ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Dicas para abrir uma clínica de reabilitação

28/7/2021 - Sorocaba - SP

Você vai começar a sua própria clínica de reabilitação e não sabe bem tudo o que precisa fazer para ter uma boa estrutura, quais funcionários vai precisar, quanto vai ter que investir e os fatores em geral que são fundamentais para que sua clínica funcione, cresça e o principal, ajude muitas vidas? 

 

É normal que pessoas prestes a começar esse negócio pela primeira vez tenham muitas dúvidas sobre esse segmento, mesmo sendo formado na área da saúde, uma clínica de reabilitação é algo muito grande, que requer pessoas, um grande planejamento e claro, muita paciência e amor pelo que se faz.

 

 E por isso hoje vamos trazer algumas dicas para abrir uma clínica de reabilitação, para que tudo seja feito de forma que ela possa sobreviver e ajudar a vida de muitos pacientes

 

Comece pelo planejamento

 

Procurar lugares, falar com candidatos a funcionários e ver decorações pode parecer muito empolgante, mas não deve ser o primeiro passo. 

 

Você precisa ter em mente que a sua clinica é uma empresa, e toda empresa precisa de um plano de negócios, um planejamento financeiro, entender o quanto você precisa e está disposto investir. errar nessa parte pode fazer com que você nem chegue ao ponto de ter pacientes, e acabar por fechar as portas antes mesmo de abri-las.

 

Você deve ter em mente pontos como:

 

 

Esteja dentro da lei

 

Para a sua segurança, dos seus funcionários e dos seus pacientes, é necessário que a sua clínica esteja por dentro de todas as exigências da lei. Você pode saber mais sobre elas falando com os órgãos competentes da cidade onde ela vai se localizar, mas tenha em mente que você vai precisar de:

 

 

Essa dica para abrir uma clínica de reabilitação vai fazer com que você não tenha problemas legais desnecessários

 

Tenha uma equipe qualificada

 

Essa dica para abrir uma clínica de reabilitação é crucial. Você como dono da clínica, por mais que possa ter outras funções que não apenas gerir, você não tem como cuidar de todos os setores do seu negócio, ainda mais um tão complexo e com tantos braços quanto uma clínica de reabilitação.

 

O jeito então é tomar cuidado com quais profissionais você terá com você para se certificar que vai delegar a pessoa certa ao trabalho certo.

 

Clínicas de reabilitação costumam precisar de muitos funcionários, uma vez que você vai prestar vários tipos de serviços diferentes dentro dela. Você pode precisar de:

 

 

Mas é importante ressaltar que o fato da pessoa ter um diploma não significa necessariamente que ela dá conta de um trabalho com esse. Certifique-se se sim de contratar pessoas qualificadas, mas tome o cuidado de conversar com essas pessoas para saber se elas se encaixam em um trabalho tão complexo quanto esse.

 

Isso porque trabalhar com dependentes químicos pode ser um desafio que envolve muita empatia, paciência e sangue frio. 

 

Todo dependente que for seu paciente precisa ter um cuidado muito profissional e humano, e saber lidar com todas as duras realidades que serão escancaradas quando o trabalho começar pode não ser fácil ou mesmo possível para qualquer um.

 

Antes de contratar, deixe claro os desafios que vão vir com a vaga, e tenha certeza de que o candidato está pronto para tentar.

 

Tenha uma boa estrutura.

 

Essa dica para abrir uma clínica de reabilitação é muito importante. A sua estrutura deve atender muitos requisitos que podem não passar pela sua cabeça a primeiro momento.

 

Claro que quando pensamos em estrutura, nos vem na cabeça primeiro o espaço físico, que de fato é muito importante. Se você vai ter internos que vão passar dias lá, você precisa oferecer conforto, quartos individuais, salas de recreação, refeitório completo, espaços arejados, salas de reunião, salas de atividades. 

 

Sempre pensando nos tipos de serviço que você vai prestar e como deixar os dias de internação mais leves.

Repassando então, você pode precisar de:

 

 

Você ter pode consultoria

 

Consultoria é a melhor forma de se ouvir de pessoas mais experientes os desafios que você pode ter que enfrentar na sua empreitada como dono de clínica. 

 

Para isso, existem empresas que prestam esse serviço, mas você pode também conseguir consultoria gratuita como no blog viver sem drogas, onde eles tem uma parte exclusiva para consultoria gratuita, onde você pode saber tudo sobre como é gerir uma clínica, seus métodos de abordagem e como lidar com cada um deles.

 

 Para saber como eles podem te ajudar, acesse o blog Viver sem Drogas.

 

Use essas dicas para abrir uma clínica de reabilitação de forma que sua clínica possa ir longe e salvar o máximo de vidas possível.

 

Não se esqueça, uma clínica é onde os pacientes vão para voltar a viver, mais que uma clínica para sanar um problema de dependência uma vida, você vai ter uma clínica para recuperar uma vida.

 

Compartilhe no Whatsapp