ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como EPIs podem proteger os colaboradores da sua empresa e a própria empresa

23/6/2021 - Sorocaba - SP

Equipamento de proteção individual (EPI) pode parecer um termo bastante novo para a maioria das pessoas, mas EPI é simplesmente qualquer equipamento que mantém as pessoas protegidas de perigos.

 

Mais comumente, refere-se a itens específicos que as empresas fornecem a seus funcionários para mantê-los seguros no trabalho. 

 

Não fornecer o equipamento certo aos seus funcionários pode ter um impacto negativo no funcionamento do seu negócio. Quer infrinja os direitos dos funcionários, reduza a produtividade ou coloque os funcionários em risco, o EPI inadequado pode custar dinheiro e tempo à sua empresa e até mesmo por fim ao seu negócio.

 

A segurança é uma grande preocupação para qualquer trabalhador. O EPI é o equipamento que protege os trabalhadores contra riscos à saúde ou segurança no trabalho e reduz a exposição dos funcionários a perigos. 

 

Os perigos que podem surgir em um ambiente de trabalho vão desde um simples piso molhado até um vazamento de gás. E cada empresa precisa analisar os perigos possíveis a fim de fornecer a proteção adequada.  

 

As vantagens do ponto de vista do funcionário em usar EPIs, são claras e de extrema importância, pois é algo que protege contra acidentes e até mesmo contra o risco de morte em algumas situações.

 

Além de benefícios inestimáveis para os funcionários, os EPIs também trazem muitos benefícios para a empresa. 

Benefícios dos EPIs para a empresa

 

Além da proteção imediata à saúde, o EPI tem vários benefícios para os empregadores.

 

Embora haja um custo para fornecê-lo e manter a conformidade, os empregadores devem lembrar que uma lesão grave de um único funcionário pode custar muito mais do que o custo total de EPI para o local de trabalho por um ano.

 

Portanto, a prevenção de acidentes é um alvo financeiro importante a ser lembrado ao avaliar a aquisição de EPI.

 

Além disso, veja outros benefícios que o uso de EPIs traz para a empresa.

 

Fornece algo que é direito do empregado

 

Cada empresa tem o dever de manter seus funcionários seguros durante o trabalho. Obviamente, cada setor terá requisitos diferentes, mas todos os funcionários devem esperar um nível decente de treinamento em saúde e segurança e receber o EPI adequado para o trabalho para o qual são contratados.

 

O EPI não é uma área em que você deva cortar custos. Certifique-se de investir em equipamentos de alta qualidade, como óculos de proteção, macacões, capacetes e assim por diante. 

Aumenta a produtividade da equipe

 

Como todos sabemos, uma força de trabalho feliz é uma força de trabalho produtiva. Fornecer EPI adequado aos seus funcionários irá ajudá-los a realizar o trabalho que estão fazendo, sem se preocupar com sua própria segurança. Portanto, o EPI pode aumentar a produtividade.

 

Dar tranquilidade a seus funcionários pode aumentar seu desempenho e levar a um melhor desempenho geral da empresa. Obtenha o EPI correto para sua equipe desde o início para evitar a restrição da produtividade e impactar negativamente o seu negócio.

Redução da ausência por doença

 

O tempo de inatividade devido à ausência médica é uma grande perda na folha de pagamento. Funcionários feridos e doentes ainda precisam ser pagos, o que significa perda de custos com a folha de pagamento sem retorno de produtividade. Ao reduzir lesões e doenças com EPIS, mais tempo de folha de pagamento é gasto de forma produtiva.

Ajuda a evitar processos, multas e taxas legais

 

A grande economia, é claro, vem em evitar processos judiciais e custos legais de funcionários feridos em busca de recuperação. 

 

Além disso, se houver um ferimento grave, certamente haverá uma investigação regulatória sobre o assunto, o que provavelmente resultará em penalidades para a empresa. Isso pode ser doloroso para os resultados financeiros da contabilidade e dependendo da negligência e gravidade do acidente, sua empresa pode até mesmo ser fechada.

Como garantir que os funcionários tenham acesso aos EPIs adequados

 

É verdade que nem sempre é fácil fazer com que os funcionários usem os EPIs de forma regular, mas vamos ver algumas dicas de como você pode fazer com que eles utilizem esses equipamentos.

 

A importância do uso de EPIs precisa ser implementada de forma eficaz. Em primeiro lugar, os responsáveis ​​pela aquisição de EPIs devem garantir que o equipamento vai atender às necessidades de seus funcionários e colegas.

 

Uma abordagem de tamanho único provavelmente deixará alguns funcionários sem o equipamento de segurança adequado, portanto, considerar as quantidades de tamanhos específicos necessários para o seu negócio eliminará o desperdício e oferecerá proteção a todos.

 

As aquisições também precisam acontecer de forma consistente e proativa, especialmente em setores como o químico e o de saúde, onde há uma ameaça real à saúde e ao bem-estar.

 

Os estoques devem ser formados e mantidos para evitar catástrofes, caso algo aconteça com suas cadeias de abastecimento.

 

Por último, os funcionários nem sempre sabem a importância de certos tipos de EPI, portanto, realizar treinamentos regulares é essencial para promover o entendimento e a colaboração entre empregadores e funcionários. 

 

O local de trabalho é um ambiente melhor quando a segurança e a proteção pessoal estão em primeiro lugar. Se você quiser mais informações e dicas de como os EPIS podem proteger os seus colaboradores acesse o blog Veiga Gestão, lá você encontra as melhores informações.













Compartilhe no Whatsapp