ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

5 novidades tecnológicas para se comunicar melhor

29/7/2021 - Sorocaba - SP

Já percebeu quantas formas de se comunicar foram criadas depois do e-mail? Ainda que o correio eletrônico tenha sido um grande avanço, muitos outros surgiram nos últimos anos - e continuarão sendo

desenvolvidos.

 

Esses avanços são bastante interessantes, pois acompanham as mudanças sociais e as necessidades das pessoas. Confira a seguir algumas novidades que permitirão uma melhor comunicação!

 

 

1 - Reuniões intimistas

A necessidade de distanciamento aumentou e a realização de reuniões virtuais. Mas isso não significa que cada participante tenha que ficar distante, pois as ferramentas estão incluindo recursos para aproximar a todos.

 

O aplicativo de videochamadas online Microsoft Teams, por exemplo, lançou o modo juntos no ano passado. A funcionalidade permite que os participantes apareçam com uma tela de fundo compartilhada, dando a impressão de que todos estão no mesmo localcomo uma sala de reuniões mesmo. E você pode escolher entre fundos mais formais ou mais divertidos, dependendo do tipo de encontro.

 

 

2 - Rede social sem anúncios

Um dos incômodos dos usuários das redes sociais são os anúncios. Até mesmo pessoas mais engajadas, vez ou outra, fazem propaganda de um produto ou serviço — a famosa pubi.

 

De olho nisso, foi lançada a Gravvity, uma rede social canadense que promete ser clara quanto ao uso de dados. Os usuários só irão ver os anúncios se quiserem. Além disso, ela servirá para comunicação e interatividade, mas não terá curtidas como as demais.

 

 

3- Valorização da voz

Ainda que não tenha se mantido consistente, o Clubhouse — rede social focada em interações por voz — provou que as pessoas não desejam se comunicar apenas por mensagens. Até porque, muitas vezes, elas estão atarefadas ou desejam explicar algo que é melhor por áudio.

 

Talvez essa necessidade tenha aumentado mais por conta do distanciamento. Afinal, é normal sentir saudades de quem gosta, inclusive da voz. Desse modo, mesmo que o Clubhouse tenha esfriado um pouco, é de se esperar que venham mais novidades nesse sentido.

 

4 - E-mails sem phising

Embora grande parte das pessoas use e-mails há bastante tempo, ainda é comum que muitas caiam em golpes por esse meio. Segundo este levantamento feito por um laboratório da PSafe, 47 milhões de brasileiros foram vítimas de phising em 2020.

 

Nesse crime, os golpistas mandam mensagens em nome de empresas conhecidas, incluindo bancos, e ao clicar o usuário tem os dados capturados.

 

Para inibir a prática, o Google vai lançar um identificador de marcas. Assim, os usuários poderão comparar se o e-mail recebido é da empresa de verdade ou não. A novidade será adicionada nas versões web e mobile.

 

 

5 - Cartas on-line

A velocidade na troca de mensagens é comum em todas as redes sociais, o que faz com que seja até banal. Para diminuir (ou aumentar) a ansiedade e estreitar os laços entre pessoas de diferentes lugares foi criado o app Slowly.

 

O aplicativo existe há alguns anos, mas conquista cada vez mais adeptos. Por meio dele, é possível escrever “cartas” (mensagens de texto) para pessoas de dentro e fora do país — se uma das partes conhecer outro idioma. Porém, o envio não é imediato. Quem mora em São Paulo, por exemplo, demora cerca de 48 horas para receber uma carta do Japão. Além do campo para escrever, o app tem um mapa de onde é possível ver as mensagens que vão e que chegam.

 

Como visto, a tecnologia continua e continuará sendo uma aliada das comunicações. Seja para conversar com quem está perto ou longe, de maneira imediata ou não, há diversos recursos para todos os públicos.

 

Compartilhe no Whatsapp