ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como trabalhar como perito judicial

22/6/2021 - Sorocaba - SP

Com a escassez de vagas dentro do mercado de trabalho, muitas pessoas estão em busca de oportunidades para usar suas formações e ganhar dinheiro. Felizmente, existem oportunidades até mesmo em lugares inesperados, como o sistema judicial. Você sabia que tem como trabalhar como perito judicial usando sua formação?

 

Neste artigo vamos entender como é possível trabalhar como perito judicial e ganhar dinheiro usando o seu diploma. O sistema jurídico brasileiro se orienta tendo como base o princípio da verdade real.

 

Este princípio determina que as decisões judiciais precisam se basear em fatos, e não em suposições, de maneira que muitas vezes é necessário descobrir indícios precisos para que a decisão judicial possa ser tomada.

 

Quando o sistema judicial não tem condições ou conhecimento técnico suficiente para verificar a exatidão de algumas informações e comprovar os fatos, a solução mais indicada é recorrer aos peritos judiciais.

 

O perito judicial é convocado por decisão judicial autônoma ou por provocação de uma das partes envolvidas no processo, e considerando que hoje em dia existe uma quantidade considerável de pessoas que entram na justiça em busca de resolução de problemas, é cada vez mais necessária a nomeação de peritos judiciais.

 

Esses profissionais recebem honorários que são estabelecidos de acordo com o regimento de cada tribunal, de maneira que esta pode ser uma atividade muito rentável, mas é importante entender como trabalhar como perito judicial.

Como trabalhar como perito judicial

 

Para trabalhar como perito judicial é necessário ter formação superior, ou seja, as pessoas que são selecionadas para trabalhar como peritos judiciais geralmente possuem graduação em instituição de ensino de nível superior.

 

Isso serve para garantir que a opinião do perito que se manifesta no processo através do laudo pericial, seja uma opinião com fundamentos científicos e técnicos para garantir o máximo de exatidão a decisão judicial.

 

Então o primeiro passo é escolher um curso universitário, é possível atuar como perito judicial a partir de praticamente qualquer área. Desta maneira, se você já é formado e graduado, já está preenchendo o primeiro requisito.

 

A segunda coisa que é necessário fazer para trabalhar com perícia judicial é investir em qualificação dentro da sua área de formação. Quanto mais títulos e certificados de qualificação profissional você tiver, maiores suas chances de ser convocado.

 

Outra qualificação que é exigida por alguns tribunais é o tempo de atuação. Este requisito não é padronizado, de maneira que o tempo pode variar entre 2 e 3 anos de atuação comprovada.

 

Também é importante para algumas categorias que o profissional esteja devidamente cadastrado no respectivo órgão de classe, assim é possível assegurar a experiência e a atuação do profissional candidato.

 

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário prestar um concurso público para assumir o cargo de perito judicial. É necessário realizar um cadastro no órgão judicial desejado e aguardar uma nomeação.

 

O perito judicial é nomeado para atuar em ações específicas, o que significa que você não estará vinculado a uma comarca, foro, tribunal ou juízo. Desta maneira, é importante ter em mente que a renda é variável.

 

Algumas pessoas costumam investir em cursos de qualificação profissional dentro da área da perícia, isso os ajuda a desenvolver alguns conhecimentos práticos para conseguir atuar como perito ou assistente técnico.

 

Agora que você já sabe o que é necessário para trabalhar como perito judicial, vamos ver algumas dicas que podem te ajudar dentro desse ramo de atuação.

Dicas de como trabalhar como perito judicial

 

Para te ajudar a entender como esse trabalho precisa ser realizado, vamos ver algumas dicas que podem ser úteis para direcionar o trabalho dos peritos judiciais.

 

 

 

 

O perito judicial é parte importante do sistema jurídico, por isso se você deseja atuar dentro desta modalidade de serviço vai precisar estudar com frequência, assim você vai poder oferecer as informações mais acertadas para auxiliar o juízo.

 

Comece a pesquisar sobre o tema, se quiser encontrar informações jurídicas atualizadas e de qualidade, acesse o blog da Advocacia Maria Pessoa.

 

Espero que nosso artigo tenha te ajudado a entender como trabalhar como perito judicial. Não esqueça de compartilhar este artigo com outros!





Compartilhe no Whatsapp