ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

5 dicas para escolher seu plano de saúde

26/7/2021 - Sorocaba - SP

Ao menos uma vez por ano, é indispensável dar uma passadinha no médico e realizar um checkup completo. É comum que especialistas como oftalmologistas e dentistas recebam seus pacientes com uma frequência maior. Entretanto, outros médicos também não devem ser deixados de fora, como nutricionista, cardiologista e para as mulheres, o ginecologista é indispensável.

 

Manter os exames em dia auxilia na prevenção de doenças graves, além de possibilitar o tratamento imediato em casos diagnosticados precocemente, aumentando as chances de recuperação. Por esse motivo, o uso do plano de saúde tem crescido entre os brasileiros, especialmente por apresentar mais segurança e rapidez, em comparação ao SUS (Sistema Único de Saúde).

 

Durante a pandemia causada pelo coronavírus, muitas pessoas se sentiram inseguras em frequentar o ambiente hospitalar, o que causou uma grande queda na procura de exames e consultas de rotina. Por outro lado, de acordo com um levantamento divulgado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), desde o início da pandemia, os planos de saúde ganharam cerca de 1 milhão de novos beneficiários por todo Brasil. Atualmente, os planos atendem em média 48 milhões de pessoas, sendo esse o maior número de beneficiários desde setembro de 2016.

 

Mas, encontrar um bom plano de saúde nem sempre é uma tarefa simples. Além de não ser uma alternativa acessível para grande parte da população, as burocracias que envolvem o processo de contratação muitas vezes acabam dificultando ainda mais sua adesão, o que deixa muitos beneficiários inseguros e com dúvidas na hora de fechar negócio. O que acaba resultando na contratação de um convênio ineficaz, cancelado poucos meses depois.

 

Por isso, estudar as opções na hora de contratar um plano de saúde é essencial para garantir uma opção confiável e que atenda às suas expectativas. Abaixo, listamos 5 passos importantes para te ajudar durante a busca por um convênio:

 

 

  1. Entenda as suas necessidades. São muitas opções oferecidas para quem procura por um plano de saúde, e em muitos casos, boa parte dos itens ofertados não são úteis para todos os beneficiários, como a cobertura obstetrícia ou o plano internacional. Por isso, ficar atento ao que é indispensável para você facilita o processo.
  2. Fique de olho nos preços. Faça um cálculo de quanto pode e quer gastar, essa etapa também é necessária para dar início a procura do plano ideal para você. Além disso, dê atenção redobrada às possíveis taxas extras, reembolsos e reajustes anuais, os custos podem variar bastante dependendo da operadora.
  3. Compare! Escolhendo planos semelhantes em operadoras diferentes é possível fazer uma comparação justa, considerando a cobertura ofertada e os valores a serem pagos. Lembre-se que existem diversas opções no mercado, portanto, a realização de uma pesquisa aprofundada ajuda a fechar o melhor negócio.
  4. Individual ou familiar: qual a melhor opção? A contratação na modalidade familiar pode ser uma ótima opção caso você queira dividir os custos com outros membros da família. Enquanto os planos individuais são bem enxutos, os planos familiares geralmente oferecem uma cobertura mais ampla. Mas, os valores mudam bastante de acordo com a idade dos beneficiários, ficando mais caro para idosos, que normalmente vão ao médico com mais frequência, e um pouco mais barato para jovens e pessoas com menos de 50 anos.
  5. Acompanhe as avaliações da operadora. A Agência Nacional de Saúde (ANS) mantém um ranking atualizado anualmente que avalia as operadoras de planos de saúde de todo o país. Na lista, são levados em consideração aspectos operacionais, econômicos e qualitativos, comparando as várias opções disponíveis no mercado. Além disso, também é possível acompanhar as avaliações dos usuários dos planos de saúde, que participam da análise com relatos, comentários e reclamações

Concluindo

Não é sempre que publicamos por aqui dicas para a sua família no geral, sendo o nosso foco em empreendedorismo. Porém para um empreendedor obter sucesso, ele precisa viver tranquilo e seguro. Sendo assim, este artigo visa trazer dicas para que você possa finalmente escolher a melhor forma de proteger a sua pessoa, e a de seus entes queridos.

Em tempos de pandemia precisamos frisar que ter um plano de saúde é extremamente importante, para não ficar a mercê apenas do SUS, que possui um bom serviço, porém sobrecarregado.

Fique atento em nossa coluna para mais artigos como este e os habituais de empreendedorismo.

Compartilhe no Whatsapp