ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Tendências no mercado contábil para os próximos anos

26/8/2021 - Sorocaba - SP

 

Todo escritório de contabilidade precisa estar ciente das tendências no mercado contábil para os próximos anos, de modo a se preparar para quando essas mudanças chegarem e estar à frente dos concorrentes. Afinal de contas, o segmento contábil passa por um período de transformação que colocou o contador em uma posição muito mais estratégica do que ele tinha antes.

Na prática, a contabilidade como um todo vem mudando muito. Além do papel mais estratégico, ela também vem se modernizando e assumindo um aspecto mais importante para as empresas. Basta ver, por exemplo, como as empresas brasileiras gastam 2.000 horas por ano apenas para calcular e pagar impostos. Com tanta burocracia, não é uma surpresa ver que 6 em cada 10 negócios fecham as portas em apenas 5 anos de funcionamento.

Quer saber como explorar as tendências no mercado contábil para os próximos anos e sair na frente dos seus concorrentes? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

5 tendências no mercado contábil para os próximos anos

1. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma das principais tendências no mercado contábil para os próximos anos. Aliás, ela é uma tendência muito intensa para vários nichos do mercado, desde os videogames até a Contabilidade, passando por Advocacia, Indústria Automotiva e Marketing.

No mundo contábil, a Inteligência Artificial pode ser aplicada de muitas formas. Por exemplo, ela pode assumir praticamente qualquer trabalho repetitivo dentro do segmento. Isso inclui emitir notas fiscais, preencher declarações e muito mais.

Além disso, a Inteligência Artificial pode revisar documentos e fazer análises produtivas. Ela pode ajudar o empreendedor a encontrar o melhor preço para o seu produto com base em dados estatísticos ou encontrar a melhor configuração contábil (regime tributário + benefícios) para a empresa.

Assim, a aplicação da Inteligência Artificial na contabilidade é questão de tempo, até os desenvolvedores conseguirem um produto que funcione bem e traga resultados confiáveis para apresentar ao mercado.

2. Blockchain

Você provavelmente ouve falar muito em Blockchain quando a Bitcoin dispara e se valoriza muito (como aconteceu em 2020 e no começo de 2021). Isso porque a tecnologia é vital para a existência da criptomoeda.

No entanto, o Blockchain não existe apenas para a Bitcoin, mas também para outras tecnologias e outras áreas, como a contabilidade. Na prática, esse recurso pode ser muito aplicado em diversos segmentos.

Para quem não conhece, Blockchain é um recurso tecnológico que funciona como um Livro Razão aberto e protegido, distribuído entre pessoas para a criação de registros de transações de forma verificável, permanente e eficiente.

É por isso que a Bitcoin é tão segura: não dá para quebrar o Blockchain e fraudar a moeda.

Para a contabilidade, o Blockchain tem muitas funções e benefícios, como:

3. Atuação consultiva

Antigamente, o contador era um profissional majoritariamente operacional. Sua função era preencher documentos e lidar com a burocracia para a empresa poder trabalhar e crescer.

No entanto, com o tempo, a Contabilidade tem se tornado cada vez mais estratégica. Isso gerou a tendência do profissional da área em ser mais consultivo do que operacional (especialmente porque a IA e outros recursos passaram a automatizar algumas tarefas).

Um contador consegue ajudar a empresa a tomar as melhores decisões de mercado com base nas consequências contábeis que eles terão. O melhor é continuar no Simples Nacional ou seguir para o Lucro Presumido? Dá para obter mais isenções fiscais aqui ou em outra cidade? Isso tudo causa impacto no crescimento do negócio em longo prazo.

4. Automação de trabalhos

Grande parte da demanda de trabalho contábil é repetitiva, ou seja, registrar transações em um livro contábil, emitir notas fiscais e por aí vai. Se é repetitivo, significa que é automatizável. E é justamente isso que vemos no setor.

Cada vez mais a tendência na contabilidade é automatizar as tarefas mais repetitivas e dar espaço para o profissional da área assumir um papel consultivo e estratégico. Com o desenvolvimento de Inteligências Artificiais e algoritmos de Machine Learning, fica mais fácil lidar com essa demanda de trabalho.

5. Segmentação e atendimento personalizado

Por fim, uma tendência da contabilidade é apresentar um atendimento cada vez mais segmentado e personalizado. Os escritórios de contabilidade, por exemplo, começarão a apresentar programas de contabilidade para empresas de TI, para representação comercial, para infoprodutos, para supermercados… enfim, programas segmentados e personalizados para cada contexto.

Essas são algumas das principais tendências no mercado contábil para os próximos anos. Conhecê-las é importante para que o seu escritório ou sua atuação profissional esteja um passo à frente dos concorrentes. Afinal de contas, saber as tendências dos próximos anos permitirá que você se adapte a elas mais facilmente e possa sair na frente na próxima "corrida do ouro" da contabilidade.

Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

Compartilhe no Whatsapp