ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

O que faz um site ser responsivo?

29/7/2021 - Sorocaba - SP

Com a internet sendo cada vez mais acessada por dispositivos móveis, não é mais suficiente ter um design de site estático que só fica bem na tela de um computador. 

 

Mas, afinal de contas, o que é website responsivo? 

 

Antes de falarmos sobre a dúvida acima, é importante mencionar que você também deve considerar tablets, laptops 2 em 1 e diversos modelos de smartphones com diferentes dimensões de tela ao criar um design.

 

Com um web design responsivo, você pode garantir que seu site tenha a melhor aparência em telefones celulares, tablets, laptops e telas de desktop.

 

E essa melhoria na experiência do usuário significa maiores conversões e crescimento da sua empresa. 

 

Porém, é comum que as pessoas se confundam e não compreendam o que realmente faz um site ser responsivo e por que é tão importante focar nesse tipo de design. 

 

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, neste artigo, falaremos sobre o que é um site responsivo, qual é a sua importância e muito mais! 

 

O que é o design responsivo?

O design responsivo é uma abordagem ao design da web que faz com que o conteúdo do seu site se adapte aos diferentes tamanhos de tela de uma variedade de dispositivos.

 

Por exemplo, seu conteúdo pode ser separado em colunas diferentes nas telas da área de trabalho, porque elas são largas o suficiente para acomodar esse design.

 

Se você separar seu conteúdo em várias colunas em um dispositivo móvel, será difícil para os usuários ler e interagir com ele.

 

O design responsivo torna possível fornecer layouts múltiplos e separados de seu conteúdo e design para diferentes dispositivos, dependendo do tamanho da tela.

 

Design Responsivo vs. Design Adaptável

A diferença entre o design responsivo e o design adaptável é que o responsivo se adapta à renderização de uma única versão de página. 

 

Já o design adaptável oferece várias versões completamente diferentes da mesma página.

 

Ambas são tendências cruciais de web design que ajudam os webmasters a controlar a aparência de seu site em telas diferentes, mas a abordagem é diferente.

 

Com design responsivo, os usuários acessarão o mesmo arquivo básico por meio do navegador, independentemente do dispositivo, mas o código CSS irá controlar o layout e renderizá-lo de maneira diferente com base no tamanho da tela. 

 

Com o design adaptável, há um script que verifica o tamanho da tela e, em seguida, acessa o modelo projetado para o dispositivo.

 

Por que é tão importante ter um site responsivo? 

Se você é novo em web design, desenvolvimento web ou tem um site e deseja que ele ofereça uma ótima experiência para os seus clientes, pode estar se perguntando por que o design responsivo é tão importante. 

 

A resposta é simples: não é mais suficiente projetar para um único dispositivo. O tráfego online em dispositivos móveis ultrapassou o desktop e agora representa a maioria do tráfego do site. 

 

Para você ter uma noção mais clara, uma pesquisa mostrou que cerca de 58% dos brasileiros acessaram a internet pelo celular no ano de 2020. 

 

Quando mais da metade de seus visitantes em potencial estão usando um dispositivo móvel para navegar na Internet, você não pode simplesmente exibir uma página projetada apenas para desktop. 

 

Seria difícil de ler e usar e resultaria em uma experiência ruim para o usuário.

Mas isso não é tudo. Os usuários de dispositivos móveis também representam a maioria das visitas aos mecanismos de pesquisa. 

 

Finalmente, nos últimos anos, o celular se tornou um dos canais de publicidade mais importantes. Mesmo em um mercado pós-pandêmico, os gastos com anúncios para celular estão crescendo cada vez mais. 

Quer você decida anunciar nas redes sociais ou usar uma abordagem orgânica como o SEO do YouTube, a grande maioria do seu tráfego virá de usuários de dispositivos móveis.

 

Se suas páginas de destino não forem otimizadas para celular e fáceis de usar, você não conseguirá maximizar o ROI de seus esforços de marketing. 

 

Taxas de conversão ruins resultarão em menos leads e desperdício de gastos com publicidade.

 

Conclusão

As pessoas estão passando mais tempo na internet, isso é um fato. E, quem deseja ser encontrado de maneira online, precisa investir na criação de um bom site. 

 

Porém, para que um site realmente atraia visitantes e conquiste-os, é extremamente importante que ele ofereça uma ótima experiência ao usuário. 

 

E existem diversos fatores relacionados à experiência de usuário em sites. No entanto, se tem um que merece destaque, é o design responsivo. 

 

Os usuários de internet não estão apenas passando mais tempo na internet, como estão fazendo isso através de dispositivos móveis. 

 

Portanto, é fundamental que um site seja responsivo para atender a esses consumidores, que estão a todo momento fazendo pesquisas e compras pelo celular. Outro assunto interessante é o marketing digital para advogados, que pode ajudar muito um escritório de advocacia a prosperar.

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que, a partir de agora, esteja mais claro o que faz um site ser responsivo e qual é a sua importância nos dias atuais! 





Compartilhe no Whatsapp