ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como trabalhar com redação web: dicas para começar

30/8/2021 - Sorocaba - SP

Com a crescente demanda de pessoas que acessam a internet todos os dias, podemos perceber claramente nessa geração um aumento muito significativo de usuários inseridos ativamente no mundo digital.

 

As pessoas realmente estão tendo mais oportunidade de acesso à internet e aproveitando dela da melhor forma possível.

 

Se você está inserido nesse meio e passa uma boa parte do seu dia na internet, já deve ter percebido que muitas pessoas estão ganhando dinheiro trabalhando com ela, algumas especificamente, criando conteúdos escritos para blogs, sites, portais e plataformas de redes sociais.

 

Isso mesmo! Existem profissões que podem ser derivadas de auxiliar as demandas necessitadas pela internet, com a criação de conteúdo de qualidade. 

 

Em um primeiro momento, muitas pessoas que leem essa afirmação podem se interessar por essa profissão e querer entender mais sobre ela, podendo até mesmo pensar que é uma forma muito rápida e fácil de se ganhar dinheiro.

 

Nesse artigo iremos entender mais sobre como ser um redator web, mostrando para você que não existe fórmula mágica para se ingressar nesse meio sem um estudo prévio, paciência, comprometimento e uma imensa vontade e curiosidade sobre temas e tendências. 

 

Se você se enquadra nesse perfil, que tal ler as dicas abaixo para começar a investir seriamente nesse modelo de trabalho? Ele pode se tornar uma renda extra na sua vida ou até mesmo assumir o papel de uma renda principal.

3 dicas importantes para começar como redator web

Abaixo, listamos três dicas e orientações muito importantes a serem consideradas por quem deseja ingressar nesse meio de trabalho.

Estude e entenda os verdadeiros princípios da redação web

Um ponto muito importante que o profissional precisa entender, é que ele estará criando redações específicas para a internet e não para livros, revistas ou jornais.

 

A redação voltada para o meio digital possui especificações próprias para o seu bom desenvolvimento, por esse motivo, é importante buscar o aprimoramento específico para a área que você deseja ingressar.  

Um espaço adequado de trabalho

Se você achar que trabalhar em casa é algo bom, então você está certo. Trabalhar de casa traz uma série de vantagens para a pessoa, como: economia de tempo, flexibilidade do horário de trabalho, não ter a obrigação de encarar o trânsito e gerenciamento individual da produção.

 

Mas não pense que tudo é festa, esse modelo de trabalho exige muita disciplina e comprometimento para funcionar de verdade, muitas vezes, até mais do que quando você trabalha em uma empresa com horários pré-definidos.

 

Afinal, no trabalho remoto você é o seu próprio chefe, então além de produzir a demanda, deverá também gerenciá-la. Uma dica para que esse trabalho seja realizado da melhor forma, é a de reservar um cômodo da casa para ser a sua sala oficial de trabalho.

 

É importante que esse cômodo seja bem equipado, limpo, tranquilo, funcional e inspirador para trabalhar, evitando assim distrações e barulhos que possam atrapalhar a sua produção.

 

Uma outra dica importante também, é que você sempre se vista para trabalhar com a roupa certa para essa atividade, nada de pijamas e muitas cobertas! Se vestir adequadamente vai te ajudar a lembrar que aquele momento deve ser exclusivamente focado no seu trabalho.

Saiba escolher corretamente as demandas de conteúdos que irá aceitar

De início, sabemos que a vontade de crescer e se aperfeiçoar nesse meio pode ser muito tentadora, mas a cautela deve ser considerada.

 

É muito importante ter um critério antes de sair aceitando trabalhos por aí, se você aceitar produzir um conteúdo acerca de um tema desconhecido por você, pode cometer erros sérios e levar informações erradas para quem ler aquele conteúdo.

 

Optando por aceitar trabalhos sem critério de seleção, a sua chance de errar é grande, então muitos trabalhos precisarão ser revisados e a sua imagem no meio pode ser prejudicada.

Se tornando um redator Web

Com as dicas acima anotadas, você já pode começar com o pé direito a agir nessa profissão, evitando erros pequenos que poderiam te atrapalhar nesse processo.

 

Outra dica muito importante para ser um redator é encontrar uma plataforma segura para trabalhar, como a Meu Redator, mencionada no link anterior.

 

Estar inserido em uma boa plataforma, garantirá que você tenha acesso a clientes sérios e que precisem realmente dos seus conteúdos. 

 

Além do mais, você receberá os seus pagamentos após a confirmação da entrega e aprovação dos seus trabalhos de uma maneira muito rápida e ágil, evitando que você tenha que se preocupar com essa parte burocrática do processo.



Compartilhe no Whatsapp