ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Os principais sobrenomes italianos no Brasil

26/7/2021 - Sorocaba - SP

É possível reconhecer a descendência italiana, muitas vezes, pelo sobrenome. Através da imigração de italianos entre os séculos XIX e XX, atualmente existem no Brasil milhares de descendentes que possuem o sobrenome estrangeiro.

Sobrenomes italiano mais populares

A Itália é um país com diversos sobrenomes, são, aproximadamente, 350 mil nomes de famílias diferentes – fazendo a Itália ser o país com a maior quantidade de sobrenomes do mundo, de acordo com o Istat (Instituto nazionale di statistica), um órgão estatístico do governo italiano.

Como em qualquer outro lugar, existem sobrenomes mais comuns atualmente, vamos ver quais são eles:

Como reconhecer o sobrenome italiano

Para conhecer a fundo suas origens, é preciso saber com certeza da onde você vem. Hoje em dia, existem site que podem ajudar nessa pequena busca, o Cognomi é um deles.

Através dele, é possível ter várias informações sobre os sobrenomes italianos – como a origem deles, seus significados, onde estão mais concentrados, etc. Há também dados estatísticos onde é possível ver quais são os sobrenomes mais comuns, visualização de um mapa dos sobrenomes, além de saber as curiosidades de nomes e sobrenomes italianos.

Outra informação importante é o significado de seu sobrenome, no site é possível descobrir. Geralmente, os sobrenomes possuem um significado associado a uma característica física, psicológica ou ao trabalho exercido pela família em questão.

Curiosidades dos sobrenomes italianos

Na Itália, alguns nomes masculinos são os mesmos que os femininos no Brasil. É muito comum encontrarmos um homem chamado Andrea, Simone, Daniele, Michele, etc.

O sobrenome Ferrari, que possui sua origem na palavra ‘’fabbro’’, ferreiro em italiano. Outras origens de sobrenomes são Russo e Rossi, que derivam da palavra ‘’rosso’’ – vermelho em italiano – dizem que os primeiros italianos a terem esse sobrenome eram ruivos, por isso o nome.

Importância de saber o sobrenome italiano

Quando você sabe a origem de seu sobrenome italiano, é possível ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de seus antepassados e até descobrir mais familiares espalhados pelo mundo.

Sabendo a origem de seu sobrenome italiano, você pode verificar de qual região da Itália sua família veio, além dela ser essencial para quem está em busca de obter a dupla cidadania italiana – que é um direito que se passa de geração para geração e oferecem diversos benefícios ao descendente.

Significado dos sobrenomes

Sobrenomes que indicam profissões

Procurar uma empresa que facilite todo o processo para iniciar a retirada da sua cidadania italiana é essencial. Ela ficará responsável por toda a burocracia enfrentada e por todos os documentos que serão necessários para realizar a retirada do passaporte europeu.

A Rotunno Immigration Solutions & Business é uma empresa especializada em processos imigratórios. Se você deseja ter dupla cidadania ou múltipla nacionalidade, entre em contato com nossa equipe para encontrar o melhor caminho.

 

Compartilhe no Whatsapp