ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

5 eventos comemorados anualmente no Brasil

23/6/2021 - Sorocaba - SP

O Brasil é um país caracterizado por muitos eventos. Afinal, tem dimensões continentais e temperatura média bastante agradável. Assim, há muitos eventos comemorados no Brasil. 

Mas, quais são esses principais eventos? E como essa área de mercado se encontra atualmente, enquanto o país ainda passa pela pandemia do novo coronavírus? 

É possível esperar uma reação desse mercado? Se sim, quando ocorrerá. 

Falaremos sobre isso, confira! 

  1. Quais são os principais eventos comemorados no Brasil?

Por ser um país bastante festivo, de cultura latina, há diversos eventos comemorados no Brasil. Alguns são eventos mundiais, que também possuem comemoração em terras brasileiras. De fato, os eventos dos quais falaremos abrangem os mais variados públicos. 

Já outros eventos são bastante típicos do país, moldados pela cultura e hábitos dos brasileiros. Vamos ver quais são os 5 principais eventos comemorados no Brasil. 

  1. 1. Carnaval 

Sem dúvida o evento de maior comemoração no país é o carnaval. Afinal, o carnaval é, muitas vezes, o evento de maior aderência da população em todos os estados. 

Além disso, o carnaval é transmitido para outros países. 

Acredita-se que o carnaval tenha sido introduzido no país entre os séculos XVI e XVII, no Rio de Janeiro, sendo comemorado um pouco antes da Quaresma. 

Com o tempo, os demais estados e cidades também foram se adaptando e colocando o carnaval no calendário das comemorações locais. 

Porém, oficialmente, o carnaval não é considerado feriado. Conforme a Lei nº9.093, o carnaval é considerado ponto facultativo. 

Mas, muitas cidades e estados adotaram leis estaduais e municipais, considerando o carnaval como feriado. É o caso, por exemplo, do estado do Rio de Janeiro, que de acordo com a Lei nº 5243/2008, tornou o carnaval um feriado estadual. 

  1. 2. Festival Folclórico de Parintins 

Considerado o maior espetáculo de ópera em céu aberto da América Latina, o Festival Folclórico de Parintins ocorre a 420 km da cidade de Manaus, na cidade de Parintins. 

Há dois grandes grupos: o do boi Garantido, marcado pela cor vermelha e o boi Caprichoso, com a cor azul. 

É uma enorme festa entre as duas torcidas, com desfiles maravilhosos, podendo ser considerado um grande carnaval amazonense. 

  1. 3. Festa do Peão de Barretos 

Barretos é uma cidade do interior do estado de São Paulo que vira o centro de uma festa gigante, internacional, chamada a Festa do Peão de Barretos. 

Nessa festa, além dos rodeios, há grandes apresentações de artistas da música sertaneja. 

Todo ano, Barretos atrai pessoas de todo o Brasil para uma área de mais de 2 milhões de metros quadrados, com seus shows musicais e feira comercial. 

Só em 2019, por exemplo, a Festa do Peão de Barretos, recebeu público total de 800 mil pessoas, sendo 58% turistas. 

Assim, esse evento movimenta muito a economia da região. 

  1. 4. Rock in Rio e Lollapalooza 

Esses são os maiores eventos para quem gosta de música. As datas tanto do Rock in Rio quanto do Lollapalooza sofreram alterações, devido à pandemia. 

Ambos os eventos foram transferidos para 2022, devido às restrições a eventos com aglomerações. São os dois maiores eventos musicais no Brasil. 

Mas, ambos os eventos são destinados a quem curte diferentes tipos e estilos musicais, com dias voltados especificamente para o público do rock e pop, incluindo tendas especiais com outros estilos de música também. 

Ambos estão previstos somente para 2022, em função da pandemia. 

  1. 5. Oktoberfest 

A Oktoberfest é uma festa de origem alemã, a qual ocorre em Munique, na Alemanha e também na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. 

Marcada pela divulgação da cultura alemã, a festa atrai milhares de turistas, não são pelos seus espetáculos, mas principalmente pela cerveja. 

Só para se ter uma ideia, em 2019, foram consumidos 7,3 milhões de canecas de cerveja de um litro. É uma quantidade impressionante de cerveja consumida na festa! 

  1. Como serão os eventos comemorados no Brasil enquanto dura a pandemia? 

Enquanto a pandemia no Brasil não está controlada, com os casos subindo e até o indício de uma terceira onda, todos os eventos estão temporariamente suspensos. 

Em outros países, nos quais a vacinação está bem acelerada, um teste de covid é exigido dos participantes, com antecedência de até 72 horas, para a confirmação que aquele participante pode adentrar a área onde o evento ocorrerá. 

Há algumas semanas, antes do crescimento dos casos e uma suposta terceira onda, havia a ideia da realização de eventos testes. 

No estado de São Paulo, por exemplo, o governo estadual anunciou que de 15 a 30 de julho, realizará 10 eventos testes, nos quais haverá testagem e acompanhamento das pessoas por duas semanas. 

Assim, o objetivo é garantir o retorno seguro ao setor de eventos no segundo semestre de 2021. 

Ao mesmo tempo, o objetivo é aumentar o número de pessoas vacinadas contra covid, fazendo com que haja menor risco de desenvolver as formas graves da doença. 

Até lá, os eventos no Brasil seguem suspensos ou foram transferidos para 2022. 

 

 

Compartilhe no Whatsapp