ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Mau hálito pode ser sintoma de doença. Entenda

26/7/2021 - Sorocaba - SP

O mau hálito quase sempre é popularmente associado à falta de cuidados com a saúde e a higiene bucal, afinal, cáries, placas bacterianas, gengivites e outras doenças periodontais podem vir junto à halitose.

 

Mesmo assim, ter um cheiro ruim vindo da boca não significa automaticamente que exista a falta de higiene bucal, esse pode ser sinal de outras doenças ou problemas no corpo, pois muitos quadros que envolvem o estômago e as vias respiratórias também podem ser percebidos pelo bafo.

 

Nesse texto, mostraremos algumas outras causas, além da má higiene, que podem se manifestar pela halitose.

 

Como saber se tenho bafo?

 

Você tem algumas formas de conferir se tem mau hálito. A primeira e mais simples é fazer uma concha com as duas mãos, soprar devagar e inspirar esse ar em seguida.

 

Para esse teste dar certo, tente ficar com sua boca fechada por cerca de 10 minutos. Isso é recomendável pois o nariz, por estar perto da boca, vai se acostumando com o cheiro de seu bafo.

 

Outra forma pode ser pedir para pessoas próximas como familiares e amigos de muita confiança se você está com um cheiro ruim vindo da boca.

 

Se você confirmar que a boca está com um mau cheiro, pode ser realmente um caso simples, que se resolverá com a escovação dos dentes e a limpeza da língua.

 

Lembre-se que o habitual deve ser fazer isso depois de todas as refeições, para que se eliminem os germes e bactérias que podem se reproduzir por conta dos restos de comida.

 

Se mesmo assim, o bafo persistir, é importante que você se consulte com um dentista, que te indicará alguns tratamentos dentários.

 

Inclusive, ele pode observar que o motivo da halitose pode não ser a falta de higiene bucal. A partir daí, outras consultas devem ser feitas para procurar a causa do problema, podendo ser a garganta, o estômago e as vias nasais.

 

Que doenças podem causar o mau hálito?

 

Mesmo que uma das principais causas do mau hálito seja a má higiene bucal, nem sempre isso pode ser a única causa.

 

Aqui exemplos de outras doenças e problemas que podem te deixar com bafo:

 

Infecções na garganta ou sinusite

 

Garganta inflamada e sinusites podem causar um cheiro ruim vindo da boca, o pus acumulado na garganta pode causar o cheiro ruim. Já na cavidade nasal, a presença de bactérias nos seios da face também faz com que exale um odor ruim.

 

Gargarejos com água morna e sal podem ajudar você nessas horas, tanto para garganta quanto para sinusite.

 

Respirar vapor com vinagre, sal ou eucalipto também pode auxiliar a fluidificar as secreções, que irão sair com maior facilidade. Experimente também fazer lavagens nasais com soro ou água morna e sal.

 

Problemas no estômago

 

A má digestão e a gastrite podem também ser motivos para o mau cheiro vindo da boca, no caso, os gases passam pelo esôfago e, quando muito frequentes, podem exalar um odor ruim e perceptível.

 

Experimente melhorar a digestão comendo comidas mais leves e em pouca quantidade, como frutas e legumes, eles ajudarão a fazer com que a digestão melhore, assim como a halitose.

 

Em outros casos, a causa do mau cheiro pode estar ligada à bactéria Helicobacter pylori, por isso, é importante se consultar com médicos e fazer exames como o de endoscopia.

 

A fermentação ocorre por ação de bactérias, que liberam esses odores desagradáveis e deixam a boca com o cheiro do alimento que foi ingerido recentemente.

 

Diabetes descompensada

 

A diabetes também pode ser uma causa do mau odor na boca. A cetoacidose diabética ocorre nos momentos onde não há glicose suficiente nas células, assim, fazendo com que o organismo produza corpos cetônicos para gerar energia, o que causa um cheiro ruim vindo da boca e diminui o pH do sangue.

 

Isso pode ser perigoso, afinal, é um sinal de que a diabetes não está sendo devidamente tratada, por isso, vá a um médico e procure orientações para evitar a cetoacidose diabética.

 

Gengivite e outras inflamações na via oral

 

Quando não temos uma boa escovação, a gengivite pode aparecer, ela é uma das causas mais frequentes do hálito ruim.

 

A inflamação aparece como sinal de um grande acúmulo de bactérias na gengiva, por conta de restos de alimentos que ficam na boca e que, consequentemente, provocam um mau cheiro.

 

Doenças hepáticas

 

Doenças hepáticas e outros casos médicos que afetam o fígado, como a cirrose, podem causar também o mau hálito.

 

Por conta do funcionamento ruim do fígado, a síntese das substâncias absorvidas pelo nosso organismo é mal feita, assim, elas são liberadas pelas vias aéreas, quando elas na verdade deveriam ser excretadas.

 

Meta: O mau hálito  é quase sempre associado à falta higiene bucal, porém, o cheiro pode ser também um sinal de doenças no estômago e nas vias respiratórias.

Compartilhe no Whatsapp