ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Dicas essenciais ao abrir um consultório médico no Brasil

9/8/2021 - Sorocaba - SP

Quando se pretende abrir um consultório médico no Brasil, são necessárias diversas ações. 

Pode parecer tudo complexo, mas com bastante organização, pesquisa e criatividade, você conseguirá abrir o consultório médico no Brasil, para atender seus pacientes com muita qualidade. 

Assim, se você se interessou sobre esse assunto, vamos conferir algumas dicas essenciais para você que pretende abrir um consultório médico no Brasil. 

  1. Como abrir um consultório médico no Brasil? 

Para começar, é importante entender que o consultório médico deve ser bem administrado, como uma empresa, mesmo se objetivo for somente o lado social. 

Ou seja, o consultório precisa de uma gestão eficiente, para que haja organização, bem como para que não haja perda de dinheiro. 

Inclusive, se você pretende abrir um consultório médico no Brasil para ser sua principal fonte de renda, é essencial focar na boa gestão, para que o atendimento seja de qualidade, como também resulte em lucro. 

Como nem sempre quem se forma em medicina tem bastante informação sobre administração e contabilidade, é sempre importante contar com apoio especializado nessas áreas. 

Portanto, você deve ter um sócio ou contratar uma empresa que preste o serviço de administração do seu negócio. Dessa forma, você não precisará se preocupar com pagamento de funcionários, papelada de convênio, dentre outros aspectos e focar somente no atendimento ao paciente. 

Vamos às dicas práticas para abrir seu consultório médico no Brasil. 

  1. Faça um bom plano de negócios 

Um plano de negócios é onde você traça as estratégias para seu negócio, seja ele qual for. 

No caso de um consultório médico, é importante você estabelecer metas realistas: de onde virão os pacientes? 

Você pretende atender somente pacientes particulares ou fará parte de um prestador de serviços de um plano de saúde corporativo, por exemplo? 

Qual o retorno financeiro que pretende obter em 6 meses? 1 ano? 5 anos? 

Como ficará o investimento em marketing? Seu consultório contará somente com agendamento de consultas por telefone ou você pretende investir em agendamento online? 

Se você não sabe como montar um plano de negócios completo, o SEBRAE pode te ajudar. 

  1. Abra uma empresa 

Conforme já dissemos, seu consultório será uma empresa. Afinal, você vai contratar pessoas, como recepcionistas, por exemplo e prestará um serviço. 

Portanto, você precisa de um CNPJ, para facilitar sua vida, sua declaração de imposto de renda, como pessoa jurídica e também auferir seus lucros. 

Para emitir os recibos de pagamento das consultas dos pacientes particulares, bem como para receber os valores dos diferentes convênios, ter um CNPJ também ajuda bastante. 

  1. Escolha o local adequado 

Onde será seu consultório? É de fácil acesso? Há vagas de estacionamento próximas? 

A recepção é confortável? Os pacientes conseguem esperar com conforto, caso haja atraso na hora da consulta? 

O local escolhido tem a estrutura necessária para receber equipamentos, caso esses sejam necessários, por exemplo?

De fato, alguns equipamentos necessitam de infraestrutura adequada, como é o caso de aparelhos de raios-X. 

Caso você não tenha todas as informações, leia o Regulamento Técnico da RDC 50/2012, que estabelece a programação, elaboração e avaliação de projetos para estabelecimentos assistenciais de saúde, ou seja, consultórios e clínicas. 

E como é a demanda do seu serviço nessa região? 

Se a demanda for alta, você terá mais facilidade para conseguir fidelizar seus pacientes, do que se a demanda for muito baixa. 

  1. Escolha parceiros para gestão administrativa e financeira 

Tendo uma empresa, você sabe os impostos que deve recolher? 

Já em relação ao pagamento dos seus colaboradores, como isso é feito? Quais são as regras para serem seguidas? 

Escolha bons parceiros para realizarem a administração e gestão financeira do seu empreendimento. Assim, você corre menos riscos de erros, que podem te custar muito dinheiro e dor de cabeça. 

Lembre-se que você precisa de licenças de funcionamento de alguns órgãos, tais como vigilância sanitária, conselho regional de medicina (CRM), corpo de bombeiros, classificação nacional de atividades econômicas (CNAE), prefeitura e receita federal. 

Vale lembrar que muitas dessas licenças têm validade, ou seja, precisam ser renovadas de tempos em tempos. Então, fique atento a isso também. 

  1. Foque no bom atendimento e no marketing 

O atendimento é uma das principais reclamações de pacientes. Portanto, treine sua equipe e contrate colaboradores eficazes e gentis. 

Por outro lado, o marketing é a forma pela qual seu consultório atrairá novos pacientes. Mas, ao contrário de uma empresa meramente comercial, você não pode anunciar preços de consultas ou procedimentos, visto que isso fere o código de ética da medicina. 

Porém, isso não quer dizer que você não possa investir em marketing, pelo contrário! 

As mídias sociais estão aí para você investir em divulgação de conteúdo e informação, despertando a curiosidade de futuros pacientes. 

Além disso, a fidelização de pacientes é uma ótima maneira de garantir que pacientes sempre retornarão ao seu consultório. 

Dessa forma, siga essas dicas e aposte nessas estratégias, para ter sucesso ao abrir seu consultório médico no Brasil! 



Compartilhe no Whatsapp