Autor: Lucas Pelisari
Existem dúvidas sobre as diferenças entre loja virtual e site, principalmente em qual momento se usa cada plataforma. Essas dúvidas se dão por conta da função principal das duas: gerar vendas.
No entanto, a loja virtual e o site são úteis em momentos diferentes. Para que possamos explicar as diferenças entre site e loja virtual, é necessário definirmos, efetivamente, o que é cada plataforma. Portanto, continue a leitura e confira!
O website é uma ferramenta utilizada por empresas ou indústrias, nomeados de sites institucionais. Logo, site é o espaço na internet de conhecimento do consumidor sobre a empresa.
Por exemplo, pelo website, o consumidor analisa o tipo de serviço que a empresa oferece para então contratá-lo. Essa consiste na maior diferença entre um site e loja virtual, porém, existem outras distinções que serão abordadas ao longo do texto.
Para resumir, um site é uma área na internet onde é encontrado um conjunto de páginas com conteúdos sobre um assunto específico. Sendo assim, são parte dos exemplos: as lojas virtuais em conjunto com os portais de notícias ou blogs.
Uma loja virtual pode ser conceituada como um mecanismo de promoção, onde consiste na transação de compra e vendas de produtos. Dessa forma, o consumidor é informado sobre os preços, as formas de pagamento e entrega de mercadorias.
Basicamente, a loja virtual tem como finalidade a venda de produtos de uma empresa. No entanto, as diferenças entre loja virtual e site vão além disso.
Um site exige um teor mais corporativo. Já a loja virtual tem como função a venda de forma automatizada. A partir de agora, vamos entender mais a fundo as diferenças encontradas entre site e loja virtual.
No site contém as características e vantagens que os produtos e serviços denotam. A partir dessas informações, é disponibilizado para o consumidor fazer um pedido de orçamento.
Na loja virtual, esse processo não é necessário, pois as informações de preços, possibilidade de cálculo do frete e consulta de estoque ficam disponíveis em cada produto.
O website apresenta todos os contatos disponíveis, como: telefones, emails e endereços. Assim os consumidores podem se comunicar com os responsáveis da empresa para efetuar a compra com mais confiança.
Por conseguinte, a loja virtual dispõe a automatização de vendas, onde não é preciso a mediação com os responsáveis. São expostos uma grande quantidade de produtos que ficam à critério da escolha do cliente, garantindo mais agilidade nas vendas. Todavia, caso haja dúvidas, a loja virtual disponibiliza um chat online para contato imediato ou uma página de Dúvidas Frequentes.
Um site pode organizar seus produtos em página única, disponibilizando todas as informações e passando confiança sobre esses produtos.
A loja virtual, por sua vez, possibilita que o consumidor pesquise sobre um produto de forma separada por categorias ou filtrar por cores, por exemplo. Essa estratégia serve para facilitar a escolha do consumidor e otimizar sua experiência.
Para entender o modo de utilização, é preciso considerar as necessidades da empresa e dos consumidores, certo?
No caso de uma empresa que não quer vender os seus produtos de forma digital, por exemplo, é favorável que essa empresa utilize um site. Assim os consumidores ficarão familiarizados com a marca a partir dos valores, visão e missão da empresa. Além disso, podem ser acessadas as informações sobre os produtos por meio do blog ou entrando em contato.
Por outro lado, se a empresa prefere vender seus produtos pela internet, de forma automatizada, o mais indicado é uma loja virtual, que através de seus recursos únicos, auxiliará o empreendimento no aumento de lucros.
Um exemplo de loja virtual de sucesso com um site é a Magazine Luiza, que integra no seu site institucional o "Blog da Lu" e a loja virtual.
Como vimos ao longo do texto, existem muitas diferenças entre site e loja virtual, principalmente a dúvida em qual momento utilizar cada um deles.
No entanto, os dois termos podem se complementar e serem utilizados de forma conjunta. Assim, a empresa estará completa com todas as ferramentas necessárias para alcançar um case de sucesso.