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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como estabelecer o preço do seu produto?

25/6/2021 - Sorocaba - SP

Atualmente, muitos empreendedores e empresários têm uma grande dificuldade de precificar o preço de seus produtos. Pois, essa ação será preciso ter muita atenção em todos os detalhes, pois, qualquer erro dos preços pode acabar gerando inúmeras dúvidas se o preço do produto é realmente justo e competitivo no mercado.

Há algumas formas de formar o preço da venda, a primeira será fazer o cálculo com base nos custos e nas despesas e a segunda será definido sobre o preço da venda com base no mercado, esses cálculos podem ser feitos pelo Excel, se por um acaso você ainda não sabe mexer no Excel, indicamos que você procure por um Curso de Excel.

Podemos definir que a melhor forma é colocar em prática as duas formas ao mesmo tempo, pois, não adianta fazer o cálculo sem o custo.

Neste artigo, vamos lhe passar algumas dicas sobre como aplicar o preço certo nos seus produtos, e assim ter uma boa margem de lucro. Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Sistema tributário

Para que você entenda sobre o preço dos produtos, você deve compreender qual será o sistema tributário de sua empresa: Simples, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Com isso, você determina quanto você deverá cobrar por cada produto específico, e assim tendo em vista quanto você terá de despesa para fornecer determinada mercadoria.

Se por um acaso você estiver dentro do Simples, você não terá direito a nenhum tipo de crédito tributário, se a estiver no Lucro Presumido, no entanto, você poderá retirar o valor do ICMS e se você estiver no último caso, você poderá descontar o valor do crédito tributário do ICMS, do PIS e da Cofins, porém, a regra da substituição tributária não vale para o ICMS.

Preço

Para descobrir o preço que o produto deve ser vendido, você deverá descobrir quanto custa para produzir o seu produto. E logo após descobrir o preço de custo, você deve formar o preço de venda do seu produto.

Podemos definir o processo de definição do preço do determinado produto como uma tarefa muito importante para o sucesso da empresa. Pois, cobrar o preço errado pode significar que o prejuízo pode ser grande, por exemplo, R$0,01 pode parecer muito pouco, mas quando comparamos com a venda de diversos produtos esse um centavo pode representar uma grande diferença no resultado final da empresa.

O que é Preço de Venda?

O preço de venda sempre será o valor que a empresa irá cobrar dos seus clientes. O valor deve ser o suficiente para cobrir os custos que a empresa teve para produzir o determinado produto, cobrir todas as despesas que ela tem em vender e para obter o lucro sobre seu produto ou serviço.

Saber cobrar o valor certo dos seus clientes pode ser a melhor forma para aumentar a competitividade entre a sua empresa e os seus concorrentes.

Em seguida vamos lhe apresentar como deve ser feito a formação dos preços de vendas do seu produto, se por um acaso você não goste de matemática, indicamos que você procure por um Curso de Excel, pois, através desse software você poderá fazer inúmeros cálculos.

·         Custos: valor que será pago aos seus fornecedores.

·         Despesas: despesas das vendas e da administração.

·         Lucro: lucro esperado de cada produto.

Como calcular o preço de venda de um produto?

Como o objetivo de definir o preço que deve ser o adequado para a venda de um produto ou serviço você deverá analisar o equilíbrio que está entre o preço de mercado, valor dos seus custos e despesas totais.

O valor que o seu produto deve ter deverá ser igual ao custo das matérias primas, somado com as despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.

·         CUSTOS + DESPESAS + LUCRO = PREÇO DE VENDA.

Para melhorar o entendimento do cálculo da venda do seu produto, vamos mostrar um exemplo na prática desse cálculo dos gastos envolvidos na produção e venda dos produtos.

De forma prática e rápida, você calculou que os ingredientes de uma torta somam aproximadamente R$ 10,00 e o valor do salário do profissional que irá produzi-lo será de R$ 5,00.

E além desses valores, você tem as despesas com os impostos e as despesas físicas proporcionais para essa produção que vão resultar no valor de R$ 5,00.

Os valores da venda devem considerar também o salário da atendente do balcão e da atendente do caixa, que somando são R$ 5,00.

O valor dessa torta seria então R$25,00 sem considerar o lucro da empresa.

·         INGREDIENTES: R$ 10,00

·         PROPORCIONAL DA CONFEITEIRA: R$ 5,00

·         DESPESAS: R$ 5,00

·         GASTOS FIXOS: R$ 5,00

·         TOTAL (SEM O LUCRO DA EMPRESA): R$ 25,00

Então, como calcular o lucro?

Suponhamos que os seus concorrentes vendem a torta  à R$ 40,00, porém, a sua empresa é nova e você recém está abrindo o negócio, e deseja primeiramente conquistar os clientes, e deseja oferecer um preço um pouco mais atraente para o mercado.

Se você vender a sua torta por R$ 35,00, ainda terá uma margem de lucro de 40%, conseguindo assim cobrir todos os valores gastos para a sua produção e venda.

25 ———————— 100%

35 ———————— X

X = 140% ( 100% + 40%)

 

Depois de ler sobre como estabelecer o preço do seu produto, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 


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