ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Qual a diferença de automação e otimização?

27/7/2021 - Sorocaba - SP

Nos últimos anos, diante dos avanços tecnológicos muito tem se falado a respeito de otimização e automação de rotinas e atividades, mas poucas pessoas entendem o que é a otimização.

 

Para algumas pessoas, essas duas palavras representam a mesma coisa. Entretanto, vamos analisar quais são as diferenças entre a automação e a otimização e como esses dois processos podem contribuir para a melhora nos resultados de um trabalho.

O que é automação

Automação é um processo onde se utiliza soluções tecnológicas para facilitar a realização de alguns processos. A automação está relacionada ao desenvolvimento de um processo autônomo que beneficia os trabalhadores.

 

A automação está presente em diversos ramos da vida humana, e pode ser aplicada para facilitar diversas rotinas. Um dos setores que mais se beneficia com o uso de soluções automatizadas é o setor da indústria.

 

O desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial tem tornado o processo de automação industrial ainda mais evidente. De acordo com especialistas, o avanço nas tecnologias de automação estão nos levando para a quarta revolução industrial.

Benefícios da automação

A automação reduz o trabalho humano, essa é uma solução que tem como objetivo transferir parte do trabalho realizado pelos seres humanos para as máquinas. 

 

Os processos de automação fazem com que as máquinas possam realizar trabalhos simples e complexos no lugar dos seres humanos. Esse tipo de solução traz diversos benefícios para a vida humana, como:

 

 

Quando o trabalho é realizado com auxílio de ferramentas automatizadas, o ser humano consegue utilizar o tempo e raciocínio para outras atividades mais complexas, que as máquinas ainda não conseguem realizar.

O que é otimização

Otimização por sua vez é o ajuste de processos para oferecer resultados mais precisos e com uma qualidade maior. Geralmente as duas palavras são relacionadas, porque um dos efeitos da automação é a otimização dos resultados do trabalho.

 

A otimização geralmente envolve um trabalho mais satisfatório e com a redução das possibilidades de falha de eventos de interrupção. Otimizar um trabalho é tornar os resultados ainda mais satisfatórios e essa não é uma tarefa simples.

 

Apesar de ser frequentemente relacionada à automação, a otimização pode ocorrer de forma independente através do desenvolvimento de soluções inovadoras para uma atividade de trabalho.

Benefícios da otimização

A otimização do trabalho também traz resultados animadores para as partes que se beneficiam. Alguns dos benefícios do processo de otimização do trabalho são:

 

 

Esses são apenas alguns dos benefícios que são associados ao processo de otimização de uma atividade. Quando as pessoas usam a expressão otimizar, geralmente estão empregando a ideia de tornar algo ainda melhor.

 

Para otimizar um trabalho ou um processo é importante observar onde estão ocorrendo falhas e trabalhar para solucionar as falhas melhorando assim os resultados obtidos.

Como otimizar utilizando automação

Conforme destacado anteriormente, a otimização e a automação geralmente andam de mãos dadas, já que a automação muitas vezes resulta na otimização das rotinas. Mas como é possível otimizar um trabalho através da automação.

 

Algumas empresas trabalham com a otimização de rotinas através de tecnologias de automação. Essas empresas geralmente desenvolvem soluções automatizadas que são capazes de prever e evitar falhas humanas.

 

A automação transfere grande parte das atividades de um trabalho para as máquinas. Máquinas que utilizam inteligência artificial são baseadas na lógica. A lógica não comete erros, é assim que se torna possível otimizar utilizando a automação.

 

Se você busca soluções para otimizar sua rotina de trabalho, o site http://sisvida.com.br, apresenta algumas soluções baseadas em automação para laboratórios e pode ser muito útil para seu trabalho.

Diferenças entre otimização e automação

A essa altura já deve ter ficado claro que existem algumas diferenças entre a automação e a otimização. Mas para facilitar vamos listar algumas diferenças para você:

 

  1. Automação envolve o uso de tecnologias para facilitar o trabalho;

  2. Otimização envolve a melhorar de resultados através de inovação;

  3. Automação tem como resultado a otimização do trabalho;

  4. Otimização pode ser resultado de um trabalho de automação ou de outra invocação.

 

Essas são as principais diferenças entre a automação e a otimização. Se gostou do artigo compartilhe com outros!

 

Compartilhe no Whatsapp