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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Por que o marketing online é tão importante para pequenas e médias empresas

19/8/2021 - Sorocaba - SP

Para empresários de pequenas e médias empresas, é da maior importância construir a sua primeira base de clientes imediatamente após a abertura do seu negócio. Uma vez que os próprios empresários estão completamente convencidos da qualidade de seus produtos e serviços, eles muitas vezes acreditam que é apenas uma questão de tempo antes que a palavra se espalhe pelo público-alvo e muitas vezes confiam em canais tradicionais de publicidade e marketing, como anúncios, cartazes e folhetos. Em muitos casos, essa estratégia realmente leva ao objetivo - mesmo as pequenas e médias empresas são, no entanto, mais do que bem aconselhadas a também ou talvez até mesmo se concentram principalmente nas muitas possibilidades da publicidade online. Normalmente, este é um mais rápido,

 

Um bom mix de marketing online faz toda a diferença

O marketing online bem implementado traz uma infinidade de vantagens para as pequenas e médias empresas. A vantagem mais óbvia é a gama desproporcionalmente maior de medidas de publicidade que são definidas online. Com a criação de site simples e uma presença eficiente nas redes sociais, por exemplo, é muito mais fácil e barato atingir o público-alvo local, regional e nacional do que com a publicidade impressa tradicional. Para além do maior alcance, a possibilidade de contacto direto e interação com o público-alvo, bem como a fácil mensurabilidade e identificabilidade das medidas de marketing, são vantagens essenciais do marketing digital.

Em empresas menores, em particular, muitas vezes se depara com a opinião de que os sites e a publicidade online são muito caros e não compensam em relação ao tamanho da empresa. Uma comparação de custos deixa claro, no entanto, que exatamente o oposto é o caso: aqueles que tomam as medidas certas podem gerenciar com uma fração do orçamento de marketing que seria necessário para a publicidade impressa tradicional em vista do alcance muitas vezes maior.

As preocupações sobre ter que competir diretamente com os mercados estabelecidos e talvez até com os tamanhos do mercado internacional por meio de uma presença online podem ser facilmente dissipadas: os clientes diferenciam com muita precisão e têm razões e fatores individuais em seu processo de tomada de decisão para escolher um fabricante ou vendedor para decidir. O preço por si só geralmente é apenas um elemento entre muitos, muitas vezes há outros fatores que recebem muito mais importância.

Seu grupo-alvo já está online!

Uma questão que faz com que muitos empreendedores questionem sua própria presença na web e as medidas corretas de marketing online é a necessidade e a vontade pessoal tais como partir para estratégias de comprar seguidores Instagram. Mas todos os empresários que estão se perguntando se estão preparados para mover suas atividades publicitárias principalmente para a Internet devem ter uma coisa em mente: seus clientes já estão online, a maioria deles até mesmo todos os dias. Um número considerável deles busca informações na Internet antes de fazer compras ou antes de tomar uma decisão de compra online. Para entrar em contato com clientes em potencial ou ser encontrado por eles, uma presença online, incluindo um marketing online adequado, é essencial.

Embora o bom e velho boca a boca ainda seja importante para aumentar o conhecimento e a aquisição de clientes, não se deve subestimar o quanto o boca a boca mudou para o espaço virtual. Os compradores leem ativamente as avaliações e classificações online antes de tomar uma decisão de compra e, dessa forma, costumam estar em contato direto ou indireto com a empresa antes de fazer uma compra. Aparências bem mantidas nas redes sociais e online, bem como marketing na Internet feito sob medida, permitem que os empresários estejam constantemente envolvidos em um processo dinâmico de troca e interação com o público-alvo.

Desta forma, as pesquisas podem ser processadas e as tendências podem ser antecipadas e ajudadas a moldar. Ao responder a avaliações e comentários, a fidelidade do cliente pode ser intensificada e, além disso, a reputação pode ser ativamente mantida.

O marketing digital é, portanto, não só uma forma de dar a conhecer a sua empresa e divulgar os seus produtos, mas também uma forma de estar à disposição dos clientes e de estar em contacto com eles. Desta forma, também pode ser fácil e eficiente conhecer os desejos futuros dos compradores e utilizá-los para o desenvolvimento da sua própria empresa ou para desenvolver novas ideias em conjunto com os clientes.

O fato de que na grande maioria dos setores os concorrentes terão uma presença na web é percebido por algumas empresas como uma pressão, mas pode ser facilmente usado em benefício próprio. Vasculhar regularmente os canais de marketing digital da concorrência pode ajudá-lo a ficar "sempre atualizado" em seu próprio setor. No entanto, esse fato pode dar segurança, principalmente para empresas que se encontram em situação difícil ou em fase de reestruturação e realinhamento.

Eduque-se constantemente no campo do marketing online

Para as pequenas e médias empresas, atualmente não há como contornar suas próprias aparições na web e mídia social, bem como canais de marketing digital efetivamente usados. O facto de os potenciais clientes poderem ser encontrados e alcançados desta forma, para além de poderem manter um intercâmbio dinâmico com a base de clientes existente, é o argumento mais forte para uma presença online forçada.

Para obter um conhecimento aprofundado nesta área, estão disponíveis uma grande variedade de cursos de formação de marketing online, bem como cursos especiais de marketing online com enfoques específicos.

 

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