ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como a inteligência artificial afeta a gestão de empresas

23/6/2021 - Sorocaba - SP

A gestão empresarial sempre foi uma atividade delicada. Os gestores precisam dar atenção a vários aspectos das empresas para garantir que a empresa está trilhando o caminho certo rumo ao desenvolvimento. Nos últimos anos um recurso que vem trazendo impactos positivos para a gestão empresarial é a inteligência artificial.

 

O uso de ferramentas baseadas em inteligência artificial tem simplificado a rotina de trabalho de muitos administradores e tornado os processos mais práticos. A inteligência artificial é muito útil para facilitar a gestão de informações sobre a situação da empresa, dando aos gestores uma visão completa do cenário empresarial.

 

Essas ferramentas causam impactos em diversos setores das empresas modernas e têm ajudado a facilitar o trabalho de gestores e colaboradores. É evidente que a tecnologia de inteligência artificial não é comparável à inteligência humana, mas precisamos admitir que esta tecnologia é muito eficiente para realizar atividades que envolvem repetição e acompanhamento de dados.

 

Geralmente a mente humana tende a se cansar quando é necessário se submeter a esforços repetitivos, por isso as tecnologias que envolvem o uso de inteligência artificial estão se popularizando na administração e gestão de empresa, vamos entender como essa tecnologia afeta o processo de gestão.

Soluções automatizadas e suporte

 

A inteligência artificial tem oferecido diversas soluções automatizadas para facilitar o trabalho dos colaboradores dentro das empresas. Uma das coisas mais comuns na atualidade é o uso dos chamados chatbots para dar suporte na solução de problemas envolvendo atendimento ao público.

 

Essa ferramenta é apenas um exemplo de como essa tecnologia tem afetado as empresas na atualidade. Os chatbots ajudam a responder questões que são feitas de forma reiterada pelos clientes. Algumas versões já estão sendo utilizadas por empresas de cobrança para entrar em contato com devedores e iniciar o processo de cobrança sem o suporte de um teleoperador. 

 

Esse tipo de solução tem impactado positivamente as finanças e gestão de diversas empresas, já que não é necessário destacar colaboradores para realizar algumas tarefas que podem ser facilmente realizadas por máquinas dotadas de inteligência artificial. Algumas máquinas já são capazes de realizar tarefas e produzir relatórios de funcionamento precisos para ajudar os gestores a entender como está o exercício das funções dentro da empresa.

 

As soluções automatizadas fornecidas por ferramentas que contam com tecnologia de inteligência artificial são apenas parte do avanço tecnológico no processo de gestão.

Suporte a gestão

 

Outras ferramentas são desenvolvidas exclusivamente para dar suporte ao processo de gestão empresarial. Essas ferramentas servem para trabalhar dados e informações sobre o trabalho dos colaboradores e apresentar essas informações de forma prática para que o gestor possa tomar as decisões de forma eficiente.

 

Geralmente essas ferramentas são desenvolvidas por empresas especializadas na criação de softwares de administração de dados. Uma fonte que pode te ajudar a ficar atualizado sobre as novas tecnologias e tendências dentro da gestão empresarial é o blog da Veiga Gestão

 

O processo de gestão está cada vez mais assertivo e preciso graças ao uso dessas tecnologias que estão em constante avanço. Normalmente o trabalho dos gestores envolve a tomada de decisões com base em informações colhidas dos resultados dentro da empresa.

 

O trabalho de tomar decisões para dirigir o avanço das empresas já é um trabalho difícil, principalmente quando consideramos que é necessário assimilar informações que muitas vezes são complexas antes de chegar a uma decisão. Felizmente, com o uso de ferramentas baseadas em inteligência artificial o trabalho cai pela metade.

 

Essas ferramentas geralmente oferecem as informações mastigadas, por assim dizer. Desta maneira, os administradores precisam apenas se certificar dos dados e assim decidir com base nessas informações.

Sistemas de segurança

 

Outro departamento onde as inteligências artificiais estão favorecendo as empresas é no setor de segurança. Por conta do avanço tecnológico, muitas empresas estão migrando seus sistemas de trabalho para a internet. Essa migração é fundamental para garantir a manutenção do trabalho das empresas, mas muitas vezes pode oferecer alguns riscos.

 

A internet, assim como qualquer tipo de ambiente é sujeita a ação de pessoas mal intencionadas. Para ajudar a lidar com essas pessoas, a inteligência artificial tem sido aplicada a sistemas de segurança no gerenciamento de dados. Esses sistemas ajudam a proteger informações sensíveis das empresas.

 

Essas ferramentas também são muito importantes para evitar e proteger tentativas de fraude contra a gestão empresarial. É verdade que todo relacionamento dentro das empresas entre os gestores e seus colaboradores deve ser pautado na confiança das partes.

 

Entretanto, nem sempre é possível confiar cegamente nos colaboradores, ou nos gestores, de forma que é sempre viável ter ferramentas que auxiliem na segurança do trabalho. Essas ferramentas não apenas protegem o patrimônio como também servem para proteger os colaboradores contra situações de desconforto decorrentes de erros.

 

As ferramentas de segurança também são eficientes para apontar falhas e possíveis problemas no trabalho dentro de uma empresa.

 

Espero que este artigo tenha sido útil para te ajudar a entender o impacto das tecnologias baseadas em inteligência artificial na gestão de empresas. Em caso de dúvidas você pode encontrar mais informações no blog da Veiga Gestão.

 

Compartilhe no Whatsapp