ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

O que é uma moeda fiduciária?

17/6/2021 - Sorocaba - SP

Há muitos séculos, os sistemas econômicos são controlados por moedas que servem para a troca de valores. Disso surgiram as moedas fiduciárias, simples certificados sem lastro de garantia ou valor intrínseco, mas chancelado pelo governo de um país.

 

Diferentemente do mercado de cripto, que é totalmente descentralizado, as moedas fiduciárias são emitidas e controladas por governos e bancos centrais de todo o mundo. Cada país possui suas moedas fiduciárias em vigor.

O que são moedas fiduciárias?

Basicamente, a moeda fiduciária é um certificado sem lastro em metal ou ouro e sem valor intrínseco. Em outras palavras, essas moedas só possuem valor e são confiáveis por serem emitidas pelo governo. Assim elas ganham valor econômico e são utilizadas por mais pessoas.

 

Então, a moeda fiduciária é um certificado sem garantia cujovalor é atribuído a ele conforme o governo e a sociedade determinam. Depois dessa explicação, acredito que você tenha entendido que o dólar, o euro e o real, por exemplo, são moedas fiduciárias.

 

As moedas fiduciárias podem ser cheques, moedas, cédulas de papel, título de crédito, notas promissórias, entre outros. Para entender, uma nota de R$ 100 não tem valor intrínseco, ela é apenas uma cédula de papel, que tem valor atribuído pelo governo e isso é aceito pela sociedade.

 

Uma nota promissória ou um cheque são apenas certificados de papel que têm valor atribuído porque as pessoas preenchem as lacunas com o valor e o banco aceita o que está descrito neles.

Como as moedas fiduciárias ganham valor de mercado?

Já citamos alguns exemplos acima, mas mencionaremos abaixo os principais fatores que atribuem valor às moedas fiduciárias.Confira:

Autoridade

O principal fator que atribui valor a uma moeda fiduciária é a autoridade do emissor. O real, por exemplo, possui valor no Brasil por seremitido pelo Banco Central. Dessa maneira, os brasileiros confiam e a moeda gira por todo o país. Isso também traz a possibilidade de a moeda ser convertida em outras moedas, tendo um valor em comparação a outras moedas importantes como o dólar e o euro, por exemplo.

Utilização

Além da imposição e chancela do governo, as moedas fiduciárias ganham valor por conta da utilização pela sociedade. Quanto mais pessoas utilizam a nota, mais ela tende a se valorizar. O uso da moeda é fundamental para a estabilidade da economia.

Credibilidade

Outro fator que agrega valor a uma moeda fiduciária é a credibilidade. Quanto mais as pessoas confiam, mais forte a moeda se torna. Logo, quando o governo trabalha em cima da valorização da moeda, ele deposita credibilidade na nota e os cidadãos tendem a se sentir mais confiantes para usar a moeda.

Diferença entre criptomoedas e moedas fiduciárias

As moedas fiduciárias são emitidas e controladas pelo governo. Sua circulação no mercado tem credibilidade por conta da instituição que as emitem. Já as criptomoedas são ativos digitais que não possuem um comando central, ou seja, não são emitidas pelo governo.

 

Criptomoedas como o bitcoin são envolvidas em transações virtuais sem intermediação de bancos e isso se torna possível por conta da tecnologia Blockchain, banco de dados com alto nível de segurança que registra todas as transações deste mercado.

Quais as principais vantagens e desvantagens das moedas fiduciárias?

Como falamos durante o texto, as moedas fiduciárias são atreladas ao governo de cada país ou de associações de um continente. Confira abaixo as principais vantagens e desvantagens dessas moedas:

Vantagens

Desvantagens

 

Resumindo, as moedas fiduciárias são as mais utilizadas em todo o mundo. Cada país possui sua própria moeda fiduciária e cada uma possui sua valorização no mercado mundial.

 

Compartilhe no Whatsapp