ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Dicas para gerir uma indústria em 2021

23/6/2021 - Sorocaba - SP

Administrar um empreendimento costuma não ser uma tarefa fácil, ainda mais se estivermos falando de um empreendimento dentro do setor industrial. É importante dar atenção a vários fatores que acabam afetando o desempenho da indústria ao longo do exercício anual.

 

Algumas empresas costumam se preparar para realizar um planejamento cuidadoso das metas e das variações do mercado ao longo do ano, não importa se é uma empresas metalúrgicas ou especializada em outros setores industriais, e esse planejamento precisa ser feito de forma cuidadosa. Vamos ver algumas dicas de como gerir uma indústria em 2021, e como realizar um planejamento eficiente.

 

O ano de 2021 está trazendo um cenário de possível melhora e crescimento para o setor industrial. Mas para acompanhar esta tendência de crescimento e desenvolvimento você precisa estar atento ao funcionamento do seu empreendimento.

Faça um plano de gestão para seu empreendimento

 

Se você já está trabalhando como gestor de uma indústria, com certeza sabe da importância de organizar um plano de gestão para seu exercício anual. O plano de gestão da sua empresa deve ter como foco o crescimento da empresa mesmo durante períodos de instabilidade econômica.

 

Tente pensar na sua indústria como um navio. Pilotar um navio não é uma tarefa simples, os movimentos precisam ser planejados com muita antecedência para que você consiga realizar as manobras de forma segura e eficiente, e o seu plano de gestão é um planejamento dos movimentos que sua empresa vai fazer ao longo de um exercício anual.

 

Leve em consideração fatores dos exercícios anteriores, e lembre-se de considerar as previsões para o mercado na hora de fazer o planejamento. Isso vai te ajudar a programar os investimentos e ações de acordo com o cenário econômico. Desta maneira você consegue promover o crescimento da sua indústria reduzindo as perdas.

Use tecnologia

 

As tecnologias estão trazendo impactos positivos para as empresas, e para as industriais esses impactos são ainda mais evidentes. O processo de desenvolvimento de peças e recursos para grandes indústrias está cada vez mais eficiente. Se você quer acompanhar o crescimento tecnológico precisa investir em equipamentos e soluções com o auxílio da tecnologia.

 

Uma das empresas no setor industrial que tem se destacado no uso de tecnologias é a Braniva. Ela é um excelente exemplo de como usar a tecnologia para melhorar os serviços.

 

Se você buscar as melhores tecnologias dentro do seu setor de atuação e respeitando as limitações econômicas da sua empresa, você vai conseguir dar mais agilidade ao seu processo de gestão. Os avanços tecnológicos podem ser observados em diversos setores das indústrias.

 

Alguns avanços facilitam a gestão de pessoal, outros ajudam a facilitar a atribuição de tarefas e o monitoramento. Você até encontra ferramentas capazes de oferecer uma visão virtual da sua empresa para garantir que você está consciente de todos os índices e resultados que está tendo no processo produtivo.

 

Administrar uma empresa com o uso de tecnologia é uma tendência crescente já que o trabalho do gestor fica mais prático e as decisões ficam mais precisas.

Capacite os seus colaboradores

 

Outra dica importante para quem deseja gerir uma indústria em 2021, é investir em capacitação para os colaboradores. O avanço tecnológico torna necessária a capacitação regular dos colaboradores dentro de sua empresa.

 

Esta é uma prática indispensável tendo em vista que os colaboradores capacitados se tornam independentes. Ou seja, se você capacita seus colaboradores, eles vão ter a capacidade de resolver problemas e lidar com situações adversas mesmo durante a sua ausência.

 

A capacitação dos colaboradores é uma forma de deixar os processos dentro da indústria mais autônomos. Vale destacar também que a capacitação dos colaboradores evita um problema conhecido como "síndrome do impostor”. Quando o funcionário não compreende bem o próprio papel dentro da empresa, ele costuma agir de forma reativa, e não proativa.

 

O colaborador tem receio de realizar as atividades sem supervisão, e muitas vezes começa a ficar infeliz com o ambiente de trabalho. Por essa razão capacitar seus colaboradores é fundamental.

Motive os colaboradores

 

Outro fator importante é dar atenção à motivação dos seus colaboradores. Nos últimos meses, por conta da pandemia do Covid-19, muitas pessoas têm passado por situações estressantes e cansativas, incluindo os seus colaboradores. Essas condições podem afetar a qualidade do trabalho dentro da indústria, mas é possível resolver esses problemas com ações simples e muitas vezes até sem gastar dinheiro.

 

Existem várias maneiras de motivar os colaboradores. Uma das melhores maneiras é através de campanhas periódicas e até por programas de renda variável. Isso pode ajudar a tornar os colaboradores mais ativos e dispostos para o trabalho, sem mencionar que muitas vezes contribui para a melhora da atenção, mas você pode ter o mesmo resultado sem precisar investir muito.

 

Algumas empresas têm aplicado soluções de ginástica laboral, e esta prática tem sido muito eficiente para melhorar a disposição dos colaboradores. Espero que nossas dicas para gerir uma indústria em 2021 possam te ajudar nesta tarefa.

 

Compartilhe no Whatsapp