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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como funciona o serviço de atendimento ao consumidor?

26/7/2021 - Sorocaba - SP

Você com certeza já entrou em contato com uma central de atendimento ou o famoso SAC que nada mais é do que o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), não é mesmo?

Apesar de ser relativamente conhecida, podemos destacar que muitas pessoas ainda acham que é um verdadeiro mistério. 

Geralmente os empreendedores e empresários que não conhecem bem esse serviço, acabam perdendo oportunidades e tendo alguns problemas bem sérios, afinal, acabam não se destacando entre os concorrentes.

Diante dessa questão que é bem importante, tendo como intuito ajudar aos empreendedores a se destacar entre a concorrência, iremos destacar ao longo deste post o que exatamente é esse tipo de serviço e de que forma ele funciona. 

Você entenderá ainda porque este tipo de serviço é tão essencial e porque ele é importante para sua empresa, leia e descubra tudo!


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Título da imagem (SEO): Serviço de atendimento ao consumidor

Entenda o que é uma Central de atendimento

De modo geral, a central de atendimento é um local voltado para atender clientes, ela é mais conhecida como SAC.

Essa é uma ferramenta de marketing poderosa e muito tradicional, sendo que a mesma ganhou certo destaque devido a sua capacidade de criar um meio de os clientes entrarem em contato diretamente com a empresa desejada.

A intenção dos empreendedores é fazer com que seus clientes busquem encontrar soluções de forma rápida, simples e muito eficaz para seus problemas.

E como isso acaba ocorrendo? Claramente com a ajuda de um profissional capacitado, automaticamente o consumidor não apenas esclarece suas principais dúvidas como ainda faz sugestões e reclamações relativas à marca, serviço ou produto ofertado pela empresa.



E como funciona uma central de atendimento?

Depois de compreender exatamente o que é uma central de atendimento ou Serviço de Atendimento ao Consumidor, agora é o melhor momento de esclarecer como ele de fato funciona. 

Saiba que apesar de originalmente o mesmo ser realizado por meio de telefone, com o passar dos anos e com o enorme avanço da tecnologia ele acabou adotando algumas novas versões melhorando cada vez mais!

Os atendimentos atualmente são realizados através de chats, telefones ou ainda via e-mail, lembrando que os clientes acabam entrando em contato e expõem suas dúvidas, críticas ou sugestões. 

Com a pandemia, as centrais de atendimento mudaram muito, afinal, várias pessoas começaram a trabalhar de casa atendendo aos clientes.

As empresas tiveram que aprender a se adaptar ao momento que estamos passando, a gestão do atendimento está sendo feita à distância, e é muito importante sabermos exatamente como o atendimento está na visão dos clientes.

É por este motivo que atualmente muitas frentes tais como: suporte técnico, canais de venda e atendimento ao consumidor precisam de um atendimento rápido e direto: o QChat.

Na verdade, este é um estilo de ferramenta de atendimento online, permite ainda a conversação em tempo real, permitindo a prestação de um atendimento personalizado ao usuário por meio de vários recursos.

Muitos empreendedores e empresas estão focando neste tipo de atendimento, afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas, fica mais fácil mandar mensagens online do que entrar em contato via ligação. 

Claro que as empresas precisam analisar se este serviço com o cliente final está sendo bem feito, por esse motivo as ferramentas atualmente já garantem e fazem com que os dados fiquem interligados no sistema.

Os atendentes precisam estar sempre buscando melhorar seu atendimento, além de ouvir e cuidar das demandas que chegam do usuário externo e interno.

 

Veja aqui porque o SAC é tão efetivo

Sabidamente quando uma empresa opta por implantar o SAC, ela consegue acesso a uma série de vantagens que acabam indo além de um simples atendimento ao cliente.

Na realidade, sua real eficácia está completamente relacionada à capacidade que a empresa possui de oferecer soluções de forma ágil e completa, sempre procurando desburocratizar o processo.

Saiba que isso não é tudo, entenda que a efetividade desse tipo de atendimento pode ser constatada facilmente principalmente quando paramos para analisar as vantagens que esse tipo de contratação acaba trazendo, veja algumas: 

 

Resolução de problemas mais ágil


Veja que uma das maiores vantagens a ser obtida pela empresa usando esse serviço é justamente a agilidade para solucionar possíveis problemas. 

Lembrando que tudo isso é possível graças ao trabalho eficiente da própria equipe de suporte, é justamente por meio dela que as necessidades do cliente são atendidas ainda na fase inicial do processo.

De certa forma, isso acaba diminuindo consideravelmente as chances de surgirem possíveis problemas judiciais ou ainda a construção da imagem negativa do mercado, quanto aos produtos e serviços que efetivamente são oferecidos pela marca.

Isso acaba fazendo com que o cliente crie satisfação e fidelização pela marca, sendo que é mais provável que essas pessoas passem a confiar ainda mais nos produtos e serviços ofertados, tornando-se fiéis a ela. 

 

Ajuda no fortalecimento e posicionamento da marca no mercado


Uma outra vantagem que as empresas possuem de recorrer a uma central de atendimento é a capacidade da qual essa ferramenta tem para fortalecer e melhorar então o posicionamento da marca no mercado.

Geralmente isso ocorre, devido a forma como esses clientes efetivamente são tratados pela empresa.

Quando os clientes percebem que a marca possui a preocupação de oferecer um dos melhores atendimentos possíveis,  então os clientes começam não somente a valorizar a marca como ainda os produtos e serviços que são ofertados por ela.

 

O SAC ainda é capaz de melhorar o atendimento ao cliente


De acordo com o citado acima, entenda que o SAC é inteiramente efetivo principalmente no que se refere a proporcionar um atendimento de altíssimo nível aos clientes desta marca/empresa. 

Porém, para alcançar esse objetivo, saiba que é crucial que ocorra o investimento direto voltado para ajudar a formar uma equipe de atendimento ainda mais capacitada.

Tendo um atendimento e suporte relativamente bom, os clientes não pensarão duas vezes em realizar compras na empresa, como também acabam recomendando seus produtos/serviços para as demais pessoas.

Porém, é preciso que as empresas façam a gestão desse atendimento para verificar exatamente como está funcionando esse atendimento, e melhorar os pontos que ainda não alcançaram sucesso!

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