ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Onde um engenheiro aplica AutoCad?

28/7/2021 - Sorocaba - SP

Hoje não existe dúvida entre os profissionais e estudantes do mundo da engenharia sobre a importância do AutoCad neste meio. Um software extremamente popular na criação e manipulação de projetos técnicos, algo que ajuda tanto os profissionais já formados e experientes quanto aqueles que ainda estão estudando. 

 

Deixando os projetos a prova de erros e valorizando muito mais o profissional que o utiliza. Mas claro, ainda existem os profissionais que não sabem exatamente o que é ou como aplicar, por conta disso hoje vamos explicar onde um engenheiro pode aplicar o autocad.

 

Mas o que é Autocad?

 

O Autocad é um software completo para que engenheiros possam fazer desenhos técnicos e diversos tipos de projetos. Existente desde 1982, o software sempre teve a vantagem de ser intuitivo, tendo muitas semelhanças a programas do famoso pacote Office da Microsoft, uma vantagem frente a outros softwares que prestam serviços similares.

 

No Autocad você pode encontrar funções de desenho como:

 

 

Além dessas funções, você também tem outras voltadas para analise de plantas baixas, sendo possível também converter objetos desenhados em 2D para 3D.

 

Onde aplicar o Autocad?

 

Como já dito, o Autocad é um software que serve tanto para elaboração de desenhos técnicos em 2D quanto também para criação de projetos tridimensionais. E por conta disso, existem diversos setores que podem estar utilizando dessa ferramenta de forma efetiva para criação de vários projetos.

 

Arquitetura e engenharia Civil

 

Nesse setor, o programa é usado para a criação de plantas e para a simulações de demonstração, e claro para a realização de diversos projetos de construção.

 

Sendo assim, o Autocad pode ajudar esse setor em:

 

 

Engenharia Mecânica

 

O Autocad pode ser usado para desenhar produtos e também separá-los em categorias. Isso facilita e muito a produção de equipamentos e peças de diversos setores e fábricas. Isso inclui o setor automotivo, o setor naval e até o de construção de máquinas.

 

Ou seja, no ramo da engenharia mecânica, o Autocad pode ajudar você disponibilizando:

 



Engenharia Elétrica

 

O Autocad também costuma ser muito utilizado por engenheiros da área elétrica, sendo utilizado para desenho dos equipamentos eletrônicos e também para fazer o planejamento detalhado e cuidadoso da parte de fiação que passa por prédios e casas, facilitando também o trabalho ao lado dos arquitetos e engenheiros civis.

 

Funcionalidades incluem:

 



Além dessas funções, o software também pode ter utilidade na hora de realizar desenhos fazer todos os detalhes de uma instalação hidrossanitária, além de produzir desenhos cartográficos e fazer o cálculo e definir custos de projetos, algo muito útil e que agiliza tudo na hora de se organizar o projeto.

 

Lembrando que se você for estudante de engenharia, você pode fazer o uso do AutoCad de forma gratuita. para isso, basta você acessar o site oficial dele, informar todos os seus dados que forem requisitados, que vão incluir o curso e a instituição que você está matriculado e então fazer o download do software.

 

Agora que você já sabe quão útil pode ser o Autocad, é hora de botar a mão na massa e utilizar tanto para seus projetos você que já é um profissional formado e atuante quanto você que é estudante.  

 

Compartilhe no Whatsapp