ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Segurança digital: dicas para proteger o seu e-commerce de ataques

28/7/2021 - Sorocaba - SP

A segurança de um e-commerce é bastante delicada. Basta um erro e pronto, a plataforma e os dados dos clientes foram comprometidos. Quando falamos em compras online, isso pode dar um prejuízo enorme.

As lojas virtuais são de interesse dos hackers. Afinal, uma invasão simples costuma render dezenas de informações valiosas. Da mesma forma, alterações no código do site podem redirecionar os pagamentos - e você só vai perceber mais tarde.

Neste post, vamos ensinar a como manter a segurança digital de seu e-commerce. Não deixe de ler nossas 10 dicas!

1. Escolha bem sua hospedagem

A hospedagem diz respeito ao servidor onde seu e-commerce vai ficar instalado. Portanto, é vital escolher uma empresa de confiança, e que tenha um sistema de segurança forte.

Evite arriscar com empresas novas no mercado. Às vezes, por faltar experiência, a segurança não é tão rigorosa quanto nas organizações consolidadas - e quem paga o preço é você.

Procure por provas referente à qualidade da empresa que pretende contratar.

2. Use SSL em seu e-commerce

Como existem muitas transações ocorrendo a todo momento na internet, milhares de dados sensíveis estão trafegando a cada segundo. Tendo em vista a segurança dessas informações, o SSL foi elaborado.

Em resumo, se trata de um método de criptografia, que visa proteger dados pessoais - principalmente bancários. A proteção acontece no momento em que os dados são enviados aos servidores, impedindo-os de serem capturados.

É comum a hospedagem vir com SSL gratuito.

3. Verifique seu site com frequência

Quando você assina uma hospedagem, a empresa contratada entrega um servidor - ou parte do potencial de um servidor. Assim, você pode fazer o que quiser com esse “espaço na internet”.

Isso é bom por um lado, e péssimo por outro. Em caso de invasão de sua máquina, os danos serão todos seus - inclusive com potenciais multas.

Então, é uma ótima ideia varrer seu e-commerce regularmente.

4. Use senhas poderosas

As senhas precisam ser poderosas, ainda mais quando se trata de um e-commerce. Não adianta colocar seu sobrenome, seu ano de nascimento e um símbolo. 

É vital utilizar o máximo de caracteres possível, com maiúsculas e minúsculas, letras e símbolos, sem relação nenhuma entre os dígitos.

Atualmente, existem vários bancos de senhas, e o próprio Google oferece esse serviço no Google Chrome.

5. Consiga selos de segurança

Dizer que sua loja é segura não vai acalmar seus clientes. Embora o SSL do site já seja um começo, ele não é suficiente. Você precisa de selos de segurança.

Algumas empresas de marketing, como a Planejador Web, usam esses selos em e-commerces como um diferencial. Dado o medo da população de cair em golpes, o selo de segurança é um divisor de águas.

6. Cuidado com os plugins do e-commerce

Os plugins, embora facilitem demais a programação do e-commerce, também podem ser a porta de entrada para hackers. Afinal, esses pedaços de código têm acesso direto ao site, e até executam operações nele.

Tendo isso em vista, use apenas plugins consagrados. Nada de arriscar sua loja virtual com códigos desconhecidos - mesmo os que prometem milagres para você.

7. Preze por seu banco de dados

O banco de dados é onde todos os dados ficam armazenados. Portanto, diversas informações sensíveis estão nesse local, tornando-o um alvo interessante de ciberataques.

Da mesma forma que acontece com os códigos do site, faça varreduras no banco de dados. Isso impede que malwares roubem informação ou causem algum dano no compilado de dados.

8. Desconfie de transações atípicas

Embora esteja fora da área técnica do e-commerce, as transações atípicas também são uma forma de ataque. No caso, o usuário pode ter descoberto algum bug no sistema, e está usufruindo desse conhecimento.

Em geral, quando isso acontece, o usuário busca obter o máximo proveito em um curto período. Sendo assim, desconfie de uma transação de R$ 1.000, se a média for de R$ 100.

9. Tenha um servidor exclusivo

Voltando à parte técnica, no momento de escolher uma hospedagem, dê preferência a servidores exclusivos. Tudo bem, o valor é bem mais alto que o da opção compartilhada, mas o exclusivo é mais seguro.

Na compartilhada, se um cliente que usa a mesma máquina que você for invadido, há uma probabilidade de seu site também ser infectado.

Além disso, compartilhar hospedagem pode causar diversos problemas em decorrência dos outros clientes - sem contar que os planos são muito limitados.

10. Cuide de suas senhas

Por fim, se você gosta de imprimir senhas (uma prática arcaica, mas bastante válida), preze pela segurança desses papéis. Da mesma forma, evite compartilhar suas senhas. 

Se compartilhar ou achar que suas senhas foram expostas, modifique todas elas. É melhor prevenir do que arcar com as consequências que podem advir desse vazamento.

Gostou destas dicas de segurança para e-commerce? Compartilhe!

 

Compartilhe no Whatsapp