ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Qual a diferença entre loja virtual e site institucional?

5/7/2021 - Sorocaba - SP

Existem dúvidas sobre as diferenças entre loja virtual e site, principalmente em qual momento se usa cada plataforma. Essas dúvidas se dão por conta da função principal das duas: gerar vendas. 

 

No entanto, a loja virtual e o site são úteis em momentos diferentes. Para que possamos explicar as diferenças entre site e loja virtual, é necessário definirmos, efetivamente, o que é cada plataforma. Portanto, continue a leitura e confira! 

O que é um site? 

O website é uma ferramenta utilizada por empresas ou indústrias, nomeados de sites institucionais. Logo, site é o espaço na internet de conhecimento do consumidor sobre a empresa. 

 

Por exemplo, pelo website, o consumidor analisa o tipo de serviço que a empresa oferece para então contratá-lo. Essa consiste na maior diferença entre um site e loja virtual, porém, existem outras distinções que serão abordadas ao longo do texto. 

 

Para resumir, um site é uma área na internet onde é encontrado um conjunto de páginas com conteúdos sobre um assunto específico. Sendo assim, são parte dos exemplos: as lojas virtuais em conjunto com os portais de notícias ou blogs

O que é uma loja virtual?

Uma loja virtual pode ser conceituada como um mecanismo de promoção, onde consiste na transação de compra e vendas de produtos. Dessa forma, o consumidor é informado sobre os preços, as formas de pagamento e entrega de mercadorias. 

 

Basicamente, a loja virtual tem como finalidade a venda de produtos de uma empresa. No entanto, as diferenças entre loja virtual e site vão além disso. 

Quais são as diferenças entre loja virtual e um site? 

Um site exige um teor mais corporativo. Já a loja virtual tem como função a venda de forma automatizada. A partir de agora, vamos entender mais a fundo as diferenças encontradas entre site e loja virtual.

Produtos e serviços

No site contém as características e vantagens que os produtos e serviços denotam. A partir dessas informações, é disponibilizado para o consumidor fazer um pedido de orçamento. 

 

Na loja virtual, esse processo não é necessário, pois as informações de preços, possibilidade de cálculo do frete e consulta de estoque ficam disponíveis em cada produto. 

Contatos

O website apresenta todos os contatos disponíveis, como: telefones, emails e endereços. Assim os consumidores podem se comunicar com os responsáveis da empresa para efetuar a compra com mais confiança. 

 

Por conseguinte, a loja virtual dispõe a automatização de vendas, onde não é preciso a mediação com os responsáveis. São expostos uma grande quantidade de produtos que ficam à critério da escolha do cliente, garantindo mais agilidade nas vendas. Todavia, caso haja dúvidas, a loja virtual disponibiliza um chat online para contato imediato ou uma página de Dúvidas Frequentes.

Busca de produtos por categoria

Um site pode organizar seus produtos em página única, disponibilizando todas as informações e passando confiança sobre esses produtos. 

 

A loja virtual, por sua vez, possibilita que o consumidor pesquise sobre um produto de forma separada por categorias ou filtrar por cores, por exemplo. Essa estratégia serve para facilitar a escolha do consumidor e otimizar sua experiência.

Como usar um site ou uma loja virtual? 

Para entender o modo de utilização, é preciso considerar as necessidades da empresa e dos consumidores, certo? 

 

No caso de uma empresa que não quer vender os seus produtos de forma digital, por exemplo, é favorável que essa empresa utilize um site. Assim os consumidores ficarão familiarizados com a marca a partir dos valores, visão e missão da empresa. Além disso, podem ser acessadas as informações sobre os produtos por meio do blog ou entrando em contato. 

 

Por outro lado, se a empresa prefere vender seus produtos pela internet, de forma automatizada, o mais indicado é uma loja virtual, que através de seus recursos únicos, auxiliará o empreendimento no aumento de lucros. 

 

Um exemplo de loja virtual de sucesso com um site é a Magazine Luiza, que integra no seu site institucional o "Blog da Lu" e a loja virtual.




Como vimos ao longo do texto, existem muitas diferenças entre site e loja virtual, principalmente a dúvida em qual momento utilizar cada um deles. 

 

No entanto, os dois termos podem se complementar e serem utilizados de forma conjunta.  Assim, a empresa estará completa com todas as ferramentas necessárias para alcançar um case de sucesso. 

 

Compartilhe no Whatsapp