ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Negócios com pouco investimento e retorno rápido são realidade no mercado; veja como abrir

8/7/2021 - Sorocaba - SP

 

 

Em busca de negócios com pouco investimento e retorno rápido? Saiba que é possível empreender sem gastar muito e com um prazo de retorno bem rápido. 

 

Para começar um negócio próprio, a organização é uma parte indispensável do processo. 

Nesse momento, é fundamental estar por dentro de informações como valores de investimento e em quanto tempo você poderá ter retornos daquele trabalho. 

 
Mas o que pode parecer estranho para algumas pessoas, é que abrir uma empresa nem sempre precisa ser sinônimo de grandes custos e retornos demorados. No mercado, existem várias opções de negócios atraentes e em diversos segmentos. 

Quais os negócios com pouco investimento e retorno rápido?

Uma boa dica para quem busca negócios com pouco investimento e retorno rápido são as franquias. Isso porque, esse é um modelo de negócio que possui várias vantagens, sendo, inclusive, mais seguro. 

 

Assim, para quem não conhece, uma franquia consiste em uma nova unidade de uma marca que já existe. Ou seja, é um modelo que será reproduzido por novos investidores, mantendo o padrão da empresa. 

 

Desse modo, ao se tornar franqueado, você irá receber o direito de uso da marca e também todo o conhecimento para funcionar a unidade. Logo, terá um plano de negócios já testado para seguir. 

 

É por isso que os riscos costumam ser menores, afinal, você seguirá o caminho de sucesso da marca, evitando possíveis erros. Ao mesmo tempo, há o acompanhamento feito pela empresa, que oferece vários suportes.

Vale a pena abrir uma franquia?

Depois de entender que as franquias são boas oportunidades de negócios com pouco investimento e retorno rápido, você precisa também conhecer as vantagens que elas oferecem. 

 

Como dissemos, ao investir em uma franquia, você não precisará desenvolver uma empresa completamente nova. Logo, todo o processo de começar seu negócio próprio será muito mais ágil. 

 

Nesse sentido, você receberá treinamentos da marca, manuais e uma série de recomendações. Portanto, poderá se preparar para o novo trabalho que deverá conduzir na unidade. 

 

Da mesma forma, durante a operação, você poderá contar com o apoio da franqueadora. As empresas costumam oferecer suporte em áreas como marketing, jurídico, gestão de qualidade, estratégias de vendas e mais. 

 



Contudo, antes de começar um negócio como esse, é interessante que você analise seu próprio perfil de empreendedor para entender se essa será uma boa opção. Afinal, como franqueado você será responsável por toda unidade. 

 

Então, já saiba que você terá que ser multitarefas, dar conta da parte administrativa e ficar de olho na própria operação. 

 

Por não contar com um patrão fazendo cobranças, também é essencial que você seja organizado, saiba se cobrar e consiga administrar todos os horários. 

Entenda como abrir uma franquia

Agora, se você quer ganhar dinheiro em negócios com pouco investimento e retorno rápido, saiba que o processo para abrir uma franquia exige algumas etapas. Os primeiros passos são compostos pelas pesquisas para encontrar negócios que lhe atraem. 

 

Então, não esqueça de analisar várias opções com cuidado, buscando entender quais são os produtos e serviços oferecidos. E claro, tente entender se o modelo e segmento realmente combinam com o seu perfil. 

 

Depois, não deixe de verificar quais são as suas possibilidades de investimento, pois é ideal que você escolha um negócio que caiba no seu orçamento. Em seguida, ao optar por uma franqueadora, pesquise mais sobre ela e entre em contato. 

 

Nessa etapa, você terá que repassar algumas informações, e também irá receber a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que reúne todos os detalhes sobre o negócio. Por isso, leia tudo com muito cuidado e tire suas dúvidas com o representante. 

 

Para entender melhor como a franquia funciona, você pode virar cliente e ter sua própria experiência na unidade. Além de conversar com outros clientes. Da mesma forma, pode conversar com outros franqueados para descobrir como é a parceria na prática. 

 

Sendo assim, ao gostar da marca e decidir investir, você terá que assinar os contratos e realizar os pagamentos de taxa de franquia. Se a unidade precisar de um ponto inicial, será preciso procurar o melhor local e realizar reformas. 

 

Além disso, você terá que passar por treinamentos para aprender todas as formas de operação e administração da unidade. Por fim, poderá inaugurar seu negócio e colocar tudo em prática.  

9 negócios com pouco investimento e retorno rápido

 

Depois de todas essas informações, você já sabe como encontrar negócios com pouco investimento e retorno rápido. Por meio das franquias, você encontra várias oportunidades de negócio, de uma forma segura e com mais apoio. 

 

Mas para você estar ainda mais preparado na hora de investir, trouxemos a seguir uma lista com dicas de franquias que podem ser interessantes. 

 

Para isso, escolhemos opções em diferentes segmentos, que trabalham com produtos e serviços distintos, e que possuem prazos de retorno curtos. Acompanhe a leitura e confira as dicas!

 

1. PaperPão

 

Uma das opções entre os negócios com pouco investimento e retorno rápido é a franquia PaperPão. Com ela, é possível trabalhar com os anúncios em sacos de pão, uma mídia que tem grande saída diariamente. 

 

Sendo assim, o franqueado deve procurar por empresas que estejam interessadas em serem anunciadas nesses espaços. Logo, a cada venda de espaços publicitários para empresas, mais o franqueado lucra. 

 

Além disso, é possível administrar a unidade de casa e a franqueadora oferece treinamentos para negociações e vendas. 

 

2. Café MAEG

 

A franquia Café MAEG é uma oportunidade para quem deseja atuar no ramo de alimentação. Com ela, você pode ter um negócio de baixo investimento, modelo enxuto e fácil operação. 

 

Isso porque, ao se tornar franqueado você terá uma cafeteria móvel, com toda a estrutura de preparo, com vitrine, rodas e fogão. Assim, poderá comercializar não só o café, como também salgados e quitutes. 

 

Desse modo, é possível trabalhar com uma bebida de alta demanda, e ainda ter apoio de uma marca com experiência no mercado. 

 

 

3. Monitorias

 

Entre as opções de negócio, também existem aqueles no ramo de educação. Esse é o caso da franquia Monitorias. Por meio dela, os franqueados podem oferecer aulas particulares e reforço escolar com metodologia própria. 

 

A grande vantagem é que a franquia opera pelo modelo home based, logo, é possível trabalhar de casa em horários flexíveis. A marca tem como foco alunos do Ensino Fundamental e Médio. 

 

Ao mesmo tempo, vale ressaltar que os franqueados contam com acompanhamento pré-inauguração, manuais e treinamentos completos. E claro, suporte ao longo da operação. 

 

 

4. Brasil Nutri Shop

 

 

Tem interesse em atuar com uma loja virtual? Com a Brasil Nutri Shop você tem a oportunidade de investir em negócios com pouco investimento e retorno rápido, sem sair de casa. 

 

Isso porque, a franquia funciona por meio de um site. Então, o franqueado precisa administrar esse site e realizar vendas. Assim, é fundamental fazer uma boa divulgação e apresentar os produtos para os clientes. 

 

A Brasil Nutri Shop trabalha com várias opções de suplementos alimentares e produtos fit, e se responsabiliza pela parte de estoque e entrega dos produtos. 



 

5. Zupy 

 

Entre os negócios com pouco investimento e retorno rápido, a franquia Zupy atua com serviços para fidelização de clientes. Assim, o catálogo da marca conta com processos de mobile marketing, marketing de proximidade e outros sistemas digitais. 

 

Sendo assim, os franqueados podem trabalhar de casa, procurando por possíveis clientes, como micro e pequenas empresas que podem se interessar pelos serviços. 

 

Mas claro, para isso a franqueadora irá oferecer treinamentos, acompanhamento e suporte contínuo. O franqueado também recebe um sistema próprio para uso, aplicativo e material de apoio. 

 

6. Acquazero

 

 

Em atividade desde 2009, a Acquazero é uma franquia de limpeza ecológica e estética automotiva. Sendo assim, seus franqueados oferecem serviços como a limpeza externa do carro, feita com apenas 300 ml de água. 

 

O grande diferencial da marca é o seu compromisso com o meio ambiente. Por isso, todos seus serviços economizam água e são feitos com produtos biodegradáveis. No catálogo estão disponíveis o polimento de pintura, oxi-sanitização, cristalização de vidros e mais. 

 

Os franqueados podem escolher entre o modelo home office, para atendimento delivery, ou de loja física.

 

7. Quisto

Sabia que também é possível ter uma corretora por meio de negócios com pouco investimento e retorno rápido?  Com a Quisto Corretora de Seguros você tem o apoio de uma marca que está no mercado desde 2012.

 

Nesse sentido, é possível contar com um catálogo com mais 100 opções de serviços, como financiamento imobiliário, seguro de vida, crédito consignado, seguro auto e mais. 

 

Para isso, os franqueados recebem treinamento e suporte contínuo da marca. A franquia ainda tem um software próprio que agiliza todo o processo de cotação. 

 

 

8. Avec 

 

Já a franquia Avec atua no mercado oferecendo soluções tecnológicas para empresas de beleza e bem-estar. Dessa forma, seus franqueados podem oferecer produtos para sistema de gestão, marketplace de produtos, aplicativos para agendamento de clientes e mais. 

 

Nesse sentido, os investidores devem prospectar clientes, focando em salões de beleza, barbearias, SPAs e outros. Para isso, ele terá suporte contínuo da marca e uma plataforma online com conteúdos. 

 

Vale lembrar que a Avec está em atuação desde 2018, com 30 unidades em operação hoje. 

 

 

9. Prospecta Obras 


Um tipo de negócio no ramo de construções é a Prospecta Obras. A franquia é uma plataforma que mapeia obras e gera informações para empresas. 

 

Ou seja, a ideia é listar as possíveis obras que vão se iniciar ou estão em andamento, para as empresas do ramo que possuem produtos ou serviços a oferecer. 

 

Então, os franqueados podem operar em formato home based, procurando informações relevantes e completas para atualizar a plataforma. Ainda, a franqueadora oferece treinamento e suporte. 

 

 

Ao longo deste conteúdo, você pôde notar que existem opções de negócios com os mais diferentes focos, abrangendo muitos segmentos. E claro, para se tornar um franqueado não é preciso gastar muito e o retorno é algo bem rápido. 

 

Por isso, para quem deseja investir em negócios com pouco investimento e retorno rápido, é importante ficar atento ao mercado de franquias e aproveitar as melhores oportunidades. 

 

Mas para fazer uma boa escolha, é fundamental conhecer a marca a fundo, entender quais são seus objetivos como empreendedor e qual tipo de negócio teria prazer em atuar. 

 

Lembre-se que, como franqueado, você terá que se dedicar muito ao negócio. Por isso, é recomendado estar envolvido e gostar do que faz, para conseguir um bom desempenho. 

 

 

Compartilhe no Whatsapp