ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

O RB Bragantino pode sonhar com o título brasileiro?

14/7/2021 - Sorocaba - SP

Em 1991 o Bragantino chegou à final do Campeonato Brasileiro, perdendo para o São Paulo por 1 a 0 no jogo de ida no Morumbi e empatando em Bragança Paulista por 0 a 0. A desilusão não escondeu a excelente campanha do clube do interior paulista, que tinha sido campeão paulista em 1990.

Em 2021 o clube começou o Campeonato Brasileiro da Série A com tudo, liderando a competição e inspirando uma pergunta totalmente válida: é possível sonhar com a conquista?

Sites como bet365 e Sportsbet começam a dar o devido valor ao Massa Bruta, com odds mais favoráveis em diversos jogos, inclusive contra os chamados clubes grandes. Depois de vencer Palmeiras e São Paulo de forma clara e se impondo, não há por que ter dúvidas.

É sim possível, mas depende de algumas coisas

A virada veio com o investimento da Red Bull, que já tinha um projeto futebolístico no interior de São Paulo, mas pulou algumas etapas para assumir o Bragantino, que estava na Série B. O acesso veio rapidamente com a conquista da Série B em 2019. O Bragantino em anos anteriores até estava se mantendo e teve alguns bons brilhos, mas nada próximo do que conquistou com Vanderlei Luxemburgo e Carlos Alberto Parreira nos anos 90 e agora.

O time começou uma política de contratações interessantes, investindo em jovens talentos de clubes grandes. Em 2020 o time ficou em décimo no seu primeiro ano na elite, mas teve Claudinho como craque da competição.

Claudinho ficou, apesar de não sabermos até quando e junto com Arthur e com Italo sendo artilheiro, o clube começou a vencer os jogos grandes. Maurício Barbieri faz excelente trabalho e Leo Ortiz chegou à seleção brasileira após lesão do zagueiro Felipe, do Atlético de Madrid.

Claro que é difícil não pensar no Red Bull Bragantino como um cavalo paraguaio, pelo menos neste começo de trajetória na Série A – é só a segunda temporada do time na elite com a nova direção – mas há alguns argumentos para sustentar que o time pode se manter ali.

O primeiro é que o time é bom, com valores individuais entre os melhores do Brasil. São poucos times que tem Arthur e Claudinho, dois jogadores habilidosos, rápidos e bons finalizadores. O elenco também é bom e está focado na competição, já que foi eliminado pelo Fluminense na Copa do Brasil – perdeu por 2 a 0 na ida e só ganhou de 2 a 1 na volta.

Os times rivais estarão divididos

Quando se fala dos principais torneios disputados por clubes brasileiros, a sombra de Flamengo e Palmeiras é grande. Então no Campeonato Brasileiro, que teve os dois como campeões das últimas três edições – Verdão em 2018, o rubro-negro carioca em 2019 e 2020 – não é diferente.

Mas ambos terão pedreiras para encarar com seus elencos, além de desfalques por causa da seleção. O Flamengo tem a Libertadores e a Copa do Brasil, enquanto o Palmeiras, mesmo sem a Copa do Brasil, ainda está tendo dificuldades com lesões, uma certa instabilidade interna e também está focado no bi seguido da competição continental. O calendário apertado também complica para quem precisa se dividir.

O Red Bull Bragantino está na Copa Sul-Americana, é verdade, mas se o desempenho no Brasileirão for bom, abrir mão das oitavas de final contra o Independiente del Valle não será um problema.

O Brasileirão é uma competição longa e chegando próximo do um terço da disputa, dá para ter uma ideia de como serão as forças, mas não é possível cravar o que acontecerá. Ano passado o Internacional teve uma fase espetacular e quase surpreendeu a todos para conquistar um Brasileirão que não é seu desde 1979. Eles ficaram a um gol de superar o Flamengo. É possível dizer sim que o time do Bragantino é tão bom quanto o do Inter, se não melhor.

Outros times como Atlético-MG, Fluminense e o Athletico também sonham com a falta de “atenção” de Palmeiras e Flamengo para tentar gerar uma surpresa. Mas o Red Bull Bragantino, com sua gestão profissional, bons jogadores e um começo de competição ótimo, vai querer completar o serviço que o time de 1991 bateu na trave.

Compartilhe no Whatsapp