ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como vender online sem ter um produto?

30/6/2021 - Sorocaba - SP

Você sabia que dá para vender online sem ter o produto em mãos? Esse tipo de venda está na moda atualmente, e pode ser feito de diversas maneiras.

A internet permitiu, antes de mais nada, liberdade para trabalhar de onde quisermos. Bem, quer dizer, para aqueles cujos trabalhos podem funcionar dessa forma, como marketeiros, designer, redatores e assim por diante.

Porém, avanços recentes digitalizaram muito mais que o trabalho: hoje podemos montar empresas inteiras do zero, mesmo com pouco ou nenhum recurso financeiro. As lojas online são as mais conhecidas, e diversas iniciativas fomentam esse tipo de negócio.

Para abrir um e-commerce, basta ter internet e um celular. O que antes demandava meses de planejamento pode ser feito em algumas horas - ou até minutos. A loja integrada é um ótimo exemplo disso.

Feita esta introdução, vamos aprender a vender online sem ter um produto!

Vender online com dropshipping

Talvez o método mais empregado nos dias de hoje, o dropshipping ficou famoso principalmente por causa do comércio internacional - a China que o diga. Você pode vender qualquer coisa, desde suplementos até peças de carro.

Em resumo, sua tarefa será cuidar do marketing do produto, ao passo que a empresa se responsabiliza pela entrega. Seu salário sai da diferença entre o valor cobrado pela empresa e o valor oferecido por você.

Note que seu papel é somente de marketeiro. Portanto, todos os assuntos legais das transações serão do encarregado do fornecedor dos produtos. Isso também te isenta de possíveis trocas e devoluções.

Usar um blog para atrair consumidores é uma das melhores estratégias conhecidas. Afinal, o conteúdo ficará trabalhando para você dia e noite, aumentando as chances de uma venda.

Também é possível criar uma loja virtual para sua marca, mas será necessário um método de automação para comunicar a venda à empresa.

Parceria com loja física

Se você não tem produto, vai precisar fechar parceria com quem os tenha. Portanto, uma ótima maneira de vender online é, justamente, ter parceria com lojas físicas - principalmente aquelas que não atuam na internet.

Existem milhares de lojas que estão fora da Web. A maioria delas são pequenas, e os negócios locais são oportunidades. Ou seja, mesmo que você more em uma cidade pequena, é possível vender pela internet sem investir nada do seu bolso.

Nesse modelo, há muitas opções de atuação, e vai depender do que você planejou para seu negócio.

Você pode trabalhar com porcentagem de venda, por exemplo, onde uma parte do valor da compra vai para você. Ou então pode atuar como revendedor, sendo remunerado pela diferença do valor da loja e o ofertado por você.

Planeje qual sistema de remuneração é melhor para seu caso.

Método de venda por afiliados

Os afiliados estão por toda parte. Afinal, as empresas que oferecem esse programa costumam possuir uma excelente estrutura de vendas - e querem expandir mais rápido.

Quer um exemplo concreto desse tipo de empresa? Dê uma olhada na Amazon. Ela oferece comissão por venda, além de auxiliar seus afiliados na hora do marketing digital.

Outra gigante é a hotmart, uma plataforma de cursos online, que também é uma plataforma para empreendedores. Afinal, entregar o curso certo para a pessoa certa também é gerar valor.

Um dos problemas dessa modalidade é o valor recebido. A Amazon, por exemplo, fornece uma porcentagem próxima de 10% sobre a venda. Ou seja, uma venda de R$ 100 retorna apenas R$ 10.

Mesmo com esse detalhe, ainda é uma boa opção para iniciar no mundo online.

Vender online sob encomenda

Uma estratégia bastante empregada é a venda online sob encomenda. No entanto, essa modalidade requer tomar cuidado com o financeiro, assim como ter fácil acesso a fornecedores.

A ideia é a seguinte: sempre que um cliente realizar um pedido, você adquire o produto, reembala e envia para ele. Observe que não há necessidade de estoque, dado que você só vai comprar após receber o dinheiro do cliente.

Essa estratégia é ótima se existirem fábricas ou fornecedores próximos a você. Fica muito mais fácil se comunicar com eles, além de não pagar pelo frete.

Trabalhar com produtos digitais

Por fim, temos os produtos digitais, os quais, por natureza, não existem no mundo físico - mas que conseguem agregar valor. Em geral, estamos falando de cursos online, que podem servir para diversos propósitos.

Vale lembrar que nos últimos anos centenas de profissionais se concentraram em transmitir seus conhecimentos. Para ser bem-sucedido, você precisa saber separar quem são os melhores de seu nicho - e trabalhar em parceria.

Além disso, você pode produzir seu próprio produto digital, desde que tenha algo de valor para passar. Conhecimentos sobre negócios, tocar violão, falar inglês e dezenas de outras habilidades valem muito dinheiro.

Não se esqueça de fazer todo o trabalho de marketing digital para seus produtos. O funil de vendas deve ser impecável.

Gostou de nossas dicas? Compartilhe com amigos!

 

Compartilhe no Whatsapp