ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Principais erros de todo empreendedor iniciante

23/6/2021 - Sorocaba - SP

 

Conheça os 8 principais erros de milhares de empreendedores iniciantes e evite-os a qualquer custo

 

O mundo do empreendedorismo pode ser complexo e dinâmico. Porém, alguns erros cometidos por diversos empreendedores menos experientes, podem levar uma boa ideia, que tinha tudo para dar certo, literalmente para o ralo. Elaboramos esse post que traz os 8 principais erros cometidos pela maioria dos empreendedores iniciantes. Preparado para aprender mais? Então, continue a leitura!

 

Não fazer um bom plano de negócio

Se você está iniciando a sua nova empresa, uma das suas prioridades deve ser um plano de negócio. Muitos empreendedores, pela empolgação do momento, se esquecem de estabelecer seus planos de negócios e acabam totalmente perdidos, sem saber como agir no dia a dia.

 

Por isso, se você está começando no mundo do empreendedorismo, faça um bom plano de negócio. Dessa forma, você terá uma noção de quais serão as suas próximas ações e como a sua empresa vai atuar no mercado, além de estar mais preparada para os possíveis imprevistos.

 

Não investir em capacitação profissional

Outro erro bastante comum. Muitos empreendedores, por acharem que são donos do próprio negócio, acabam se esquecendo de não se capacitarem para fazerem as coisas darem certo. Quanto mais habilidades técnicas e comportamentais você tiver, mais próspera a sua empresa poderá ser.

 

 

Investir em um bom curso de coaching pode aperfeiçoar o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, essa metodologia vai aprimorar a sua comunicação e deixar os seus comportamentos mais assertivos. E isso se traduz em uma maior chance de sucesso no desafiador mundo dos negócios.

 

Não ter organização financeira

Um empreendedor iniciante que não é uma pessoa organizada com suas finanças, tem grandes chances de fracassar no mundo corporativo, que exige uma boa organização financeira. Por isso, se você vive enrolado com o seu dinheiro ou afundado em dívidas, reveja essa questão o mais rápido possível.

 

A prosperidade da sua empresa está diretamente ligada com esse importante assunto. Afinal de contas, como um negócio poderá sobreviver se a saúde financeira do seu proprietário não anda nada bem? Lembre-se: sem uma boa organização das suas finanças, você pode fracassar em pouco tempo.

 

Não estabelecer metas realistas

A maioria dos empreendedores, quando estão começando, tem o hábito de estipular metas totalmente fora da realidade da empresa, que foi recém criada. Isso é um erro fatal, pois as chances de não alcançá-las podem ser gigantescas.  A hipnose pode te ajudar a traçar suas metas e objetivos que sejam realistas.

 

Por isso, se você está esperando um faturamento de 1 milhão de reais nos primeiros meses de funcionamento do seu negócio, trate de ser um pouco mais realista. Caso contrário, a frustração pode bater à porta e te fazer desistir de tudo. Seja realista ao traçar suas metas, principalmente no início das atividades, pois tudo é mais complicado nessa fase.

 

Não considerar a concorrência

Mais um erro crasso. Muitos empreendedores, pela ânsia de ganhar dinheiro e conquistar o máximo de clientes possível, acabam se esquecendo de não considerar um ponto chave para o progresso de qualquer empresa: a concorrência. Fazer uma análise das outras empresas que estão no mesmo segmento do seu negócio é fundamental.

 

Por isso, dê uma boa pesquisada nos preços praticados e fique atento nas estratégias usadas pela concorrência para conquistar seus clientes. Isso é essencial para que você tenha uma noção de quais serão suas próximas ações e dos preços que você pode cobrar pelos seus produtos ou serviços. Lembre-se de que a concorrência tem os mesmos objetivos que você.

 

Não separar o dinheiro pessoal do da empresa

Muitos empreendedores sem experiência e iniciantes costumam não separar as finanças pessoais das da empresa. Pode até não ter problema nenhum nisso, mas, com o passar do tempo, você pode se enrolar e deixar a saúde financeira do seu empreendimento de mal a pior. Mesmo que você seja o dono, o seu dinheiro pessoal não deve fazer parte das finanças do seu negócio.

 

Dessa forma, seja uma pessoa organizada e não misture o seu dinheiro com o da sua empresa. Toda a grana que foi originada de vendas de produtos ou serviços, por exemplo, deve estar separada das suas finanças pessoais. Se for o caso, abra uma conta bancária para a empresa e outra para você. Fica mais fácil administrar dessa forma.

 

Não divulgar o seu negócio

Muito empreendedor iniciante acha que só porque acabou de inaugurar a sua nova empresa, que não precisa divulgá-la. Fazer qualquer negócio ter mais visibilidade é um dos segredos para garantir o sucesso no futuro. Se você acha que a divulgação é um gasto desnecessário, repense essa questão.

 

A PNL pode te ajudar a fazer escolhas mais assertivas na hora de divulgar a sua empresa. Além disso, essa técnica te auxilia a ter mais controle emocional diante de situações pouco favoráveis e elimina da sua mente tudo aquilo que possa te impedir de alcançar suas metas e objetivos como empreendedor.

 

Não saber esperar

Muitos empresários iniciantes não têm a paciência necessária para esperar a empresa começar a gerar resultados positivos e, muitas vezes, tomam atitudes precipitadas para acelerar esse processo. Tenha em mente que, todo negócio, por mais promissor que seja, pode levar um tempo para dar retorno financeiro.

 

Por isso, seja paciente e não coloque tudo a perder. Saber esperar é uma das principais qualidades de qualquer empreendedor de sucesso que enxerga mais oportunidades do que empecilhos. Saiba ser paciente e trabalhe arduamente para que os lucros apareçam. 

 

Esperamos que você jamais cometa esses erros da maioria dos empreendedores iniciantes. Evite-os ao máximo, se quiser que sua empresa prospere.

  

   Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp