ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

O que fazer para motivar funcionários?

3/8/2021 - Sorocaba - SP

Se você está percebendo que seus funcionários estão desmotivados em relação ao trabalho ou estão trabalhando forçados, com má vontade, fazendo tudo de qualquer jeito e suas técnicas para tentar melhorar isso não está dando certo, fique ligado neste artigo! 

 

Hoje vamos focar neste ponto e dar as melhores dicas para te ajudar a resolver esse problema! Afinal, esse tipo de comportamento só vai prejudicar sua empresa, e não queremos isso, não é mesmo? 

 

Então fique ligado (a) nas dicas de hoje, pois elas vão te ajudar e muito!

 

Você sabia que há uma lista, em que os brasileiros apontam como maior felicidade no trabalho alguns pontos como:

 

 

Só esses pontos já podem ser importantes para te dar uma boa ajuda com esse problema, mas não pare a leitura por aqui, pois ainda tem muito mais!

Dicas para aumentar a produtividade de seus funcionários 

Ouça seus funcionários e deixe que eles também tomem decisões pela empresa

Esse é um ponto importante, já que muitos líderes não dão espaço para as boas ideias de seus funcionários! 

 

Embora geralmente sejam os gestores, os responsáveis pelas ideias elaboradas para a empresa, já pelo fato de possuírem uma visão mais ampla e moderna, isso não anula o fato de que os funcionários podem sim terem boas ideias para a empresa!

 

Os funcionários também devem tomar decisões a favor da empresa, afinal são eles os que mais estão participando do dia a dia da empresa e aprendendo sobre a própria! A experiência deles conta muito, portanto eles também devem tomar decisões e compartilhar seus pontos de vista. O nome disso é trabalho em equipe!

Elogie seu funcionário e reconheça seu trabalho!

Isso é um fato muito importante, pois além de elevar a autoestima de seu funcionário, fará com que ele fique mais produtivo! 

 

Mas para reconhecer seu bom trabalho, não é necessário ficar apenas no elogio! Você pode oferecer bônus, brindes, emails informando sua conquista e até alguns “presentinhos”! Crie também um mural de funcionário do mês!

Seja versátil com os horários

Geralmente é muito cansativos para os funcionários trabalharem 8 horas por dia, portanto, caso você perceba que seu funcionário esteja levando problemas pessoais, como problemas de saúde ou até brigas de família, divórcios, términos, dentre outros, para seu trabalho, o melhor que você pode fazer é oferecer um descanso a esse funcionário é a melhor opção!

 

Obrigá-lo a trabalhar em uma situação dessas, além de ser algo duro de ser feito, não vai adiantar em nada e ainda irá prejudicar sua própria empresa, já que ele ficará muito mais desatento com facilidade! Ofereça um descanso para que ele se recomponha e volte firme no outro dia!

Seja um bom líder, e não apenas um chefe!

Saiba lidar com seus funcionários liderando eles, e não lhe passando ordens atrás de ordens. Caminhe junto com seus funcionários! Dê espaço para uma boa comunicação de sua empresa e busque sempre manter um bom relacionamento entre os funcionários e gestores de sua empresa. 

Mantenha um ambiente de trabalho o mais saudável possível

Nada de fofocas e brigas! Em um bom ambiente de trabalho, com bons profissionais não pode haver intrigas, discussões e fofocas! As únicas coisas que devem ser discutidas nesses ambientes são coisas relacionadas a empresa e nada mais.

 

O ideal é sempre possuir uma boa comunicação na empresa.

 

Outro fator que influencia no bom ambiente de trabalho é o uso de tecnologia, como um bom sistema para ajudar a agilizar alguns serviços que tomavam muito tempo de seus funcionários, fazendo que assim, eles não percam mais tanto tempo com coisas mínimas resolvam os maiores problemas da empresa. 

 

Lembre-se de sempre aceitar sugestões de melhorias! Portanto se algum funcionário reclamar de algum erro tecnológico, como no sistema, ou até mesmo no ar condicionado da empresa, busque a melhor forma de resolver esses problemas, afinal, é o próprio funcionário que está ali com a mão na massa.

Combine alguns dias de home office!

Essa é uma opção muito interessante, já que o home office vem ganhando cada vez mais popularidade, principalmente nessa pandemia! 

 

Dessa forma, o funcionário, além de experimentar uma nova experiência, poderá passar mais tempo em sua casa, com sua família e até agilizar algumas coisas! 

Crie eventos mais informais fora da empresa!

Isso é ótimo principalmente para as empresas que fazem constantes reuniões entre seus funcionários! Muitas vezes essas reuniões se tornam chatas e cansativas.

 

Portanto, uma boa opção é oferecer um pouco de divertimento entre os funcionários fora da empresa!

 

Siga nosso blog http://www.oficinox.com.br/ para absorver mais conhecimentos!

 

 

Compartilhe no Whatsapp