ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como abrir uma clínica de reabilitação

21/6/2021 - Sorocaba - SP

Diante do aumento no número de pessoas que acabam se envolvendo com substâncias ilícitas, e por conta do prejuízo que essas substâncias causam para as pessoas dependentes, algumas pessoas interessadas em ajudar se perguntam como abrir uma clínica de reabilitação.

 

Neste artigo vamos entender como é o processo de abertura de uma clínica de reabilitação, e isso vai nos ajudar a entender porque estes estabelecimentos são tão raros quando comparados com o número de pessoas que precisam do atendimento fornecido. 

 

As clínicas de reabilitação são a única esperança de famílias que enfrentam problemas com pessoas em situação de dependência, mas é inegável que existe um déficit no número de estabelecimentos qualificados para oferecer este tipo de suporte, então vamos entender o porquê.

 

É evidente que o processo de abertura de uma clínica é muito complexo, mas vamos reunir o máximo de informações possíveis em quatro tópicos que são fundamentais.

Planejamento

 

O planejamento do empreendimento é importante. Os cuidados dirigidos aos pacientes em situação de recuperação e reabilitação, são cuidados que muitas vezes dependem de investimentos altos. Dessa maneira, para conseguir abrir um desses estabelecimentos é importante se planejar.

 

Uma das coisas que deve receber atenção durante o planejamento é a segurança do estabelecimento. Infelizmente, algumas pessoas mal-intencionadas tentam conduzir substâncias ilícitas para o ambiente de reabilitação, por essa razão é muito importante buscar soluções para impedir a exposição dos pacientes.

 

O planejamento também deve envolver o orçamento inicial, a capacidade máxima de pacientes que o estabelecimento pode suportar e as medidas de amparo que o estabelecimento contém.

 

Antes de começar a trabalhar, os responsáveis também devem planejar o plano de tratamento da clínica lembrando de adotar soluções que valorizem o paciente e respeitem os seus direitos fundamentais.

Permissões

 

O planejamento também é importante para que sejam fornecidas as permissões de funcionamento da clínica.

 

Os responsáveis pela documentação e regularização precisam informar às autoridades qual o planejamento realizado para receber as pessoas em situação de dependência, e quem são os responsáveis pela supervisão do tratamento.

 

Existem diversas formalidades que devem ser observadas por quem planeja abrir uma clínica de reabilitação para dar suporte a pessoas com dependência. Geralmente as exigências legais são severas, tendo em vista que neste tratamento está em jogo um direito indisponível que é a dignidade da pessoa humana.

 

Para que uma clínica possa funcionar de forma adequada ela precisa ter todas as permissões das autoridades regulamentadoras e de fiscalização. Existe um conjunto de aspectos a serem observados, desde questões referentes a primeiros socorros, até fatores sanitários.

 

Todas as exigências precisam ser cumpridas para que as permissões de funcionamento sejam concedidas. Normalmente é necessário ter o aval da administração pública local, como: Governo estadual e municipal. Além disso, entidades de fiscalização e supervisão como a Anvisa precisam estar de acordo com o funcionamento do estabelecimento.

 

Geralmente são realizadas visitas periódicas para garantir que as condições mínimas de funcionamento continuam sendo atendidas, e os responsáveis precisam dar atenção constante a estes critérios.

Estrutura de suporte

 

Outra coisa importante para quem deseja saber como abrir uma clínica de reabilitação, é se preocupar com toda a estrutura de suporte que é oferecida aos pacientes em recuperação. É muito importante garantir que a clínica tenha equipamentos e estrutura física adequada para receber pessoas em processo de reabilitação.

 

Todo o ambiente deve ser planejado para não oferecer nenhum tipo de risco à saúde e à integridade dos pacientes. Muitos pacientes precisam de cuidados especiais para evitar que venham a causar danos a si mesmos, por essa razão. A estrutura da clínica não deve ter ambientes que ofereçam riscos à saúde e à integridade física dos pacientes.

 

Vale destacar que é importante incluir no projeto uma estrutura de suporte para emergências, como uma enfermaria e suporte profissional para emergências.

Profissionais

Outra coisa importante que não pode faltar em uma clínica de reabilitação é o suporte profissional qualificado. Geralmente é necessário oferecer apoio de toda uma equipe multiprofissional para ajudar os pacientes que estão em processo de reabilitação.

 

É importante contar com supervisão médica para garantir que os tratamentos aplicados para cada paciente estão de acordo com as limitações biológicas do paciente, além de ter o suporte necessário para momentos de crise e outros imprevistos.

 

Dentre os profissionais indispensáveis para o funcionamento de uma clínica de reabilitação estão: Médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, técnicos em reabilitação, nutricionista, terapeutas ocupacionais e auxiliares.

 

Cada profissional desta lista é indispensável para montar uma estrutura de suporte adequada para proteger, cuidar e reabilitar os pacientes em situação de dependência.

 

Dá pra notar que não é uma tarefa simples e exige muito trabalho e investimento para abrir e manter uma clínica de reabilitação em funcionamento. Se você quer saber mais sobre este e outros temas, você encontra informações no blog Viver Sem Drogas. Se gostou do artigo não deixe de compartilhar com outros! 

Compartilhe no Whatsapp