ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

A importância da matemática para um empreendedor

27/8/2021 - Sorocaba - SP

 

“Onde eu vou usar isso na minha vida?”. É muito provável que você já tenha feito essa pergunta em algum momento da sua vida quando estava fazendo exercícios de matemática na escola. Para muitos, estudar para as provas dessa disciplina era o maior terror ao longo do ano.

O ensino da matemática muitas vezes é aplicado um tanto quanto abstrato, e isso pode atrapalhar o gosto pelas matérias e até o aprendizado. Por isso, muita gente não percebe o quanto os números e cálculos são importantes para muitos setores do dia a dia, seja pessoal ou profissional.

Nas empresas, saber a matemática é um princípio básico para começar a alavancar um negócio ou fazer com que a companhia tenha sucesso nas suas estratégias e projetos. A seguir, vamos apresentar alguns motivos que mostram a importância da matemática para um empreendedor.

Não se desespere se você não é nenhum expert com números. São conceitos básicos, simples de serem entendidos e que não exigem nenhum conhecimento de engenharia econômica, fórmulas ou cálculos muito avançados. Mas que podem fazer a diferença para o seu negócio.

Matemática básica

É importante saber conceitos da matemática básica. Eles vão proporcionar maior facilidade na hora de compreender as despesas e qualquer outra coisa que envolva valores financeiros de uma empresa.

Quando dizemos básico, é básico mesmo. Contas simples de adição, subtração, multiplicação e divisão, entender e calcular porcentagem e fazer a famosa regra de 3, que tira muita gente do sufoco.

Conhecer probabilidade e estatística

Entender as probabilidades e estatísticas para compreender como esses números podem interferir de forma positiva ou negativa nos negócios é muito importante. Há conceitos que ajudam a calcular os riscos das atividades, e isso facilita um planejamento estratégico pensado em onde os recursos da empresa serão aplicados.

Saber analisar tabelas, entender as medidas de centralidade, como média aritmética e mediana, entre outros conceitos da probabilidade, podem ser fundamentais.

Calcular gastos, receita e lucro

A matemática é importante nas horas mais difíceis da empresa, em tempos de crise e custos altos. Mas também é fundamental nos períodos de sucesso, receita alta e bastante lucro. Ao calcular as proporções entre os gastos do mês, o que a empresa teve de receita e qual é o lucro bruto, o empreendedor terá na cabeça como está o negócio.

Se os retornos mensais estiverem baixos, ele precisará traçar uma estratégia para aquecer o lucro. Caso a renda esteja boa, é possível pensar em novos investimentos e crescer o negócio.

Interpretação de gráficos

Gráficos e tabelas fazem parte da vida de executivos e empreendedores de qualquer ramo. Saber interpretar os dados expostos nesses recursos visuais é necessário para traçar planejamentos para as próximas ações realizadas pelas empresas.

Um gráfico que mostra uma tendência de queda de vendas de um produto pode ser o sinal necessário para ver o que aconteceu para esses resultados. Com isso, a equipe pode entender e traçar novas estratégias para mudar o patamar das vendas novamente, por exemplo.

Matemática financeira básica

Aqui damos um passo um pouco adiante na matemática, mas ainda não saímos do básico. Entender matemática financeira também é essencial para dar os primeiros passos no empreendedorismo, e qualquer dono de negócio precisa ter noção de alguns conceitos básicos.

O primeiro deles, e talvez o mais fundamental, é entender as taxas de juros e conceitos de juros simples e compostos. Não existe empresa de sucesso que não esteja alinhada com essas ideias, acompanhando o andamento da economia nacional. Outros conceitos importantes são: amortização, cálculo de impostos e juros e até taxa de margem de lucro.

Cálculo de preço e valores

Como calcular o valor que será cobrado por um produto ou serviço? Esse é um ponto fundamental para quem está lançando algum deles para venda. Pode até parecer que é só estipular um preço, mas não é uma tarefa das mais simples nos negócios, e exige muita pesquisa - e matemática.

Antes de tudo, é preciso ter um estudo de mercado e ver quais são os preços de produtos semelhantes na concorrência - não dá para fugir tanto logo de cara. Depois dessa pesquisa, é preciso calcular o valor agregado do seu produto ou serviço, entender todos os gastos que ele gera para empresa e somar uma margem de lucro, para ser um negócio que seja financeiramente sustentável para você.

 

 

Compartilhe no Whatsapp