ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Quais os profissionais que podem ajudar um dependente químico

21/6/2021 - Sorocaba - SP

A dependência química é vista por muitos especialistas como uma doença. As pessoas que enfrentam este tipo de problema geralmente precisam de todo suporte possível para poder conseguir se recuperar e levar uma vida com decência.

 

Diferente de outras doenças que afetam apenas o corpo ou a mente das pessoas, a dependência química é considerada como uma doença social. Isso significa que não são apenas as pessoas que sofrem com esse problema, como a sociedade como um todo. O avanço no número de dependentes químicos é capaz de afetar consideravelmente a vida das pessoas ao redor.

 

Para muitos, o melhor tratamento a se oferecer é impedir que os jovens e outras pessoas tenham contato com substâncias entorpecentes, já que algumas substâncias são capazes de causar dependência imediata e transformar negativamente a vida das pessoas.

 

Entretanto, não podemos negar que existem pessoas que já se encontram em situação de dependência, de maneira que o trabalho não deve ser somente de impedir o contato, mas de auxiliar essas pessoas a conseguir alcançar a liberdade no que diz respeito à dependência química.

 

Realizar este trabalho demanda esforço e qualificação, e é necessário mais do que apenas uma pessoa capacitada para oferecer suporte. Vamos descobrir quais os profissionais que podem ajudar um dependente químico.

Médicos

O papel dos médicos no suporte a pessoas que enfrentam problemas relacionados à dependência química é indispensável. Estes profissionais são capacitados para ajudar a acompanhar a situação biológica dos pacientes.

 

Geralmente os médicos trabalham avaliando a extensão dos danos que foram causados pelo uso das substâncias tóxicas e determinando quais são as melhores abordagens para resolver o problema de forma segura para o paciente.

 

Algumas vezes o grau de dependência pode ser tão alto que as pessoas podem ter sofrido danos severos. Os médicos ajudam a verificar como o corpo do dependente está, e como está reagindo aos tratamentos aplicados.

Enfermeiros

Assim como os médicos, esses profissionais dão suporte direto aos pacientes em recuperação. Eles precisam ficar atentos para ajudar a tratar possíveis crises e tornar o tratamento menos penoso para o paciente.

 

A dependência química não é apenas psicológica, mas se trata de uma dependência física também. Por essa razão, muitos pacientes que são submetidos a tratamentos de recuperação precisam de um tempo para se acostumar com uma nova rotina.

 

Os enfermeiros são fundamentais para ajudar durante o processo de desintoxicação. Este é um dos processos mais complexos no trabalho de recuperação. Durante este processo, o corpo pode apresentar crises que são popularmente conhecidas como crises de abstinência.

 

Os enfermeiros precisam ficar atentos para prestar os cuidados necessários e evitar que o paciente possa se machucar durante a fase de recuperação. Estes profissionais estão sempre atentos para oferecer o suporte necessário, além de muitas vezes colaborarem para a reestruturação emocional dos pacientes em reabilitação

Técnicos em reabilitação

 

Os técnicos em reabilitação são profissionais que ajudam de forma contínua no processo de reabilitação. Eles são responsáveis por oferecer os cuidados básicos para as pessoas que estão em reabilitação.

 

A formação desses profissionais envolve o estudo de fatores químicos, bioquímicos e cuidados emergenciais. Eles precisam atuar em contato direto com as pessoas que estão em processo de reabilitação, por isso, eles precisam ser pessoas pacientes e compreensivas.

 

Uma das características fundamentais das pessoas que trabalham como técnicos em reabilitação é a empatia. Eles precisam entender que os pacientes em reabilitação estão passando por uma fase de transformação, então precisam respeitar o tempo e as necessidades destes    pacientes.

 

O técnico em reabilitação é um dos profissionais da saúde que integra a equipe de suporte para pessoas com dependência química.

Assistente social

 

Conforme mencionado anteriormente, a dependência química é uma doença física, psicológica e social. Por esta razão, o assistente social é outro profissional importante para ajudar aos dependentes químicos e suas famílias.

 

O trabalho do assistente social está relacionado com as soluções necessárias para impedir que o dependente possa voltar aos hábitos preexistentes, além de oferecer suporte para as famílias que muitas vezes precisam de ajuda para entender como lidar com a dependência.

Psicólogos

 

Por último, mas não menos importante, encontramos o psicólogo na lista de profissionais que podem ajudar um dependente químico. De acordo com especialistas, a dependência química é uma doença que tem como característica a distorção da mente das pessoas, de maneira que a substância entorpecente cria gatilhos no cérebro para incitar o uso.

 

Em outras palavras, existem situações ou fatores que podem fazer com que uma pessoa use os entorpecentes. O papel do psicólogo é descobrir quais são essas coisas e ajudar o paciente em reabilitação a aprender a resistir.

 

A melhor maneira de oferecer ajuda para pessoas em estado de dependência química é através do apoio profissional de uma equipe. Se você desejar encontrar mais informações sobre como ajudar uma pessoa com dependência química, basta acessar o blog Viver Sem Drogas.



Compartilhe no Whatsapp