ColunistasCOLUNISTAS

Roger Mello

Autor: Roger Mello

Vestibular da Fuvest 2022

3/8/2021 - Sorocaba - SP

Vestibular da Fuvest 2022

Figura reproduzida do site: https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2021/06/06/em-mudanca-historica-a-maioria-dos-ingressantes-na-usp-e-de-escola-publica.html

Constituída por 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídas em dez campi: São Paulo (contendo 3 unidades), Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos, a USP conta com 340 cursos de graduação e com um amplo contingente de estudantes, servidores e pesquisadores. Seu crescimento e desenvolvimento ao longo dos anos é expressivo, tal como demonstra a imagem abaixo:

Figura reproduzida do site: http://www.saocarlos.usp.br/em-30-anos-usp-duplica-o-numero-de-alunos-na-graduacao/

O vestibular da Universidade de São Paulo, a Fuvest, está entre os mais concorridos do Brasil e atrai estudantes de todas as regiões e Estados. Seu reconhecimento não é mero tradicionalismo, mas corresponde a toda sua estrutura, seu potencial de desenvolvimento científico e seu ensino de qualidade.

Mas quem pode se inscrever para o vestibular?

As inscrições para o vestibular da Fuvest abrem uma vez ao ano e devem ser realizadas pela internet. Para concorrer as vagas na Universidade de São Paulo é necessário:

- Ter concluído o Ensino Médio;

- Estar no último ano do Ensino Médio (ou seja, concluí-lo até o dia da matrícula na universidade);

- Já possuir o diploma de curso superior.

Podem se inscrever como treineiros estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio, sendo essa inscrição apenas para testar os conhecimentos e se familiarizar com a prova, não podendo, contudo, utilizar a nota para ingressar na universidade.

Quais são as modalidades de ingresso?

Ao se inscrever no vestibular da Fuvest o candidato poderá optar por uma das três modalidades de ingresso – além da possibilidade de ingresso através do Sistema de Seleção Unificada (SISU):

- Ampla concorrência: São as vagas destinadas a todos os candidatos, não há pré-requisitos ou reservas;

- Escola Pública: são vagas destinadas apenas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas nacionais;

- Pretos, pardos e indígenas: correspondem as vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas independente da renda.

Inscrição do vestibular 2022

A partir de 16 de agosto até 1 de outubro de 2021, os alunos deverão entrar no site da Fuvest para realizar a inscrição. Deverão preencher um formulário, inserir uma foto (para o reconhecimento nos dias de prova), escolher a modalidade de ingresso, o curso, a cidade que fará a prova e outras informações solicitadas pelo sistema. Após esse processo um boleto será gerado e, apenas depois de pago, a inscrição será confirmada.

A prova

A primeira fase acontecerá no dia 12 de dezembro de 2021. É composta por 90 questões de múltipla escolha das diferentes disciplinas previstas para o ensino médio: biologia, física, química, geografia, história, inglês, português, matemática, filosofia, sociologia e algumas interdisciplinares.

A segunda fase é dividida em dois dias, sendo o primeiro deles em 16 de janeiro de 2022, com uma prova de língua portuguesa e uma redação – um texto dissertativo-argumentativo que, diferentemente do ENEM, não necessita de uma proposta de intervenção, apenas de uma boa análise e uma boa articulação de ideias. O segundo dia ocorrerá no dia 17 de janeiro de 2022 e as 12 questões da prova irão variar de acordo com o curso escolhido.

Ademais, os candidatos aos cursos de Música, Artes Visuais ou Artes Cênicas, caso aprovados na primeira fase do vestibular, realizarão uma prova de habilidades específicas, devendo, portanto, atentar-se ao calendário diferenciado que esses cursos possuem.

Os candidatos devem ficar atentos aos locais e salas em que realizarão as provas, pois eles podem ser alterados de acordo com as fases.

Obras obrigatórias

Diferentemente da prova do ENEM e da UNESP, o vestibular da Fuvest, para ingressar na USP, e da Comvest, para ingressar na UNICAMP, possuem, além do conteúdo disciplinar comum, leituras obrigatórias. Abaixo está a lista da Fuvest:

- Poemas Escolhidos (Gregório de Matos);
- Quincas Borba  (Machado de Assis);
- Alguma Poesia  (Carlos Drummond de Andrade);
- Angústia (Graciliano Ramos);
- Mensagem (Fernando Pessoa);
- Terra Sonâmbula (Mia Couto);
- Campo Geral (Guimarães Rosa);
- Romanceiro da Inconfidência  (Cecília Meireles);
- Nove Noites (Bernardo Carvalho).

Compartilhe no Whatsapp