ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como a tecnologia BIM pode ajudar seu escritório

30/8/2021 - Sorocaba - SP

Sabemos que a maior função da tecnologia é nos auxiliar no dia a dia. A tecnologia surgiu para otimizar nossas vidas, oferecendo mais agilidade e facilidade em tarefas do dia a dia que antes gastávamos mais tempo realizando e ainda ficávamos mais cansados. 

 

Ela está presente em nossas vidas a muito, mas muito tempo. Sem ela, hoje em dia as coisas seriam muito mais difíceis! Lembra de como os meios de comunicação eram lentos e pouco acessíveis antigamente? Atualmente basta saber as redes sociais de uma pessoa para estabelecer uma comunicação! 

 

Esse é apenas um dos vários exemplos que eu poderia listar sobre o avanço da tecnologia! 

 

Um bom exemplo disso é a função de secar encontrada nas máquinas de lavar roupas. Com essa tecnologia, não é mais necessário perder boa parte do dia colocando roupas no varal e aguardar que fiquem secas. 

 

Outro ponto que a tecnologia se faz essencial, é com o uso de aparelhos eletrônicos, que também ajudam e muito a economizar o tempo no serviço, e também com os softwares, que são fundamentais para um bom sistema em sua empresa. 

 

Com o uso desses softwares, os colaboradores conseguem uma boa otimização em seu serviço, ganhando mais tempo para realizar tarefas de maior importância dentro da empresa. A tecnologia BIM é um exemplo de sistema que ajuda muito a trabalhar na otimização de seu negócio. Ao longo do artigo falaremos sobre ela.

O que é a tecnologia BIM?

O significado de “BIM” é “Building Information Modeling”, que traduzido significa “Modelagem de Informações da Construção”. Essa tecnologia possibilita o desenvolvimento de diversos modelos virtuais de construção.

 

A tecnologia BIM conta com todo o suporte que o projeto necessita para ser realizado, dando a permissão de fazer uma melhor verificação e controle, diferente dos processos manuais. 

 

Quando finalizados, esses modelos que foram desenvolvidos por um computador possuem geometria e dados que são necessários para realizar o apoio das atividades de fabricação, construção e aquisição, através de onde as construções serão realizadas. 

 

O desenvolvimento das informações se tornou algo automatizado, já que agora o CAD está inserido. Essa tecnologia procura por precisão e possibilidade de lidar com diversos dados e fora da teoria, adaptável com diversas outras soluções, já que para conseguir alcançar um bom fluxo na empresa seria muito mais difícil. 

 

Devemos ter em mente, que nem todas os modelos que exibem construções são necessariamente BIM, podemos usar como exemplo os modelos possuem as informações visuais em 3D , mas não contém nenhum objeto inserido ou possibilidade de alterar as dimensões em uma exposição, porém não consideram de forma automática as alterações em outras exposições. 

 

O BIM oferece diversas vantagens para seus usuários. Os estabelecimentos que fazem o uso do BIM afirmam ter encontrado diversos benefícios com o BIM, como por exemplo uma melhor administração das instalações, vantagens no cronograma, verificação de risco, estimação e processos colaborativos.

 

Usando essa ferramenta, a empresa também conta com modelos praticáveis, onde a estrutura pode realizada de forma 100% virtual. As fatias do projeto podem fazer a revisão e compreensão do projeto com mais facilidade, auxiliando a assegurar sua precisão e sua integridade, onde podem ser visualizadas e avaliadas. 


A plataforma obteve elogios por sua comunicação otimizada entre todos os participantes desse projeto e por sua qualidade superior. 

 

Quem usa essa tecnologia não reclama. Portanto se você ainda não conta com nenhuma tecnologia em seu escritório para ajudar em seu serviço, está perdendo tempo! Invista em usar a BIM e tire suas próprias conclusões sobre ela.

Conclusão

Deste modo, podemos concluir que a tecnologia nos acompanha desde sempre, visando sempre trazer melhorias para o público, de forma que possamos ganhar muito mais tempo em nosso dia e ainda gerar lucro para as empresas.

 

A tecnologia está presente em todos os locais. Seja em eletrodomésticos ou no mundo virtual, a tecnologia se mostra útil e eficaz. Imagine como estaríamos hoje sem a tecnologia? Seu avanço nos proporciona muita facilidade no dia a dia! 

 

Infelizmente muitas pessoas ainda preferem os métodos mais antigos e, na maioria das vezes difíceis, porém, devemos estar sempre acompanhando o avanço tecnológico para que não fiquemos para trás. Espero que tenha gostado deste artigo! 

Compartilhe no Whatsapp