ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como trabalhar em casa tendo um bebê para cuidar

23/6/2021 - Sorocaba - SP

Trabalhar em casa e cuidar de um bebê ao mesmo tempo pode ser um grande desafio para as mamães, ainda mais se não tiver ninguém para ajudar. E nessa pandemia pode ser um desafio ainda maior, pois as creches e escolinhas estão fechadas e chamar alguém de fora para ajudar a cuidar não é o indicado nesse tempo de Covid-19.

 

Além disso, deixar todo o trabalho tomar conta de todo seu tempo e deixar o bebê de lado também não é correto, pois as crianças nessa idade precisam de toda atenção e cuidados possíveis. Os bebês sentem tanto a presença quanto a falta da mãe, por isso é essencial dar toda a atenção e cuidados que os bebês precisam sem ser negligente.

 

Mas trabalhar é uma coisa essencial na vida de todas as pessoas e conseguir conciliar sua carreira com ser mãe de um bebezinho é imprescindível, e como eu disse, nesses tempos de pandemia, se não tiver ajuda de ninguém de dentro de casa, não é aconselhável recorrer a babás e nem pessoas da família que não morem na mesma casa, pois além de colocar a sua saúde em risco, você colocaria a do seu bebê também e nós sabemos que eles são bem mais frágeis que nós, adultos.

 

O fato é que esse é um impasse bem real que muitas mães estão vivendo nos dias de hoje, pois está cada vez mais difícil conseguir um emprego e aquelas que conseguem e tem filhos, precisam dividir o seu tempo entre trabalhar, cuidar dos filhos, cuidar da casa e claro, cuidar de si mesma. Afinal, além de trabalhar para cuidar da casa, do bebê e das contas, toda mamãe tem direito e dever de tirar um tempo para cuidar de si mesma.

 

Por isso hoje, o blog da Torcida baby vem ajudar você, mamãe, com algumas dicas simples que com certeza irão te ajudar a conciliar seu trabalho em casa com os cuidados que você deve ter com o seu bebê. 

Organize seu dia

Faça uma rotina para você mesma e tente segui-la à risca o máximo possível, crie uma agenda ou monte um quadro que fique em um lugar que você veja todos os dias e organize seus horários sempre um dia de cada vez.

Defina qual período irá cuidar do seu bebê e qual período irá trabalhar, divida e organize o seu tempo de forma que você consiga cumprir todas as tarefas que seu trabalho exige de você no dia em questão mas, que também consiga dar a atenção necessária para seu filho e suprir todas as necessidades dele, afinal, um bebê emana muito tempo e atenção. 

Esteja focada no que estiver fazendo naquele momento

Não adianta você separar seus horários em uma agenda ou quadro e segui-los à risca se sua cabeça não estiver focada totalmente no que você está fazendo em determinado momento. Por exemplo, não adianta ficar preocupada e com todos os pensamentos voltados para o trabalho enquanto estiver com o seu filho, e depois se sentir culpada quando deveria focar apenas no seu trabalho.

Por isso seja e esteja presente de corpo e pensamento em cada momento. Seja produtiva e focada quando estiver trabalhando e quando estiver com o seu bebê aproveite aquele momento com ele, brinque, leia histórias, faça carinho, curta ao máximo cada momento, pois os filhos crescem muito rápido e o tempo não é capaz de voltar.

Esteja a par de imprevistos

Podem ocorrer imprevistos tanto no seu trabalho quanto na sua vida pessoal com o seu bebê, mas não se afobe por isso e nem deixe o nervoso tomar conta de você. Mantenha a calma, o foco e procure reorganizar a agenda do seu dia se for preciso pois imprevistos acontecem e está tudo bem, você não é uma mãe e nem uma profissional ruim por causa disso, apenas mantenha-se calma e se reorganize.

Cuide de você

E por último mas não menos importante, tire um tempo para cuidar de você, tanto do interior como do exterior, afinal, como alguém pode cuidar de outro alguém se não se cuidar primeiro não é verdade? Por isso reserve um tempo de qualidade para cuidar de você mesma e fazer as coisas que gosta. 

Vá ao cabeleireiro, faça as unhas, leia um livro, faça uma caminhada ou até mesmo exercícios em casa, o que importa é você não deixar as obrigações do dia a dia tomar conta de você por inteira e se esquecer de cuidar de você mesma. 

E nunca se esqueça: mamãe feliz, bebê feliz!




Compartilhe no Whatsapp