta certeza que os seus textos para web serão um sucesso. Deixamos aqui então como última dica a que consideramos mais importante, faça o seu trabalho com muito amor, vontade e dedicação. 

 

Trabalhando com esse sentimento e determinação, um texto de qualidade será apenas uma consequência positiva de uma ação trabalhada com amor.

 

 

Compartilhe no Whatsapp