ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como ser um freelancer requisitado no mercado?

30/7/2021 - Sorocaba - SP

Seja trabalhando como web designer, redator, editor de vídeo ou qualquer outra profissão, o que é necessário fazer para ser um freelancer requisitado no mercado? 

 

Por mais que os trabalhos freelancer já fossem comuns, principalmente na área do marketing digital, a pandemia de Covid-19 fez com que eles fossem ainda mais requisitados. 

 

Com a força de trabalho cada vez mais remota entre os setores, o freelancer se tornou a solução para muitas empresas. 

 

Uma porcentagem crescente desses profissionais independentes também está optando por deixar seus empregos fixos e trabalhar como freelancers em tempo integral.

 

Embora a vantagem de se tornar um profissional independente possa certamente ser clara, uma mudança completa de carreira pode ser intimidante. 

 

Muitos profissionais independentes emergentes se perguntam como podem começar uma carreira freelancer de sucesso para que possam deixar para trás seu emprego de tempo integral para sempre.

 

Independentemente de alguém estar interessado em complementar seu trabalho tradicional ou em dirigir um negócio freelance em tempo integral, compilamos neste artigo algumas dicas que poderão te ajudar a ser um freelancer requisitado no mercado. 

 

Continue a leitura e confira! 



Dicas para alcançar o sucesso como freelancer

Aqui estão algumas dicas que ajudarão os freelancers com todos os níveis de experiência a construir suas carreiras e criar um nicho onde possam prosperar.

 

1. Defina sua experiência e o que você deseja oferecer

Quando os clientes procuram um profissional para contratar, eles querem um freelancer com experiência em seu setor específico. Por exemplo, se você oferece serviços de marketing digital para advogados, é desejável tenha experiência e o mínimo de noção sobre a área de atuação.

 

Embora qualquer redator autônomo possa escrever sobre encanamento, por exemplo, aquele que escreveu extensivamente sobre o assunto terá o conhecimento necessário para produzir um artigo de maior qualidade.

 

Considere as experiências e conhecimentos que você tem e como isso pode ajudar a moldar e moldar sua carreira freelance. 

 

Conhecimento prévio ou experiência em determinados assuntos, experiência em trabalhar com clientes ou empresas em determinados setores, ou mesmo certificações, podem torná-lo um profissional atraente.

 

Se houver áreas específicas onde você gostaria de trabalhar, mas não tem nenhuma experiência formal ou treinamento, procurar certificações ou experiências de aprendizagem para adicionar ao seu currículo também pode ser benéfico. ‍

 

2. Defina seus preços de forma competitiva e ajuste conforme necessário

Pode ser tentador para muitos novos freelancers se venderem abaixo do valor quando começam, pensando que isso os ajudará a construir sua base de clientes. 

 

Na verdade, você precisa estabelecer um preço competitivo com base em suas qualificações.

 

Lembre-se de que os clientes desejam trabalhar com profissionais em quem possam confiar para gerenciar o projeto com segurança e alto nível de habilidade. 

 

Definir um preço muito baixo pode prejudicar a confiança de clientes em potencial em suas habilidades. Ele também pode definir um padrão baixo para tarifas profissionais com seus clientes.

 

Em vez disso, observe sua experiência profissional e especialização no setor. Considere os tipos de trabalhos semelhantes que você concluiu, os resultados que produziu e as taxas típicas em seu setor. 

 

3. Construa sua presença digital

No mundo moderno, muitas coisas são feitas online. As empresas publicam empregos online e os clientes também procuram profissionais independentes online.

 

Várias plataformas digitais também facilitam a criação de um portfólio que demonstra suas habilidades e conhecimentos para aqueles interessados ​​em contratar freelancers em seu nicho. 

 

Você pode criar uma forte presença digital em várias plataformas. Além de construir um portfólio em um blog, por exemplo , você também pode usar a mídia social para informar às pessoas sobre o seu negócio freelance. 

 

Construa sua presença no LinkedIn e use-a como uma oportunidade para se conectar com todos, desde seu melhor amigo até contatos profissionais anteriores.

 

Nutrir uma rede forte pode fornecer a você leads para clientes em potencial e oportunidades para deixar sua experiência profissional brilhar. 

 

4. Use plataformas online para ajudá-lo a encontrar clientes

Com um aumento no freelancer em todos os setores, as plataformas baseadas na web ajudam a conectar freelancers e clientes. 

 

Os clientes que precisam de freelancers também sabem que podem criar contas nessas plataformas para encontrar os profissionais independentes de que precisam. 

 

Isso lhes dá a conveniência de coletar facilmente propostas de diferentes profissionais independentes no nicho certo e visualizar facilmente seus portfólios e exemplos de trabalhos anteriores.

 

Os profissionais podem construir sua base de clientes e começar a experimentar os benefícios de longo alcance do estilo de vida freelancer.

 

Vale dizer que, geralmente, essas plataformas oferecem a possibilidade do cliente avaliar os freelancer. 

 

Portanto, se você fizer um bom trabalho, poderá receber ótimas avaliações na plataforma, o que chamará a atenção de mais potenciais clientes. 

 

Algumas das plataformas mais conhecidas para trabalhos freelancers são: 99Freelas e Workana.  

 

Conclusão

Ser um freelancer requisitado no mercado é algo empolgante. Porém, pode parecer um pouco intimidador dar os primeiros passos em direção a uma carreira de freelancer e se afastar do formato de trabalho tradicional. 

 

Quer você queira ser um web designer, redator, programador ou qualquer outra coisa, saber como construir sua carreira e criar um fluxo constante de clientes o ajudará a alcançar o sucesso e ser um freelancer requisitado no mercado. 

 

Para te ajudar, lembre-se sempre das dicas que citamos neste artigo e garanta sua reputação como um freelancer confiável e bem-sucedido.



Compartilhe no Whatsapp