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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Empreendedores: como diversificar os meios de pagamentos na sua empresa

23/7/2021 - Sorocaba - SP

 

Saber como diversificar os meios de pagamentos na sua empresa é importantíssimo para qualquer empreendedor, especialmente um que esteja focado no mercado digital ou em segmentos de tecnologia. Afinal de contas, um negócio do tipo precisa ter versatilidade para receber pagamentos de diferentes tipos e atender todo o tipo de consumidor possível.

Hoje em dia, é normal pensarmos em pagamentos com base em cartão ou dinheiro. No entanto, o Brasil vive um cenário extremamente desigual em relação a utilização de ferramentas de pagamentos. Enquanto mais de 30 milhões de brasileiros não têm conta em banco, outros tantos milhões já exploram tecnologias totalmente novas e diferentes na hora de pagar por suas compras e contratações.

Quer saber como diversificar os meios de pagamentos na sua empresa para andar na vanguarda do mercado? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como diversificar os meios de pagamentos na sua empresa: 5 formas

1. Aceite criptomoedas

Hoje em dia, o número de brasileiros que já sabe ou quer aprender como investir em Bitcoin e outras criptomoedas vem crescendo. É fácil entender o porquê disso quando vemos os resultados dos investimentos nesses ativos.

O Bitcoin, por exemplo, rendeu 400% desde o ano passado, um valor absurdo. Quando comparamos com o real, que se desvalorizou bruscamente, dá para entender como a aplicação na moeda digital foi muito mais vantajosa.

Por isso, aos poucos, criptomoedas como o Bitcoin e o Ethereum vão se popularizando no Brasil e podem ser usadas como meios de pagamento para compras e serviços.

Além disso, receber pagamentos via criptomoedas é vantajoso para a sua empresa da mesma forma que seria receber pagamentos via ouro ou ações de uma outra empresa lucrativa: eventualmente, as criptomoedas vão se valorizar mais, o que torna seu ganho maior exponencialmente.

2. Conheça novas tecnologias

Existem muitas novas tecnologias de pagamentos hoje em dia. Seu estabelecimento provavelmente até já usa algumas delas sem saber, mas muitas outras ainda são desconhecidas. Portanto, vale a pena pesquisar no mercado para conhecer algumas das possibilidades disponíveis.

Por exemplo, hoje em dia existem muitos serviços de pagamentos que permitem que o seu cliente faça uma transferência e pague pelo produto comprado apenas com um QR Code, sem precisar de senha no cartão, o que facilita muito para ele.

Outra possibilidade diferente é o pagamento por aproximação, que muitos cartões de crédito começaram a liberar. Essa é uma alternativa que se popularizou muito na pandemia do novo coronavírus, quando as pessoas não quiseram mais compartilhar notas de dinheiro ou usar as maquininhas de cartão.

3. Use o Pix

O Pix é um sistema do Banco Central que foi lançado em 2020 e, em pouco tempo, se popularizou bastante. É fácil entender o porquê: ele permite transferências entre bancos em tempo real e totalmente gratuito.

Apenas as empresas precisam pagar um valor para usar o Pix como meio de pagamento pelos seus produtos e serviços. Nesse caso, você poderia oferecer um simples QR Code para que o comprador fizesse um Pix para pagar pelos produtos.

Essa é uma opção especialmente interessante para e-commerces. É claro que o pagamento via cartão já confirmava a compra quase na mesma hora, mas sempre havia o risco de chargeback. Agora, dá para confirmar a compra instantaneamente e sem esse risco.

4. Facilite para o seu cliente

Um bom sistema de pagamentos é aquele que sempre vai facilitar a vida do seu cliente. Portanto, opte por ter os mecanismos mais amplos e mais cômodos de usar. Quanto menos resistência o cliente tiver na hora de pagar pelo seu produto, maiores as chances da venda acontecer.

Por exemplo, se você tiver um estabelecimento físico, além do caixa tradicional, adicione também a opção de auto atendimento para os clientes que estão com mais pressa.

Outro exemplo é adicionar os recursos mais modernos e que exigem menos do cliente, como o pagamento por aproximação ou por Pix. Quanto menos passos ele tiver de fazer, menor.

5. Assuma os riscos

Por fim, entenda que todo método de pagamento envolve algum risco. O Pix para empresas tem um certo custo, o pagamento via cartão tem o risco de chargeback, o pagamento via criptomoedas pode fazer com que elas se desvalorizem eventualmente.

Seja como for, entenda que a sua empresa deve lidar com esse risco, não o cliente. Afinal, quanto mais fácil para o consumidor, mais chances da venda sair e melhor para você.

Ao assumir o risco, você potencializa as suas chances de vender e, depois, pode tomar ações que mitiguem qualquer risco que exista (vender logo as Bitcoins para coletar o dinheiro, etc.).

Pronto! Agora que você já entendeu como diversificar os meios de pagamentos na sua empresa, é hora de colocar essas dicas em prática e abordar novas formas de receber dos seus clientes. Lembre-se de que quanto mais caminhos abertos para receber o pagamento na sua empresa, maiores as chances de fechar vendas e conseguir conquistar clientes que, de outra forma, iriam para sua concorrência.

Na sua opinião, quais são os meios de pagamento mais importantes no curto prazo? Comente abaixo!

 

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