ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Quais idiomas mais importantes para o mercado de trabalho?

30/6/2021 - Sorocaba - SP

Conhecer os idiomas mais importantes para o mercado de trabalho é o primeiro passo para se matricular em um curso. Atualmente, possuir essa habilidade é muito importante, principalmente para alcançar novos cargos ou remuneração alta. 

 

Mesmo que o inglês se destaque por ser considerado o “idioma mundial”, existem idiomas com a mesma relevância que ele. Caso tenha interesse em aumentar suas habilidades, conhecer os idiomas mais importantes para o mercado de trabalho é recomendado. 

Importância dos idiomas mais importantes para o mercado de trabalho 

Atualmente, o conhecimento em uma segunda língua deixou de ser um diferencial no currículo, tornando-se uma exigência de muitas empresas. Na maioria das vezes, as vagas são destinadas para pessoas com fluência em uma determinada língua. 

 

Independente da área, a solicitação de um curso de francês, inglês, espanhol, mandarim ou outros idiomas são necessários para seguir em um determinado cargo no mercado de trabalho. 

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, a remuneração dos profissionais com conhecimento em uma segunda língua aumenta em 112%. Claro que esse índice é mais comum para os cargos de gerência, diretoria ou supervisão de uma empresa. 

 

Mesmo assim, o valor do salário será maior para os profissionais que conhecem uma segunda língua do que aqueles que não têm a mesma habilidade. 

 

Caso queira aumentar seu conhecimento e habilidades, conhecer quais são os idiomas mais importantes para o mercado de trabalho é recomendado. Dessa forma, será possível se matricular em um curso com maior “relevância”. 

1. Inglês

Um dos idiomas mais importantes para o mercado de trabalho é o inglês, além de ser a língua mais falada do mundo. Conhecer esse idioma é fundamental para todas as áreas, sejam elas Exatas, Humanas ou Biológicas. 

 

Ainda, é comum que os cargos de estágios cobrem o conhecimento intermediário nessa língua. Grande parte das empresas fazem entrevistas rigorosas para verificar o nível do candidato no inglês. 

 

2. Espanhol

O espanhol é considerado um dos idiomas mais importantes para o mercado de trabalho. Inclusive, ele ocupa o segundo lugar dos idiomas mais falados no mundo, perdendo apenas para o inglês!

 

De maneira geral, são mais de 40 países que falam essa língua fluentemente, incluindo os países que fazem parte do Mercosul, um bloco econômico de extrema relevância para o Brasil. 

 

Portanto, se uma empresa está presente no campo de indústrias brasileiras, é muito comum que o conhecimento em espanhol seja solicitado para realizar negociações ou parcerias. 

 

Com a fluência nessa língua, as chances dos profissionais de trabalharem no comércio exterior ou em empresas multinacionais aumenta. 

 

3. Mandarim

Um dos grandes destaques de idiomas mais importantes para o mercado de trabalho nos dias de hoje é, sem dúvidas, o mandarim. Inclusive para quem deseja seguir carreira na área de Comércio Exterior. 

 

O comércio com a China é um dos segmentos mais importantes para a economia de nosso país. Justamente por esse motivo, ser fluente nesse idioma está se tornando cada dia mais importante para a carreira. 

 

Ainda, a China já é a segunda maior economia do mundo, com um PIB que continua a crescer constantemente. Então, se você busca por oportunidades em empresas com relações comerciais com a China, o conhecimento em mandarim é altamente indicado. 

 

4. Francês

Atualmente, mais de 290 milhões de pessoas falam a língua francesa fluentemente. 

 

Então, se você deseja ingressar em uma multinacional, ter conhecimento nessa língua é fundamental. Isso porque, além de ser um dos idiomas mais importantes para o mercado de trabalho, a França conta com mais de 500 empresas instaladas em território nacional. 

 

A França também é um dos principais países para a economia do Brasil. 

 

5. Japonês

Mesmo que a complexidade dessa língua seja um dos fatores que fazem muitas pessoas terem aversão ao conhecimento, ela é indispensável para o crescimento de sua carreira. 

 

O Japão é um dos países que têm grandes conexões comerciais com o Brasil, além de ser uma das maiores potências quando o assunto é tecnologia. 

 

Caso tenha interesse em seguir carreira na tecnologia, o conhecimento em japonês aumentará sua qualificação no mercado de trabalho. 

 

6. Árabe

Mesmo que não seja o primeiro idioma buscado para aprendizado pelos brasileiros, o árabe é considerado um dos idiomas mais importantes para o mercado de trabalho. 

 

No currículo, a fluência em árabe é um grande diferencial entre os candidatos, principalmente para quem deseja ingressar em um cargo no setor econômico. Ele também é importante para os profissionais de finanças e de comércio internacional. 

 

Qual curso de idioma escolher?

Agora que você conhece quais são as principais línguas do mercado de trabalho, é importante ingressar em um curso de idiomas com qualidade no ensino. 

 

Mesmo que o valor da mensalidade costume desmotivar a maioria das pessoas, lembre-se que esse investimento é para aumentar suas habilidades. Essa também é a melhor maneira de alcançar oportunidades de emprego fora do Brasil. 

 

 

Compartilhe no Whatsapp